terça-feira, 24 de julho de 2012

Mishipatim - Capítulo 16 - Aqueles que são marcadas com os sinais do Santo Único, e sua Shechinah

Nós foi dito que Deus marcou Yisrael para que eles sejam reconhecidos pelos anjos. Aqueles que tem a Torah neles são marcados na direita com Chesed; aqueles que seguem os preceitos são marcados na esquerda com Gvurah; aqueles que mantém Tefilin, Shabbat e o Pacto são marcados com os Justos, Yesod. Os que fazem o mal estão sem nenhuma marca de pureza; seu punimento é pobreza. Ainda quando o espírito abençoa e santifica Deus, então Ele desce para este espírito com com muitas tropas.


456. Todos aqueles que são marcados com os sinais do Santo Único, abençoado seja Ele, e Sua Shechinah: com o sinal do Tefilin e o sinal da circuncisão durante os dias da semana, e são marcados com 'lembrar' e 'manter' no Shabbat, e eles são marcados pela Torah escrita dada pela direita e a Torah Oral dada pela esquerda. Com o Santo Único, abençoado seja Ele, 'lembrar' é da esquerda e 'manter' da direita. Também com a Shechinah 'lembrando' é da direita e 'mantendo' da esquerda. Então também o Tefilin Principal  A HASTE DO HOMEM É DA DIREITA. E o Tefilin da mão, DA ESQUERDA. Então a Shechinah é chamada "A Torah de Hashem é perfeita" (Tehilim 19:8), DISTO É O LADO DIREITO, e o preceito DO LADO ESQUERDO. Isto tudo é da direção da Coluna Central,  A SABER ZEIR ANPIN, que contém Julgamento e Misericórdia, SENDO 'lembrar' e 'manter'. E DESTA POSIÇÃO, MALCHUT é também chamada 'lembrando' e 'mantendo', do ponto central dos preceitos ela está em igual nível com ele.


457. Mas do aspecto de Chesed, o Santo Único, abençoado seja Ele, é considerado 'lembrar' e a Shechinah 'manter'. Os mestres da Mishnah estabeleceram 'lembrar' que é aplicável para o macho e 'manter' para a noiva. Dentro do direito e esquerdo, DO PEITO E ACIMA DE ZEIR ANPIN, os ramos separados como a asa - como pulmão onde eles se separaram acima. Do mesmo modo, as criaturas vidas AS QUAIS ESTÁ ESCRITO, "Assim eram os seus rostos: e suas asas estavam dividias acima" (Yechzkel 1:11), corresponde ao rolo da Torah aberto. Agora abaixo, SIGNIFICA, DO PEITO PARA BAIXO, É ENCONTRADA A NUKVA CHAMADA 'PRECEITO', ambos ZEIR ANPIN E MALCHUT estão juntos em uma unidade os capítulos juntos no rolo da Torah, onde não há separação. ENTÃO ELES SÃO AMBOS, ASSIM COMO ZEIR ANPIN É CHAMADA 'LEMBRAR', ENTÃO TAMBÉM ELA É CHAMADA 'LEMBRANDO' E 'MANTENDO', COMO MENCIONADO. NÃO É SÓ ACIMA O PEITO, DIREITA E ESQUERDA, ONDE MALCHUT É CHAMADA APENAS 'MANTER' MAS NÃO 'LEMBRAR'. Como um resultado, no lugar da unidade, o corpo, MALCHUT, é similar para a espinha-como a haste de Luvav: se isto quebra ou racha é rejeitado.


458. Em diversas marcas fez o Santo Único, abençoado seja Ele, marca Yisrael, então eles vão ser reconhecidos pelos anjos. Aqueles DE YISRAEL QUE ATRAEM da direita, são dependentes sobre o Santo Único, abençoado seja Ele; aqueles que atraem da esquerda são dependentes da Shechinah; aqueles dependentes no Santo Único, abençoado seja Ele, e Sua Shechinah estão em unidade. ELE EXPLICA: Aqueles que possuem a Torah neles são marcados NA DIREITA com Chesed; aqueles que fizeram os preceitos são marcados NA ESQUERDA com Gvurah. Aqueles que mantém Tefilin, Shabbat e o Pacto são  marcados com os Justos, A SABER YESOD.



459. Aqueles DE YISRAEL que são bestas e ignorantes são marcados pelo símbolo da remoção do prepúcio e da divisão da coroa, SENDO DOIS SIGNOS DE PUREZA, E ENTÃO SÃO aves também com dois sinais, a cultura e o estômago descascado - a remoção da cultura e da pele do estômago sendo os signos que permitem a ave ser comida. Os dois sinais em animais são a ruminação e o casco dividido. Todos são marcados com dois sinais, tais como o prepúcio e na descoberta da coroa que são removidos nas pessoas santas.



