quarta-feira, 1 de junho de 2016

Pinchas - Capítulo 35 - As alusões de Elazar, Yosi, Yehuda, Yudai, Aba e

Sinopse:

Rabbi Shimon e seus amigos Moisés fala a cada um dos rabinos convidando suas interpretações e dizendo a cada um o que o seu nome significa.

A RELEVÂNCIA DA PASSAGEM:

Durante milênios, a medida completa do poder místico e mágico incorporado nas letras dos nomes acima tem permanecido presas dentro deste livro sagrado, esperando que os olhos do homem brilhem sobre ele e assim libere sobre o cosmos. Que o tempo é agora. Rajadas de luz diante, todo vapor, nessa passagem dinâmica e altamente potente. Acasalamentos supernos tem lugar, forças angelicais derramam para baixo sobre a Criação, e todos os mundos são corrigidos e unificados. O resultado é a transformação misericordiosa incalculável e correção compassiva em nossas vidas.

ר' אֶלְעָזָר, קוּם לְחַדְּשָׁא מִלִּין קַמֵּי שְׁכִינְתָּא, דִּי תְּהֵא עֵזֶר לְאָבִיךָ, דִּשְׁמָא גָּרִים, עֵזֶר אֶל, אֵל מִימִינָא, עֵזֶר מִשְּׂמָאלָא. הה"ד, אֶעֱשֶׂה לּוֹ עֵזֶר כְּנֶגְדּוֹ. בְּמַאי. בְּזֶרַע שַׁפִּיר, דְּאִיהוּ הֶפֶךְ עֵזֶר

186. O PASTOR FIEL DISSE, Rabbi Elazar, Levanta e diz algumas novas interpretações diante da Shechinah, então que você possa ser de ajuda (Heb. ezer) para seu pai, como seu nome exige, POIS AS LETRAS DE 'ELAZAR' COMPÕESM DUAS PALAVRAS 'ezer' "El", A SABER 'El' da direita, QUE É O SEGREDO DE CHESED, E 'Ezer' da direita, QUE É O SEGREDO DE GVURAH. Isso é o que está escrito: "Eu vou lhe ajudar (Heb. ezer) para igualar a ele" (Beresheet 2:18), POIS MALCHUT, QUE É CONSTRUÍDA DA ESQUERDA, É REFERIDA COMO UMA COMPANHEIRA PARA ELE. De que forma SE TORNA UMA AJUDA PARA ELE?  Com boa semente (Heb. ZERA), que são as letras de 'ezer' em uma ordem diferente.

וְיֵקוּם ר' יוֹסֵי עִמָּךְ, דְּאִיהוּ כֻּרְסְיָיא שְׁלֵימָתָא לְמָארֵיהּ, דְּהָכִי סָלִיק יוֹסֵי, לְחֶשְׁבּוֹן הַכִּסֵּ"א, אֱלֹהִים בְּחוּשְׁבָּן. וְיֵקוּם עִמֵּיהּ ר' יְהוּדָה, דְּבֵיהּ הוֹ"ד, וּבֵיהּ יָ"הּ, וּבֵי יְדֹוָד ד', ד' חֵיוָן. וּפְנֵיהֶם וְכַנְפֵיהֶם פְּרוּדוֹת, כֻּלְּהוּ, לְקַבְּלָא לֵיהּ. וּמִנֵּיהּ דָּוִד, דְּהוֹדָה לְקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא, דַּרְגָּא בְּהוֹדָאוֹת דְּאִיהוּ מִצַּד הוֹד. וְיֵקוּם עִמֵּיהּ ר' אֶלְעָאי, בגי' יַבֹּ"ק, בָּקִי בְּהִלְכְתָא

