domingo, 13 de março de 2016

Pinchas - Capítulo 33 - Três vezes que David foi um servo

SINOPSE

Somos informados das três maneiras que um homem deve se fazer servo em termos de culto.

A RELEVÂNCIA DA PASSAGEM:

David, os Três Patriarcas, e Moisés incutem dentro de nós as três maneiras de ser um servo em culto. Na verdade, nosso único livre arbítrio neste mundo é escolher quem vai ser nosso mestre"" a Luz do Criador ou o próprio Satanás. Nossos pensamentos e nossos desejos são originados de um ou de outro. Nossa única escolha é escolher qual voz nós devemos ouvir. Aqui nós escolhemos a luz. Assim como as mãos de um homem agem de forma sincronizada com os pensamentos do Criador. Nossos pensamentos, ideias, decisões e ações derivam unicamente da Luz (nossa alma), o que nos leva a plenitude sem fim. Esse efeito é estendido para toda a humanidade, de forma que toda civilização se transforma em uma visão e modelo do brilho do Criador.

הוֹשַׁע עַבְדְּךָ אַתָּה אֱלֹהַי שַׂמֵּחַ נֶפֶשׁ עַבְדֶּךָ תְּנָה עֻזְּךָ לְעַבְדֶּךָ. תְּלַת זִמְנִין אִתְעָבֵיד דָּוִד עֶבֶד בִּתְהִלָּה דָּא, לָקֳבֵל ג' זִמְנִין, דְּאוֹקְמוּהָ מָארֵי מַתְנִיתִין, דְּבָעֵי ב"נ לְמֶהֱוֵי עַבְדָּא בִּצְלוֹתָא. בְּבִרְכָאן קַדְמָאִין, כְּעֶבֶד דִּמְסַדֵּר שְׁבָחוֹי קַמֵּי רַבֵּיהּ. בְּאֶמְצָעִיּוֹת, כְּעַבְדָּא דְּבָעֵי פְּרָס מֵרַבֵּיהּ. בַּאַחֲרוֹנוֹת, כְּעֶבֶד דְּמוֹדֶה קֳדָם רַבֵּיהּ, בַּפְּרַס דְּקַבִּיל מִינֵיהּ, וְאָזִיל לֵיהּ

180. Está escrito: "O Você, Meu Elohim, salve Seu servo... Alegra a alma do Seu servo... dê Sua força para Seu servo" (Tehilim 86:2,4,16). David é três vezes referido como um servo neste salmo, que corresponde a três vezes que um homem tem que ser como um servo na oração Amidah, como ensinado pelos sábios da Mishnah: 'Nas primeiras bênçãos,como ensinado pelos sábios da Mishnah: 'Nas primeiras bênçãos, UM HOMEM DEVE SER como um servo arranjando louvores diante de seu Mestre; nas intermediárias, como um servo pedido por um favor de seu Mestre: e nas últimas BÊNÇÃOS, um homem deve ser como um servo agradecendo a seu Mestre por um favor, e indo em seu caminho'. 

וּתְלַת זִמְנִין דְּבָעֵי לְמֶעְבַּד עֶבֶד, מִסִּטְרָא דַּעֲבוֹדָה. דְּאוֹקְמוּהָ מָארֵי מַתְנִיתִין, דְּלֵית עֲבוֹדָה אֶלָּא תְּפִלָּה. וּתְלַת אֲבָהָן, אִתְקְרִיאוּ עֲבָדִים מִסִּטְרָהָא, ע"ש שְׁכִינְתָּא, דְּאִיהִי עֲבוֹדַת יְיָ'. וְאוֹף הָכִי מֹשֶׁה עֶבֶד יְיָ'. ובג"ד, כִּי לִי בְּנֵי יִשְׂרָאֵל עֲבָדִים. אֲבָל לְגַבֵּי אַחֲרָנִין, כָּל יִשְׂרָאֵל בְּנֵי מְלָכִים הֵם, מִסִּטְרָא דְּמַלְכוּת. וְאִיהִי אֲמַאי אִתְקְרִיאַת עֲבוֹדָה. כְּאוֹרַח דְּאִתְּתָא לְמִיפְלַח לְבַעְלָהּ, וְאוֹרַח בְּנִין, לְמִפְלַח לַאֲבוּהוֹן

181. E estas são as três ocasiões que UM HOMEM tem que fazer ele mesmo como um servo em termos de culto. E os sábios da Mishnah ensinam: Não há culto mas oração. E os três patriarcas são chamados 'servos' pelo aspecto dela, a saber em nome da Shechinah, que é a adoração de Hashem. E assim também é Moisés REFERIDO COMO o servo de Hashem, que explica "Pois para Mim os filhos de Yisrael são servos" (Vayikra 25:55). Mas em termos do outro QUALIDADES NELA, toda Yisrael é chamada 'os filhos dos reis' do ponto de vista de Malchut NELAS. E por que deveria MALCHUT ser chamada de adoração? Ela pode comparada a maneira de uma mulher que serve seu marido, ou filhos que servem seus pais. 