460. Mas os estudantes da Torah são listados ACIMA, alguns no trono, DENOTANDO MALCHUT, alguns com os anjos, as quatro criaturas vidas carregam o trono, alguns com estrelas e planetas. Alguns são marcados com as escalas, A SABER AS SFIROT, através do Santo Único, abençoado seja Ele, dado a conhecer. Aqueles envolvidos na Torah  e nos preceitos por causa do Santo Único, abençoado seja Ele, e Sua Shechinah, sem nenhuma recompensa mas sim como um dever de filho em hora de seus pais, estão de fato vinculados. E então isto é marcado no pilar central, A SABER O SANTO ÚNICO, ABENÇOADO SEJA ELE, e Sua Shechinah se tornando com Um. Aquele que tem a Torah sem preceitos, ou preceitos com a Torah, por assim dizer, é como se houvesse dentro dele. No entanto, quando há ambos, TORAH E OS PRECEITOS, ele é comparável a uma árvore cujos ramos se espalham da direita a esquerda, mas a árvore em si é o fator unificador no centro.



461. Os mal feitores não tem nenhuma marca de pureza, eles não tem nem a cabeça nem no braço o Tefilein e não são marcados pela Torah e seus preceitos, ou pelo 'lembrar' e 'manter', ou pelo azul e branco do Tzitzit ('as margens'). Aqueles que faltam estas marcações são para vós uma abominação para você, não pertencendo a Yisraelo, para os ignorantes. Como aqueles QUE NÃO POSSUEM MARCAÇÕES LIMPAS são abomináveis e insetos abomináveis, então também estas pessoas são detestáveis. Como os mestres da Mishnah estabeleceram, as massas ignorantes são abomináveis, suas viuvas são detestáveis e de suas filhas como está escrito, "Maldito seja aquele que se deitar com algum tipo de naimal" (Devarim 27:21).



462. Sua morte é pública, a pobreza significa morte. Sua punição da pobreza não deve ser mantida em segredo, como é caso das aves, como é o caso das aves, que aponta para aqueles que executam preceitos - 
POR SEU SANGUE É COBERTO, mas aqui isto é público para os olhos de todos. Ele EXPLICA: Um mendigo é considerado como um hoem morto. Alguma pobreza é escondida dos olhos do homem, e algumas são do conhecimento público, como o aspersão do sangue de gado, onde o sangue é derramado antes de tudo. Portanto há pobres cujo sangue é derramado em público, e tornam-se verdes como cadáveres.


463. Se eles se arrependerem, não reclame diante do céu, e aceitar a morte sem um murmurio como o gado experimentando a morte sem um som, e eles confessam dizendo, "Eu estou sem palavras para falar de volta, nem posso levantar levantar minha cabeça em arrogância'. Se eles irão confessar e declarar a unidade do Santo Único, abençoado seja Ele, E ACEITÁ-LO SOBRE ELES para morrer, pronunciando 'um (Heb echad)' com os doze cheques com a faca DE ABATER animais, MAIS a faca IGUALANDO AGORA TREZE, A FIGURA echad (=treze).


464. E se ele abençoa e santifica o Santo Único, abençoado seja Ele, diaramente com o barchu ('Abençoado Hashem') e kedushah ('santificação). E quando comer ou beber, como quando os abençoa o sacerdote, QUE É CHESED 'Abençoado seja você' representa bênçãos, 'que nos santifica' representa santificação. Quando o espírito abençoa o Santo Único, abençoa seja Ele, diariamente com 'abençoado' e santifica Ele com a santificação, e unifica Ele com unificação, que é Sua Shechinah, o Santo Único, abençoado seja Ele, desce a este espírito com muitos anfitriões.


quinta-feira, 12 de julho de 2012

Mishipatim - Capítulo 15 - A ordem das leis em Tractate Nezikin (causa das injurias)

Aqui nós aprendemos sobre os julgamentos que recaem sobre as leis de dano; as quatro primárias causas de injúria são o leão, o boi, besta destruindo criaturas, e o fogo. Por fim há o homem, que é sempre propenso a prejudicar. Moisés dique que as letras de Adonai, quando reorganizadas, formam Dina, que é julgamento. Todos os julgamentos são executados pelo Nome. Moisés listou outras leis que requerem julgamento, e ele fala sobre o dano, vergonha, preguiça e fraqueza. Nós somos lembrados das bênçãos que foram roubadas de Yisrael através de cargas tributárias pesadas, diferentes tipos julgamentos pesados, e sacrifícios do Templo privados da Shechinah. O touro que foi ferido três vezes devastou tudo com pecado e destruição, raiva ira. Moisés também falou sobre o exílio dos filhos de Yisrael. Ele conta a nós que existem anjos que servem o corpo, e anjos que servem a alma, e há uma diferença entre eles. Cada nível inferior recebe do superior. No homem há divisão entre o corpo e a alma, um sendo material e o outro mental, um sendo Vida e o outro Morte. Mas o Santo Único, abençoado seja Ele, é Vida e Sua Shechinah é também Vida.



