sexta-feira, 22 de junho de 2012

Korach - Capítulo 1 - Agora Korah


Porção Korach - Volume 18 - Capítulo 1 - Proteção contras desastres naturais

1. "Agora Korah..."

Rabbi Yitzchak nos conta que se os filhos de Israel tivessem seguido a Torah não teriam sido exilados, porque quem lida com a Torah tem liberdade de tudo inclusive da morte. A Torah é o poder da direita, e quem troca a direita pela esquer é com se destruisse o mundo. Rabbi Yitzchak diz que Aaron é a direita e os Levitas a esquerda, e que Korah queria trocá-los em que desejo o sacerdócio, e por isso ele foi punido. Korah tinha uma língua do mal, ele pegou um mau conselho e correu atrás de algo que não era dele e ele virou-se para a discordância que trouxe o conflito ao invés de paz. O Shabbat é a paz dos graus superiores e inferiores, e esta paz suporta o mundo, quem cria discórdia nesta paz será destruído.

וַיִּקַּח קֹרַח בֶּן יִצְהָר בֶּן קְהָת בֶּן לֵוִי וְגוֹ'. רִבִּי אַבָּא פָּתַח הַנֶּחֱמָדִים מִזָּהָב וּמִפָּז רַב וּמְתוּקִים מִדְּבַשׁ וְנוֹפֶת צוּפִים. כַּמָה עִלָּאִין פִּתְגָּמֵי אוֹרַיְיתָא, כַּמָה יַקִּירִין אִינּוּן, תְּאִיבִין אִינּוּן לְעֵילָּא, תְּאִיבִין אִינּוּן לְכֹלָּא. בְּגִין דְּאִינּוּן שְׁמָא קַדִּישָׁא. וְכָל מַאן דְּאִשְׁתְּדַל בְּאוֹרַיְיתָא, אִשְׁתְּדַּל בִּשְׁמָא קַדִּישָׁא, וְאִשְׁתְּזִיב מִכֹּלָּא, אִשְׁתְּזִיב בְּעָלְמָא דֵּין, וְאִשְׁתְּזִיב בְּעָלְמָא דְּאָתֵי. ת"ח, כָּל מַאן דְּאִשְׁתְּדַל בְּאוֹרַיְיתָא, אָחִיד בְּאִילָנָא דְּחַיֵּי. כֵּיוָן דְּאָחִיד בֵּיהּ, בְּכֹלָּא אָחִיד, דִּכְתִּיב עֵץ חַיִּים הִיא לַמַּחֲזִיקִים בָּהּ וְגוֹ'.  

1. "Agora Korah, o filho de Izhar, o filho de Kohath, o filho de Levi pegou..." (Bemidbar 16:1). Rabbi Aba abriu a discussão com a frase: "Eles são para serem mais desejados do que o ouro, muito mais do que o ouro fino: Mais doce do que o mel e do favo do mel  (Tehilim 19:11). Como são supremos os assuntos da Torah e como eles são preciosos. Eles são desejados acima e são desejados por todos, porque eles constituem o Santo Nome. Quem labuta na Torah se esforça pelo Santo Nome e é salvo de todo MAL; ele é salvo neste mundo e resgatado no mundo vindouro. Venha e veja: Quem lida com a Torah é anexo a Árvore da Vida e uma vez conectado a Árvore da Vida, ele é parte de tudo, com está escrito: "ela é uma árvore da vida para àqueles que estão lançam mão sobre ela..." (Mishlei 3:18).

רִבִּי יִצְחָק אָמַר, כָּל מַאן דְּיִשְׁתְּדַּל בְּאוֹרַיְיתָא, חֵירוּ אִית לֵיהּ מִכֹּלָּא, חֵירוּ מִמִּיתָה, כְּמָה דְּאַמָרָן. בְּגִין דְּחֵירוּ עָלֵיהּ שַׁרְיָא, וְאָחִיד בֵּיהּ. אִילּוּ יִשְׂרָאֵל מִתְעַטְּרִין בְּאוֹרַיְיתָא, יִשְׁתְּזִבוּ מִכֹּלָּא, וְלָא יִשְׁתְּכָחוּ בְּגָלוּתָא, וְדָא הוּא דִּכְתִּיב חָרוּת עַל הַלֻּחוֹת, אַל תִּקְרֵי חָרוּת אֶלָּא חֵירוּת. וְחֵירוּת דָּא בְּאוֹרַיְיתָא אִשְׁתְּכַח, אוֹרַיְיתָא אִיהִי חֵילָא דִּימִינָא, כד"א מִימִינוֹ אֵשׁ דָּת לָמוֹ, וּשְׂמָאלָא אִתְכְּלִיל בִּימִינָא, מַאן דְּעָבֵיד יְמִינָא שְׂמָאלָא, וּשְׂמָאלָא יְמִינָא, הָא אִיהוּ כְּאִילּוּ חָרִיב עָלְמָא.    