quinta-feira, 3 de março de 2016

Pinchas - Capítulo 32 - 'Aleph Nun Yud' e 'Vav Hei Vav'

Sinopse:

Nós ouvimos outra interpretação de "Preserve minha alma, pois sou piedoso," onde o significado esotérico repousa nas palavas "Eu" e "e Ele", e pelo que vemos como essencial que se abstenha separar Zeir Anpin e Malchut. Isso é porque Eu e Ele somos um, sem distinção. Nós aprendemos que a Coluna da Esquerda e da Direita são unidas na Coluna Central, Tiferet. 

A RELEVÂNCIA DA PASSAGEM:

As letras Aleph Nun Yud  אני e Vav Hei Vav  והו  inflamam tremendas forças de energia que realizam coisas maravilhosas para nós. Todos os mundos - O Superior e o Inferior - estão conectados e unidos em um. As Três Colunas - Direita, Esquerda e Central - são unificadas em um todo harmonioso. Esta unificação, que ocorre através do poder da Coluna Central, erradica nossos impulsos e desejos egoístas. Forças opostas agora são capazes de se reunir pela seguinte razão: Nosso Desejo de Receber é subjugado e então transformado em Desejo de Receber para Compartilhar. Assim, nosso Recebimento é dado para forma de compartilhar, que é idêntica a natureza proporcionadora da Luz. Em assuntos espirituais, semelhante atrai semelhante; e assim, nós (e todos os mundos) unem-se em uma unidade resplandecente, trazendo cura e imortalidade para toda a existência. 


ד"א שָׁמְרָה נַפְשִׁי כִּי חָסִיד אָנִי, אֲמַאי. כְּדֵי שֶׁאֶתְחָסֵּד עִם אֲנִ"י. דְּאִתְּמַר בֵּיהּ אֲנִ"י וָה"וּ. וַוי לֵיהּ לְמַאן דְּאַפְרִישׁ אֲנִי מִן הוּא. דְּאִתְּמַר הוּא עָשָׂנוּ וְלֹא אֲנַחְנוּ. דְּכֹלָּא חַד בְּלָא פֵּרוּדָא. הה"ד, רְאוּ עַתָּה כִּי אֲנִי אֲנִי הוּא אֲנִי אָמִית וַאֲחַיֶּה מָחַצְתִּי וַאֲנִי אֶרְפָּא וְאֵין מִיָּדִי מַצִּיל. אֲנִי יְדֹוָ"ד, אֲנִי הוּא וְלֹא אַחֵר. וְדָא אֲנִי מִן אֲדֹנָ"י. יְדֹוָד עַמּוּדָא דְּאֶמְצָעִיתָא

178.  Outra explicação do verso "Preserve minha alma; pois eu sou piedoso" (Tehilim 86:2) é o que se segue: Por que deveria Ele preservar minha alma? Então que Eu deveria me comportar piamente com "Eu", A SABER QUE EU DEVERIA UNIR E TRAZER O CHESED DE YUD HEI VAV HEI QUE É ZEIR ANPIN PARA 'EU', QUE É MALCHUT, pois ele tinha dito sobre ele: Eu e Ele, ONDE 'ALEPH-NUN-YUD (PORT. 'EU') É MALCHUT E 'VAV-HEI-VAV (PORT. 'E ELE')' É ZEIR ANPIN. Ai de quem separa 'Eu' de 'Ele', A SABER PARA QUEM PROVOCA UMA SEPARAÇÃO ENTRE ZEIR ANPIN E MALCHUT, como é dito: "isso é Ele que nos fez, e nós pertencemos a Ele" (Tehilim 100:3), ONDE 'ELE' REPRESENTA ZEIR ANPIN. Isso é porque tudo é um, A SABER EU E ELE SÃO UM, sem divisão. Isso é porque é dito: "Veja agora que Eu, Eu sou Ele... Eu mato e Eu faço viver, Eu firo, e Eu saro: e não há quem possa se livrar de minha mão" (Devarim 32:39). Eu sou Hashem, Eu sou Ele, e nenhum outro. E este "Eu" é derivado de Adonai, A SABER AS LETRAS DE 'ANI' (EU) SÃO ENCONTRADAS EM ADONAI. Yud Hei Vav Hei é a Coluna Central, A SABER ZEIR ANPIN. 