445. Levante, Pastor Fiel, para arrumar os julgamentos sobre as leis do dano em ordem do nome Yud Hei Vav Hei, sendo: "A carruagem de Elohim é duas vezes cem vezes, milhares e milhares (lit. 'shin'an')" (Tehilim 68:18), que é, o boi, águia, leão e o homem. Do lado direito onde está Yud Hei Vav Hei, tal ordem das quatro criaturas vivas: homem, leão, água, boi, SIGNIFICA QUE BOI, SENDO GVURAH, É LISTADO POR ÚLTIMO, e de acordo com as chances que nós temos em seu lugar, então é seu movimento e ordem. Os animais no Outro Lado são cavernas de injúrias na direita, 'shin'an ('mil', significa: 'anjo')', SIGNIFICA AS INICIAIS DE BOI, ÁGUIA, LEÃO, HOMEM. Por isso começa com boi, que é conectado com as quatro causas primárias da injúria: o boi, a cova, colheita destruindo animais, e fogo. O último é o homem, QUE É SEMPRE propenso a machucar.


446. Levante, desperta com Julgamento. O Pasgtor Fiel começou a dizer: "Adonai, abra meus lábios; e minha boca ensaiará Seu louvor" (Tehilim 51:17). Adonai, quando reorganizado se soletra Dina (Lit. 'julgamento'). Então os mestres da Mishnah disseram: A lei do rei é a lei, DESDE QUE MALCHUT É CHAMADA 'ADONAI', AS LETRAS DE DINA (PORTUGUÊS 'LEI'). Todos os Julgamentos são executados pelo Nome, e são executados pelas letras Dalet e Gimel. A Dalet se refere a Shechinah correspondente com a Gimel (=três) patriarcas, AO QUAL ELA SE TORNA A QUARTA. GIMEL REPRESENTA a Coluna Central, SIGNIFICA ZEIR ANPIN, QUE INCORPORA CHESED, GVURAH, E TIFERET, que é o Juiz Real, Julgamento do lado de Adonai - DENOTANDO MALCHUT onde o verdadeiro juiz habita. Do lado do Nome de Elohim, DENOTANDO BINAH, há um magistrado com o é dito: "mas Elohim é o Juiz" (Tehilim 75:7).


447. O que são estes Julgamentos? Primeiro para julgar os danos do boi, segundo, danos do poço, terceiro, danos do fogo, quarto, danos do homem. Depois, a lei dos quatro relógios, a saber aquele que vigia a título gratuito, aquele que vigia por uma taxa, o mutuário, e o locatário. Estes correspondem a quatro leis: a lei da divisão entre parceiros, divisão de terras, leis de escravos machos e fêmeas, leis de um requerente e um entrevistado em matéria de roubo de dinheiro, artigos perdidos, prejuízo para o homem companheiro e os quatro tipos de pena de morte através do tribunal.


448. O Sato Único, abençoado seja Ele, é Mestre (Heb. adon) através de Adonai, COMO ADON DECORRE DIN (LIT. 'LEI'), para julgar com vários julgamentos contra a serva ímpia que é herdeira de sua senhora, de quem decorre todo mal, sendo demônios, e de quem vem as almas dos ímpios, conforme estabelecido pelos mestres da Mishnah, que as almas dos perversos causam destruição no mundo. Outro El É prejudicial, um ladrão, mal, e Outro companheiro do El é veneno mortal.


449. Dano, ociosidade, vergonha e fraqueza TEM QUE SER PAGO para a Shechinah e seus filhos, OS FILHOS DE YISRAEL. ELE EXPLICA: Ociosidade significa ociosidade do estudo da Torah, QUE É O OUTRO LADO trás para os filohos; fraqueza, porque causa falta das palavras da Torah; dano, as várioas injúrias por demônios prejudiciais, raiva e ira; vergonha, porque eles envergonharam a Shechinah com seus ídolos e perguntou: 'Onde está seu Elohim?' Muito saque fez a serva do mal, como está escrito: "o roubo dos pobres em sua casa" (Yeshayah 3:14).