187. E deixe o Rabbi Yosi subir com você, pois ele é um trono perfeito para seu Mestre, pois o valor numérico de Yosi é o mesmo que a do trono (Heb. hakisse) e o de Elohim. E deixe Rabbi Yehuda subir com  ele, porque nele são AS DUAS PALAVRAS Hod e Yah, OS ÚLTIMOS DOS QUAIS NOS INSTRUI SOBRE O PRIMEIRO ESTÁGIO DE MALCHUT, QUE É ENTÃO O PRIMEIRO DAS TRÊS SFIROT. Nele estão contidas AS LETRAS Yud Hei Vav Hei mais Dalet  QUE INDICA ZEIR ANPIN, CHAMADO YUD HEI VAV HEI, E MALCHUT CHAMADO DALET, ANTES DELA SENDO UNIDOS POR UM ACASALAMENTO COM YUD HEI VAV HEI, ESTE É O SEGREDO Do Dalet (=4) criaturas vivas, SOBRE QUEM É DITO: "Assim eram os seus rostos; e suas asas estavam divididas" (Yechezkel 1:11). "Assim eram os seus rostos: e suas asas estavam divididas" (Yechezkel 1:11). ISSO SE REFERE A todos eles. POIS ELES NÃO TEM A UNIDADE DA DIREITA E DA ESQUERDA OU ESTÃO PRONTOS para receber  A COLUNA CENTRAL QUE VAI OS UNIR. PORTANTO, ELES SÃO OS QUATRO SERES VIVENTES, POIS DEPOIS DA UNIFICAÇÃO DA DIREITA E ESQUERDA, ELES SÃO CONSIDERADOS COMO TRÊS CRIATURAS VIVAS, QUE É O SEGREDO DAS TRÊS COLUNAS, CADA UM TEM QUATRO ROSTOS.E a partir dele, DE JUDAH, VEIO David, que deu graças ao Santo Único, abençoado seja Ele, no nível da ação de graças (Heb. hodaot), que é do lado de Hod. E deixe o Rabbino Elai levantar-se com ele, pois o valor numérico das letras de Elai é 112, o mesmo como de Yud-Bet-Kof, QUE, NUMA ORDEM DIFERENTE, SE SOLETRA BAKI (LIT. 'ERUDITE'), POIS ELE É erudito em Halachah.

וְיֵקוּם עִמֵּיהּ ר' יוּדָאי, דְּחוּשְׁבָּנֵיהּ אֵ"ל. כְּגוֹן מִיכָאֵל, מַלְאֲכִין רְשִׁימִין בְּאֵל. כְּגוֹן יֵשׁ לְאֵל יָדִי. וְרָזָא דְּאֵל, א' דְּמוּת אָדָם. ל' תְּלַת חֵיוָן, דְּאִינּוּן ד' אַנְפִין לְכָל חַד, דִּרְמִיזִין תְּלַת יוֹדִין, הָעוֹלִים ל'. וְאִינּוּן בְּרָאשֵׁי תְּלַת אַזְכָּרוֹת, דְּאִינּוּן יְיָ' מֶלֶךְ, יְיָ' מָלַךְ, יְיָ' יִמְלוֹךְ לְעוֹלָם וָעֶד. וְיֵקוּם ר' אַבָּא עִמְּהוֹן, דְּאִיהוּ חוּשְׁבָּנֵיהּ ד', ד' חֵיוָן

188. E deixe o Rabbi Yudai levantar-se com ele, o valor numérico das letras de Yudai e´o mesmo de que El, e ele é como os anjos, Michael e os outros, quem tem as letras de 'El" em seus nomes. Iste é como NO SIGNIFICADO da expressão: "Este é o poder (Heb. EL) da minha mão" (Beresheet 31:29), ONDE A PALAVRA TEM A CONOTAÇÃO DE FORÇA. E o segredo de 'EL' (Aleph-Lamed) é o seguinte: o Aleph é a semelhança de um homem, POIS A LETRA TEM A FORMA DE UM CORPO COM DOIS BRAÇOS, e o Lamed é o segredo das três criaturas vivas, CADA UMA com quatro rostos, e AS TRÊS CRIATURAS VIVAS são intimados nos três Yuds que equivalem ao Lamed, que é o inicio dos três recitados Yud Hei Vav Hei que Hashem reina, Hashem irá reinar para sempre'. EM OUTRAS PALAVRAS: OS TRÊS YUDS NO INÍCIO DE CADA YUD HEI VAV HEI SUGEREM NAS TRÊS CRIATURAS VIVAS, CADA UMA DAS QUATRO TEM QUATRO SEMBLANTES, POIS EM CADA NOME TEM AS QUATRO LETRAS DE YUD HEI VAV HEI, E ESTE É O SEGREDO DA LETRA LAMED DE 'EL'. E deixe Rabbi Aba levantar-se com eles, pois o valor numérico de seu nome é quatro, A SABER as quatro criaturas vivas. 

רִבִּי שִׁמְעוֹן אִיהוּ כְּאִילָנָא, ור' אֶלְעָזָר בְּרֵיהּ וְחַבְרוֹי, דְּאִינּוּן חֲמִשָּׁה דְּאַדְכַּרְנָא, כַּעֲנָפִין דְּאִילָנָא רַבְרְבִין דְּדַמְיָין לִדְרוֹעִין וְשׁוֹקִין

189. Rabbi Shimon é como uma árvore, e Rabbi Elazar seu filho e seus amigos, os cinco que nós já mencionamos, são como grandes ramos SAINDO da árvore, semelhante a braços e pernas, ONDE BRAÇOS SÃO CHESED E GVURAH, E PERNAS SÃO NETZACH E HOD.