וּבְגִין דְּיְדֹוָ"ד אִיהוּ לִימִינָא דְּאִיהִי חֶסֶד, אָמַר, שָׁמְרָה נַפְשִׁי דְּאֶתְחַסֵּד בָּךְ עִם אֲנִי, וְאִיהוּ אֲדֹנָ"י לַגְּבוּרָה. וּבְתִפְאֶרֶת, אִתְחַבְּרָן תְּרֵין שְׁמָהָן יאהדונה"י. וְרָזָא דְּמִלָּה בְּחֶסֶד וּבִגְבוּרָה, וּפְנֵיהֶם וְכַנְפֵיהֶם פְּרוּדוֹת מִלְמָעְלָה וּבְתִפְאֶרֶת, דְּאִתְקְרֵי יְדֹוָ"ד אִישׁ מִלְחָמָה, מַה כְּתִיב שְׁתַּיִם חוֹבְרוֹת אִישׁ, תַּרְתֵּין שְׁמָהָן מִתְחַבְּרָן בֵּיהּ כַּחֲדָא. וּשְׁתַּיִם מְכַסּוֹת אֶת גְּוִיּוֹתֵיהֶנָה. תִּפְאֶרֶת אִתְקְרֵי גּוּף, וּגְוִיָּתוֹ כַתַרְשִׁישׁ יאההויה"ה


179. E porque Yud Hei Vav Hei, QUE É ZEIR ANPIN, está a direita, a saber Chesed, ele disse: "Preserve minha alma, POIS EU SOU PIEDOSO (HEB. CHASID)," significa que Eu devo me comportar piedosamente com Você e com 'Eu' que é Adonai, que é Gvurah. QUE É PARA DIZER, EU DEVO UNIR YUD HEI VAV HEI, QUE É CHESED, COM ADONAI, QUE É GVURAH, ENTÃO CHASSADIM IRÁ SER ATRAÍDO DE YUD HEI VAV HEI PARA ADONAI, E ENTÃO, TAMBÉM, SERÁ CHESED. E ambos os nomes, YUD HEI VAV HEI E ADONAI, se combinam em Tiferet, QUE É A COLUNA CENTRAL, E VEM JUNTO ASSIM: Yud Alph Hei Dalet VavNun Hei Yud. POIS ESTÁ É A COLUNA CENTRAL QUE COMBINA CHESED, QUE É O SEGREDO DE YUD HEI VAV HEI COM GVURAH, QUE É O SEGREDO DE ADONAI. E o significado profundo da questão é com Chesed e Gvurah, QUE SÃO AS COLUNAS DA DIREITA E ESQUERDA, SOBRE QUE É DITO: "Assim eram seus rostos: e suas asas foram jogadas para cima" (Yechezkl 1:11), UMA VEZ 'SEUS ROSTOS' ERAM O SEGREDO DE CHOCHMAH, BINAH E DA'AT, E AS DUAS COLUNAS, A DIREITA E A ESQUERDA, QUE SÃO CHOCHMAH E BINAH, SÃO DIVIDIDOS. E ENTÃO COM DUAS ASAS, O SEGREDO DAS COLUNAS DA ESQUERDA E DA DIREITA, QUE SÃO DIFERENTES UMA DA OUTRA. E SÃO PORTANTO DIVIDIDAS. E em Tiferet, QUE É A COLUNA CENTRAL, que é chamado: "Hashem é um homem (Heb. ish) da guerra" (Shemot 15:3), PORQUE ELE LUTA COM A COLUNA DA ESQUERDA, E OS TORNAR MENORES A FIM DE TRAZER JUNTO EM UNIDADE COM A DIREITA, está escrito: "duas asas de todos (Heb. ish) juntaram-se uns aos outros" (Yechezkel 1:11), pois os dois nomes, YUD HEI VAV HEI E ADONAI estão unidos, E ASSIM "e os dois cobriam seus corpos" (Ibid), POIS AS DUAS ASAS SE UNIRAM AO CORPO E TORNOU-SE COMO UM SÓ. E Tiferet é chamado 'corpo', ISSO SENDO O SIGNIFICADO INTERNO DO VERSO: "seu corpo era como berilo" (Daniel 10:6), E ENTÃO ISSO É COM AS DUAS COLUNAS, DIREITA E ESQUERDA DAS TRÊS PRIMEIRAS SFIROT QUE SÃO CHOCHMAH E BINAH, QUE SÃO OS DOIS NOMES, YUD HEI VAV HEI E EHEYEH SOBRE O QUE É DITO "SUA FACE É DIVIDIDA PARA CIMA." ELES SE UNEM JUNTOS E COMBINAM PELA COLUNA CENTRAL, QUE É O SEGREDO DE DA'AT. E ELES SE REUNIRAM ASSIM: Yud-Aleph-Hei-Hei-Vav-Yud-Hei-Hei.