450. Muitas bênçãos a serva do mal roubou da Shechinah através de cargas tributárias pesadas, diferentes tipos de julgamentos pesados contra os filhos da Shechinah, numerosos sacríficos do Templo privados da Matrona, a vergonha da Matrona, que permaneceu privada de: suas quatro vestimentas de outro cintilante das quatro fileiras de pedras preciosas - SIGNIFICA CHESED, GVURAH, TIFERET, E MALCHUT - sobre as doze pedras preciosas - COMO CADA DE CHESED, TIFERET, E MALCHUT, É PARTE DAS TRÊS COLUNAS IGUALANDO DOZE; a capa com sinos e enfeites; quatro vestimentas de branco com a qual a Matrona se enfeita diante do Rei, como o verso diz: "e eu vou olhar para ele, para que eu possa lembrar da aliança eterna" (Beresheet 9:16), e também o roubo da amante, A SABER SHECHINAH, de numerosas oferendas.


451. O touro que tenha ferido três vezes, o marido DA SERVA MÁ, entra na morada do seu Mestre, o Rei, com suas quatro principais causas de injúria, a saber: pecado e destruição, raiva ira, todos calculados para destruir. Com seu corpo, ele esmaga os vasos, altar, menorah, mesa e outros recipientes; ele mente sobre eles e os destrói. Com seus dentes, ele consome os sacrifícios das oferendas na mesa; o resto ele pisa com os pés. Com seu chifre, ele chifra os sacerdotes e os Levitas, e devasta tudo, "ele profanou o rei e seus príncipes" (Eichah 2:2).



452. O poço representa a esposa má, Lilit, em sua casa, chamada a prisão. A empregada do mal aproveitou a Matrona e seus filhos, CHAMADOS OS FILHOS DE YISRAEL, colocá-los em seu exílio, colocou-os em cadeiras torcidas, e amarrou suas mãos para atrás; "ela habita entre as nações, não encontra descanso" (Eichah 1:3). Além disso, "tudo o que honravam e desprezavam, porque viram a sua nudez: ela suspira e volta para trás" (Ibid. 8).



453. E em adição a isso é a KLIPAH DO MAL, a prostituta, a Consumidora de Fogo, como está escrito, "um fogo engolfou Zion" (Ibid.). Depois, um homem vil ficou em quarto lugar na série danos principal, QUE É O DANO DO ANIMAL DESTRUINDO CULTURAS, como é dito em relação ao que é eternamente responsável quer esteja acordado ou dormindo. "Ele enviou o seu gado para pastar,"SIGNIFICA SUAS LEGIÕES, que comeram, consumiram, saquearam as vinhas e os pomares de Jerusalém e devastaram tudo.


454. Mestre do Universo. Você é a Verdade, sua Torah é verdadeira. Você nos deu os preceitos de Tefilin, para os Justos perfeitos, que serve como recompensa para seus atos, um artigo de beleza sobre suas cabeças, e eles servem seu Pai e Mãe COM ISTO, SENDO MACHO E FÊMEA, tal como o corpo, onde todos os membros servem a cabeça, E então a mulher,  DENOTANDO MALCHUT E A MÃO DO TEFILIN, servem seu marido, A SABER ZEIR ANPIN.




455. Existem anjos que servem o corpo, e anjos que servem a alma. Assim como há esta distinção entre o corpo e a alma, então há uma diferença entre anjos do corpo e anjos da alma. Há uma alma sobre a alma e anjos sobre os anjos, como é dito, "pois há um alto que vigia sobre ele que é alto; e existe ainda um mais alto do que todos" (Kohelet 5:7). Esta é a alma de uma alma, VINDA DE ATZILUT, todos deles, NÃO HÁ DIVISÃO ENTRE TODOS. Mesmo que metaforicamente CADA NÍVEL INFERIOR COMPARADO A UM SUPERIOR é como um corpo comparado a alma, isto porque eles recebem um do outro. Então a Shechinah, quando comparada a outras luzes no mundo de Briyah, é como a alma do corpo, mas quando comparada ao Santo Único, abençoado seja Ele, ZEIR ANPIN, Ela é considerada como um corpo. Mas isto é tudo um, o corpo e alma. Não é assim como o homem, há uma divisão entre o corpo e alma. Um é material, o outro mental; um é Vida, o outro Morte, mas o Santo Único, abençoado seja Ele, é Vida e Sua Shechinah é Vida, como está escrito, "Ela é a Árvore da Vida par aqueles que se agarram a Ela" (Mishlei 3:18).



sábado, 7 de julho de 2012

Mishipatim - Capítulo 14 - "Mantenha-se longe de uma questão falsa"

O mandamento é para tratar os protagonistas igualmente e estarem longe da falsidade. Esta seção explora o problema do 'homem mau- bondade acontecerá a ele' e 'o justo - mal acontece a ele'. Mesmo no homem mal há ainda bondade em algum lugar; talvez ele vá se arrepender e dominar a sua inclinação. Quando o mal acontecer ao justo que decorre da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal; a Boa Inclinação o controla e então ele é justo, embora não haja mal presente nele que está sob seu domínio. O perfeito justo que não tem má inclinação decorre da Árvore da Vida.