2. Rabbi Yitzchak disse: Quem lida com a Torah é livre de tudo, até mesmo da morte, com mencionando, uma vez que a liberdade, QUE É BINAH, mora acima dele e está ligada a ele. Se Israel tivesse se adornado com a Torah, eles teriam sido salvos de tudo e não se encontrariam no exílio. Isto é o que está escrito: "engravado (Heb. charut) sobre os tabletes." (Shemot 32:16). Não leia isto COM UM "O", mas sim COM UM "E", como "Cherut," uma vez que esta liberdade está disponível na Torah. A Torah é o poder da direita, como está escrito: "De Sua mão direita foi uma lei de fogo para eles" (Devarim 33:2), e na esquerda está inclusa a direita. Quem faz da direita esquerda e da esquerda direita é como se ele destruísse o mundo.

ת"ח, אַהֲרֹן יְמִינָא. לֵיוָאֵי שְׂמָאלָא, קֹרַח בָּעֵי לְמֶעְבַּד חִלּוּפָא דִּימִינָא לִשְׂמָאלָא, בג"כ אִתְעַנָּשׁ. וְלָא עוֹד אֶלָּא דְּאִשְׁתְּכַח בֵּיהּ לִישָׁנָא בִּישָׁא, וְאִתְעֲנָשׁ בְּכֹלָּא. רִבִּי יְהוּדָה אָמַר, שְׂמָאלָא אִתְכְּלִיל תָּדִיר בִּימִינָא, קֹרַח בָּעָא לְאַחְלְפָא תִּקּוּנָא דִּלְעֵילָּא וְתַתָּא, בג"כ אִתְאֲבִיד מֵעֵילָּא וְתַתָּא


3. Venha e veja: Aaron é a direita QUE É CHESSED, e os Levitas são a esquerda, QUE É GUEVURAH. Korah queria trocar a direita pela esquerda, ELE DESEJOU O SACERDÓCIO, QUE É A DIREITA, PARA OS LEVITAS, QUE SÃO ESQUERDA; portanto ele foi punido. Além disso, ele tinha uma má língua, FALANDO CONTRA MOISÉS, e ele foi punido por tudo. Rabbi Yehuda disse: A esquerda está sempre contida na direita, PORQUE É COMO A ESQUERDA É CORRIGIDA. Korah desejou substituir a correção de acima e abaixo, JÁ QUE ELE ASPIRAVA A DOMINAÇÃO DOS LEVITAS, QUE ESTÃO A ESQUERDA, SÓ QUE ELES NÃO DEVIAM SER INCLUÍDOS NO SACERDÓCIO, QUE É DIREITA. Portanto, ele foi aniquilado para cima e para baixo.

וַיִּקַּח קֹרַח, מַאי וַיִּקַּח. נָסִיב עֵיטָא בִּישָׁא לְגַרְמֵיהּ, כָּל דְּרָדַף בָּתַר דְּלָאו דִּילֵיהּ, אִיהוּ עָרִיק מִקַּמֵּיהּ. וְלֹא עוֹד, אֶלָּא מַה דְּאִית בֵּיהּ אִתְאֲבִיד מִנֵּיהּ. קֹרַח רָדִיף בָּתַר דְּלָאו דִּילֵיהּ, דִּילֵיהּ אָבִיד, וְאַחֲרָא לָא רָוַוח.    

4. "Agora Korah...pegou". (Bemidbar 16:1). ELE PERGUNTA: Qual é o significado de "pegou"? ELE RESPONDE: Ele pegou um conselho defeituoso para si mesmo. Se alguém persegue algo que não pertence a ele, isso escapa dele e ele ainda perde o que tinha. Korah perseguiu algo que não era dele. Portanto, ele perdeu o que era dele, e ninguém mais ganhou.