436. "Mantenha-se longe de uma questão falsa" (Shemot 23:7). O mandamento é tratar igualmente os protagonistas para estarem longe da falsidade, então ninguém dirá que é favoritismo NA QUESTÃO. Em relação ao Santo Único, abençoado seja Ele, está escrito: "que favorece nenhuma pessoa, e não tem suborno" (Devarim 10:17). A última letras dessas palavras é igual Um (Heb. echad). Um juiz tem que ser como o "Um" - Um  Yud Hei Vav Hei, sem suborno, de modo a estar em Sua imagem.


437. Então em julgamento, um deve tratar ambos protagonistas do mesmo jeito, e não inclinar a lei favoravelmente de um sobre o outro, mas dá-los importâncias similar, até eles receberem julgamento. Depois cada um é julgado de acordo com seus atos.


438. Os mestre da Mishnah estabeleceram que os justos são julgados pela Boa Inclinação, e o homem mau pela Má Inclinação. O homem intermediário é julgado por ambos. Aquele que permanece pela Árvore da Vida, QUE É ATRAÍDA DE ZEIR ANPIN, não tem qualquer Julgamento, nenhuma Má Inclinação. Como é o perfeito justo, 'a bondade do justo pertence a ele', e a bondade significa apenas a Torah, como está escrito, "Pois Eu lhe dei uma boa doutrina, não abandones a Minha Torah" (Mishlei 4:2). 'O justo - mal acontecer a ele', deriva da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, DENOTANDO MALCHUT. Por que ele é chamado justo se ele tem mal, que é a Má Inclinação, REFERIDO COMO MAU? A resposta é que a Boa Inclinação o controla e então ele é um homem justo mesmo que não haja mal presente sobre sua dominação.



439 . ELE PERGUNTA: 'A maldade-bondade abate sobre ele', SE REFERE A TORAH QUE É CHAMADA 'BOA', COMO MENCIONADO. SE ENTÃO, por que isto é chamado 'mau'? ELE PERGUNTA: Ele está na cabeça de sua Má Inclinação. Bondade está sob seu controle, como um servo servindo autorizado por seu mestre. Mesmo que os maus coroem os jusos, e os justos perfeitos possam puni-los, "Não é bom castigar um homem inocente (lit. 'os justos')" (Mishle 17:26); por causa da bondade que ainda existe sob os pés do homem mau, talvez ele irá arrepender-se e dominar a sua inclinação,  E A MÁ INCLINAÇÃO se tornará como poeira sob seus pés.

 


440. Do aspecto de: 'o mau homem da bondade sucede ele', a Shechinah mente, COMO O VERSO DIZ: "e lhe descobriu os pés, e deitou-se para baixo" (Rut 3:7). Isto está em essência, "e uma serva que se torna herdeira de sua senhora" (Mishlei 30:23). A empregada é considerada a fêmea da Má Inclinação. A Má Inclinação é o macho, e então isto diz, "e Minha glória não darei para outro" (Yeshayah 42:8), e isto diz, "e o estranho que se aproxima será condenado a morte" (Bemidbar 1:51). PARA A MÁ INCLINAÇÃO É CHAMADO 'OUTRO' E 'UM ESTRANHO'.


441. Do aspecto de: 'o justo mau sucede ele', a Shechinah aqui é como uma coroa na cabeça do homem. A empregada, a Má Inclinação, é subjugada sob Seu amante. Do ponto de vista do justo perfeito, não há estranho e nem Má Inclinação aqui. Do aspecto do homem completamente mau, ele não tem parte com a Shechinah porque o homem pode apenas ter apenas participação no Lado Bom.



442. Nem toda Shechinah é a mesma. A Shechinah da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal é considerada um trono, SITUADA NO MUNDO DE BRIYAH OU 'CORPO DO HOMEM'. Mas da Shechinah da Árvore da Vida, SENDO O MUNDO DE ATZILUT, como está escrito: "não habitará o mal em Você" (Tehilim 5:4). Mas desde que está escrito, "e Seu reino governa tudo" (Tehilim 103:19), um que causa um defeito em sua área, EM BRIYAH OU 'CORPO DO HOMEM', é considerado como um que causa desonra na própria Matrona, EM ATZILUT. Desonra da Matrona é considerada de quem a deprecia em Sua residência. Desonra da Matrona é equivalente a desgraçar o Rei, ZEIR ANPIN, E RESULTA NA DESGRAÇA EM ZEIR ANPIN.




443. Ainda mais para aquele que faz Ela se mover de Sua posição EM BRIYAH, e aponta para sua empregada em Seu lugar, para qualquer um que desonra Ela, a Matrona não tolera, mas a empregada, que desertou e habita num lugar deserto. O defeito do homem devido aos seus pecados para todos os seus membros na medida que a Matrona não encontra lugar para habitar. Não há remédio para ele até ele retorna para Sela com todos seus membros, SIGNIFICANDO QUE ELE SE ARREPENDE DE SEUS PECADOS.

 

444. O Santo Iluminado, RABBI SHIMON, disse: Pastor Fiel, você portanto preparou-se, com esta composição de 248 preceitos, os meios para coroar o Santo Único, abençoado seja Ele, sobre todos os membros da Shechinah, em cada um dos preceitos, e você não está preocupado com sua honra. Feliz é sua porção! Como você coroa o Santo Único, abençoado seja Ele, sobre os membros da Shechinah - que são os homens de virtude de toda Yisrael, na medida em que os homens de virtude são os membros da Shechinah - então faz o Santo Único, abençoado seja Ele, causar Seu nome para habitar sobre você e coroa-lo sobre os acampamentos superiores e inferiores



quinta-feira, 5 de julho de 2012

Mishipatim - Capítulo 13 - "Não seguirás a multidão para fazer o mal"

Nós somos informado que um juiz que não possui um veredito verdadeiro é equivalente a ter o domínio do mundo de Samael. Quando um juiz está prestes a tornar um julgamento, Gehemon é aberto diante dele na esquerda, uma espada (o Anjo da Morte) está no seu pescoço, Samael está por trás dele, no Jardim do Eden é aberto para direita, e a Árvore da Vida é aberta sobre sua cabeça. Dependendo de seu julgamento ele é morto e punido, ou recompensado, como apropriado. Nós aprendemos que o julgamento do reino é a lei, a lei que está no coração, como a nós já foi dito, "o coração vê'. Os olhos de Deus, o Juiz, está aberto sobre o homem, e "ele olha pelas janelas."




429. "Você não deve seguir a multidão para fazer o mal...inclinar diante um multidão para perverter a justiça" (Shemot 23:2). ELE EXPLICA: Uma multidão não é menor do que três. Se a corte judicial carece de três membros, você não está vinculado as suas decisões judiciais. A corte representa Shechinah; com três são as criaturas vivas da Carruagem, CHAMADA CHESED, GVURAH E TIFERET. A SHECHINAH É CHAMADA 'Lei da Torah', lei Verdadeira, o pilar do meio, A SABER ZEIR ANPIN SE REFERINDO COMO 'VERDADE'; SHECHINAH É SUA LEI PROMULGADA. Um juiz que não pode prolatar uma veredito verdadeiro é equivalente  a dar dominação ao mundo de Samael. "...e lançou a verdade por terra..." (Daniel 8:12) REFERINDO-SE A ZEIR ANPIN que atire a Shechina com ele, causando Gehenom (que é a companheira de Samael) para subir com Samael. Em vez de tornar a justiça verdadeira, ele encoraja a falsidade. A verdadeira Justiça é considerada o pilar do meio, enquanto falsidade é Gehenom e Samael.



430. Como resultado, quando um juiz está prestes a fazer um julgamento, o Gehenom está aberto a esquerda, sendo a companheira de Samael. Uma espada está sob seu pescoço, que é o Anjo da Morte. Samael está por trás de seu pescoço; o Jardim do Éden está aberto para a direita, e a Árvore da Vida é aberta sob sua cabeça.



431. Se ele faz um falso julgamento, o Anjo da Morte  aprendê-lo e matá-lo depois queimá-lo em Gehenom. Se ele julga verdadeiramente, o Santo Único, abençoado seja Ele, trás a ele no Jardim do Éden e lhe da o sabor da Árvore da Vida, como está escrito sobre ele: "e pega também da Árvore da Vida, e come, vive para sempre" (Beresheet 3:22). "Para sempre," como isto é criado pela Torah, sobre o qual está escrito: "Ela é a Árvore da Vida para aqueles que lançam mão Dela" (Mishlei 3:18); uma Árvore da Vida, Tiferet, a vida é Chochmah e Binah, a vida do rei de fato.




432. Para sempre o Julgamento do reino é a lei, a lei que está no coração, e foi dito considerar isto, 'o coração vê. Portanto, o Juiz tem apenas o que seus olhos observam. O Juiz não é outro se não o Santo Único, abençoado seja Ele, e seus olhos observam, "Para os olhos de Hashem correm para lá e pra cá por toda terra" (II Divrei Hayamim 16:9). " Para Seus olhos estão sobre os caminhos do homem" (Iyov 34:21).