קֹרַח אָזִיל בְּמַחְלוֹקֶת. מַאי מַחֲלוֹקֶת. פְּלוּגְתָּא. פְּלוּגְתָּא דִּלְעֵילָּא וְתַתָּא. וּמַאן דְּבָעֵי לְאַפְלְגָא תִּקּוּנָא דְּעָלְמָא, יִתְאֲבִיד מְכֻּלְּהוּ עָלְמִין. מַחֲלוֹקֶת, פְּלוּגְתָּא דְּשָׁלוֹם. וּמַאן דְּפָלִיג עַל שָׁלוֹם, פָּלִיג עַל שְׁמָא קַדִּישָׁא, בְּגִין דִּשְׁמָא קַדִּישָׁא, שָׁלוֹם אִקְרֵי.    

5. Korah virou-se para a discórdia. Qual é o significado de discórdia? Distanciamento e repulsa; distanciamento e repulsa do que está acima e abaixo; e quem desejar adiar a restauração do universo ficará perdido de todos os mundos. O conflito é um distanciamento da paz, e quem está em conflito sobre a paz está em desacordo com Seu Santo Nome, porque seu Santo Nome é chamado de "Paz".

ת"ח, לֵית עָלְמָא קָאֵים אֶלָּא עַל שָׁלוֹם, כַּד בָּרָא קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא עָלְמָא, לָא יָכִיל לְאִתְקַיְּימָא, עַד דְּאָתָא וְשָׁרָא עָלַיְיהוּ שָׁלוֹם. וּמַאי הוּא. שַׁבָּת, דְּאִיהוּ שְׁלָמָא דְּעִלָּאֵי וְתַתָּאֵי, וּכְדֵין אִתְקָיָּים עָלְמָא. וּמַאן דְּפָלִיג עָלֵיהּ, יִתְאֲבִיד מֵעָלְמָא.    

6. Venha e veja: O mundo não existe se não através da paz. Quando o Santo Único, bendito seja Ele, criou o mundo ele não poderia resistir até que Ele veio e fez a paz habitar sobre eles. O que é isso? É o Shabbat, que é a paz da classe superior e inferior. E então o mundo sofreu. PORTANTO, quem cria divergência sobre esta PAZ vai ser perdido no mundo.

צְלָפְחָד פָּלִיג עַל שַׁבָּת, דַּהֲוָה מְקוֹשֵׁשׁ עֵצִים. וּמַאן אִינּוּן עֵצִים. אִינּוּן אִילָנִין אַחֲרָנִין כִּדְאַמָרָן. וְאִינּוּן מִלִּין דְּחוֹל, וְחוֹל בַּקֹּדֶשׁ לָא שַׁרְיָיא, דְּפָלִיג עַל שְׁלָמָא דְּעָלְמָא. 

7. Zelophehad estava em discórdia com o Shabbat porque ele estava juntando madeira (ou: "árvores"). Quais foram estas árvores? Estas foram as outras árvores DOS SETENTA CACIQUES, como nós mencionamos. Estes foram assuntos seculares e preocupações seculares que não prevaleceram em santidade. POR ISSO, ele estava em conflito com a paz mundial, QUE É O SHABBAT, PORQUE ELE MISTUROU O SECULAR COM O SHABBAT.

רִבִּי יוֹסֵי אָמַר, כְּתִיב שָׁלוֹם רָב לְאוֹהֲבָי תוֹרָתֶךָ וְגוֹ'. אוֹרַיְיתָא הוּא שָׁלוֹם, דִּכְתִּיב וְכָל נְתִיבוֹתֶיהָ שָׁלוֹם. וְקֹרַח אָתָא לְאַפְגָּמָא שָׁלוֹם דִּלְעֵילָּא וְתַתָּא, בג"כ אִתְעֲנִישׁ הוּא מֵעֵילָּא וְתַתָּאָה.    

8. Rabbi Yosi diz que está escrito: "muita paz tem aqueles que amam Sua Torah". (Tehilim 119:165). A Torah é paz, como está escrito: "e todos os seus caminhos são paz." (Mishlei 3:17). E Korah veio desonrar o que é paz acima - QUE É A TORAH, QUE SIGNIFICA COLUNA CENTRAL QUE É CHAMADA "TORAH"  QUE PRODUZ PAZ ENTRE A DIREITA E A ESQUERDA, e abaixo, DE MOISÉS. Portanto, ele foi punido a partir do maior e dos aspectos inferiores, PELO FOGO E PELA ABERTURA DO ABISMO TERRESTRE.