433. Por meio deles "...Ele olha pelas janelas..." (Shir Hashirim 2:9) SIGNIFICA através das sete aberturas do homem, dois olhos, dois ouvidos, duas narinas e bocas. Observe as sete SEFIROT da Ima sublime. Então Ele examina ações do ponto de vista com sete pontos da parte inferior da Shechinah: as duas mãos e pescoço, QUE SÃO três, com corpo e o órgão sexual, A SABER TIFERET E YESOD, são cinco, e COM duas pernas, sete - SENDO AS SETE SFIROT DA SHECHINAH INFERIOR. DUAS LETRAS DO NOME Yud-Hei QUE ESTÃO NAS PRIMEIRAS TRÊS, TOTALMENTE ESCRITO COMO Yud-Vav-Dalet, Hei-Aleph, IGUAL SETE LETRAS. Com estas sete letras Ele examina as sete aberturas da cabeça. ELas são chamadas aberturas depois da fêmea (derivado da abertura), DENOTANDO A IMA SUPERIOR a qual as aberturas estão abertas para receber. As duas letras Vav-Hei NO CORPO, SIGNIFICA SHECHINAH BAIXA, PREENCHIDO COMPLETAMENTE COMO VAV-ALEPH-VAV, HEI ALEPH, IGUAL AS SETE LETRAS. Com estas sete letras, Ele examina os membros inferiores; CABEÇA, PESCOÇO, E ASSIM POR DIANTE. Eles complementam o corpo para realizar preceitos.




434. A esposa DE ZEIR ANPIN, A SABER SHECHINAH, é como o corpo - COMO O CORPO DO HOMEM ABAIXO É DESENHADO DELA - e depois dos preceitos, é chamado 'membros', DENOTANDO DUZENTOS E QUARENTA E OITO MEMBROS. Depois da Shechinah, é chamado 'corpo'. Porque do Outro Lado O CORPO SIGNIFICA APENAS as vestimentas, como pele e carne, como está escrito, "Você me vestiu com pele e carne, e me cobriu com ossos e nervos" (Iyov 10:11). Onde a Shechinah não está, o corpo DO HOMEM INFERIOR é chamado mas 'a vestimenta do homem', DENOTANTO ZEIR ANPIN, se referindo a Torah A SABER 'HOMEM', como está escrito, "Está é Torah: quando um homem morre em uma tenda" (Bemidbar 19:14), e, "de acordo com a beleza de um homem; que isso pode permanecer na casa" (Yeshayah 44:13). Onde existe um preceito, DENOTANDO SHECHINAH, ENTÃO O CORPO DO HOMEM INFERIOR é chamado "o corpo do homem" - assim como nós achamos a expressão, os fundamentos da Halachah e sentenças de leis, QUE SÃO OS DA SHECHINAH.




435. O Santo Único, abençoado seja Ele, é JUIZ - DENOTANDO  a Coluna Central, SENDO ZEIR ANPIN - do ponto central de Binah, SIGNIFICA O MOCHIN DAS PRIMEIRAS TRÊS SEFIROTES VINDAS DE BINAH - sendo Yud-Hei-Vav-Hei, ele é REFERIDO COM MAGISTRADO. Juiz  É CHAMADO ENTÃO do aspecto de Malchut. Um oficial é um governante, como está escrito: "E José era o governador" (Beresheet 42:6). Todas as Sefirotes são Juízes do ponto central da Ima Celestial, SENDO BINAH, em que É O MOCHIN como Tiferet, QUE É CHAMADA DO A PARTIR DELE é o Juiz, NO QUAL ESTÃO INCLUÍDAS TOAS AS SFIROT. Estes SÃO governantes de Malchut, DE ONDE VEM O GOVERNO,  e as regras justas de lá.









segunda-feira, 2 de julho de 2012

MIshipatim - Capítulo 12 - "Ele olha pelas janelas"

Rabbi Shimon conta a Moisés que ele pode ver tudo com a sabedoria do seu coração - os habitantes do Mundo Vindouro, os anjos, o Santo ÚNico, abençoado seja Ele, e a Shechinah. Um profesta pode ver apenas com seu olhos, mas um homem sábio que percebe com seu coração é melhor. "E nos corações de todos homens sábios eu coloquei sabedoria": tal não é assim com os olhos. Ele diz que para aquele que possui um coração que vê mais do que um profeta, certamente seus pensamentos que são infinitos podem vê-Lo que é interminável - que não pode ser percebido com olhos. "Ele olha pelas janelas" significa as janelas dos olhos, ouvidos, narizes e bocas; com obração, a alma ascende através destas sete aberturas.


422. Rabbi Shimon disse a ele: servo Fiel, com seus olhos você você não está apto para ver os habitantes do mundo vindouro, nem anjos, certamente não o Santo Único, abençoado seja Ele, não Sua Shechinah, mas com o conhecimento de seu coração você pode ver tudo: os habitantes do mundo vindouro, anhos, o Santo Único, abençoado seja Ele, e a Shechinah. Portanto, Solomon, sobre quem está escrito, "Para ele que era mais sábio de todos os homens" (I Melachin 5:11), disse, "para meu coração tem mais conhecimento e sabedoria" (Kohelet 1:16), A SABER, ATRAVÉS DOS OLHOS DA MENTE.


423. Mas quando se trata de profecia, um profeta não pode ver através dos olhos de sua mente sozinho, como está escrito, "Eu, Hashem, fiz Eu mesmo conhecido a ele numa visão" (Bemidbar 12:6) - que é, uma visão da noite ou visão do dia, tanto a olho nu. Os DOIS olhos servem como dois agentes do coração que mediam ENTRE A INCLINAÇÃO DO MAU DO CORAÇÃO E HOMEM  e servem a ele, e isto é seu rei. Por esta razão, o homem sábio QUE PERCEBE COM OS OLHOS DO CORAÇÃO  é melhor do que o profeta QUE VÊ COM SEUS OLHOS. E similarmente, os dois ouvidos são dois agentes do coração.


424. Por esta razão, os sábios tem declarado o que o coração vê, ouve, entende, sabe, "e no coração de todos que são sábios de coração Eu coloquei sabedoria" (Shemot 31:6). Então nós vemos que conhecimento, entendimento, e entendimento estão no coração, com cada céu, terra, e as profundezas foram feitos. Também isto diz, "eu eu enchi ele com o espírito de Elohim, em sabedoria, e em conhecimento e em entedimento" (Ibid. 3). Tal não é assim com olhos.


425. Servo Fiel, aquele que possui um coração que vê mais que um profeta, certamente seus pensamentos que são infinitos podem vê-lo que é interminável - o que você não podia perceber com seus olhos. Como está escrito: "e você verá Minhas costas, mas Meu rosto não será visto" (Shemot 33:23).


426. O povo insensato de coração está morto, cego com as Klipot DO CORPO. Com você que não importa e não age como uma obstrução entre você e o Santo Único, abençoado seja Ele, e Sua Shechinah, membros do mundo vindouro, e anjos. Ele virá para você através das janelas dos olhos, orelhas, narinas e boca, como um rei que entra num comportamento secreto para falar com seu filho. Essa é a oração de Yisrael - 'você pode pesquisar todas as partes internas do ventre, examinar os rins e coração, e nada está escondido de você'.


427. Assim falou Solomon: "ele olha pelas janelas" (Shir Hashirim 2:9). Estas são as janelas dos olhos, orelhas, narinas e boca. Através destas sete aberturas faz a alama ascender com sete tipos de especiarias. E o mesmo acontece com o aumento da oração com estes sete tipos de especiarias, que são: "Nardo e açafrão; cálamo e o cinamomo, com todas as árvores de incenso; mirra e aloés, com todas as principais especiarias" (Shir Hashirim 4:14). No tempo a oração então ascende, "perfumada com mirra..." (Shir Hashirim 3:6), o Santo Único, abençoado seja Ele, pergunta sobre isso: "Quem é este que sai do deserto como cortina de fumaça, perfumado com mirra...?" Seguramente, "Quem (Heb. mi) é este, "na verdade, do lado do mi que representa Binah que incorpora os sete tipos de especiarias - QUE SÃO CHESED, GVURAH, TIFERET, NETZACH, HOD, YESOD, E MALCHUT QUE ILUMINAM NO SEGREDO DA FRAGRÂNCIA DA ILUMINAÇÃO DE CHOCHMAH.


428. Kriat Sh'ma é composto dos cinquenta portões DE BINAH, consistindo de 25 mais 25 letras, 25 DA MANHÃ SH'MA E 25 DA NOITE SH'MA. Ela é composta de sete bênçãos: na manhã, duas antes e uma em seguida; na noite, dois antes e duas a seguir. Elas são AS SETE SFIROT, "a grandeza, e o poder (Gvurah) e a glória (Tiferet) e a vitória (Netzach) e a majestade (Hod): PARA TODOS QUE ESTÃO NO CÉU E NA TERRA, (DENOTA YESOD)... Seu é o reino" (I Divreio Hayamim 29:11), denotando Malchut; ela consiste de três especiaria, "perfumadas com mirra," denota Keter, "incenso" denota Chochmah, e o "pó dos mercadores" denota Binah. Venha e complete os preceitos do seu Mestre.