quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Pinchas - Capítulo 16 - Todas as nações não balançam - menos Yisrael

Sinopse:

Rabbi Aba reconta que Rabbi Shimon explicou o porque os filhos de Yisrael balançam quando \eles leem a Torah. Nós aprendemos que o espírito do homem é a vela de Deus, da lampejos de luz e movimentos balançando para lá e para cá.

A relevância da passagem:

Nos dizem que Israel oscila para trás e quando aprender a Torah, enquanto nações idólatras estão em repouso constante, ainda congeladas, sem Luz flamejante daTorah sobre elas. Todos nós estamos adorando nações ídolas, de uma forma ou outra. Idolatria não diz respeito as estátuas feitas pelos homens e ícones antes que se curva. Um ídolo é definido como qualquer bem material ou situação externa que controla nossas emoções e comportamentos. Nossas negativas tendências nos levam a nos tornar adoradores de riqueza e discípulos da decadência. Nós somos adoradores de imagens ""as imagens e ícones de nossa cultura, e da auto-imagem que nós achamos que devemos projetar para os outros. Se algum destes determinar ou influenciar nosso degrau de contentamento e alegria da vida. então teremos nos rendido ao controle e cortada nossa conexão com a Luz do Criador, nossa fonte e manancial para a verdadeira realização. Nós removemos o poder e o fascínio dos "ídolos" que nos controlam invocando a Luz libertadora do Criador através dos insights místicos do Rabbi Shimon Bar Yochai. Este grande sábio, nos foi dito, chorou quando eles revelou estes mistérios escondidos. Suas lágrimas caíram novamente, como faíscas de fogo da divindade que acendem a vela do Criador"" nossas almas "" pois que piscam e balançam, para lá e para cá, com prazer, como os segredos da Torah irradiam para os quatro cantos do mundo. 

קַמְנָא וְאָזַלְנָא. וְתּוּקְפָּא דְּשִׁמְשָׁא הֲוָה יַתִּיר, וְדָחִיק לָן בְּאוֹרְחָא. חֲמֵינָן אִילָנִין בְּמַדְבְּרָא, וּמַיִין תְּחוֹתַיְיהוּ. יָתִיבְנָא תְּחוֹת חַד טוּלָא דְּאִילָנָא דְּמַדְבְּרָא. שָׁאִילְנָא לֵיהּ, מַאי הַאי דְּכָל עַמִּין דְּעָלְמָא לָא עַבְדִּין נִעְנוּעָא, אֶלָּא יִשְׂרָאֵל בִּלְחוֹדַיְיהוּ, דְּכַד לָעָאן בְּאוֹרַיְיתָא, מִתְנַעְנְעָן הָכָא וְהָכָא, בְּלָא לִמּוּדָא דְּבַר נָשׁ בְּעָלְמָא, וְלָא יַכְלִין לְמֵיקָם בְּקִיּוּמַיְיהוּ

114. Nós nos levantamos e caminhamos adiante. A intensidade do calor do sol era excessivamente FORTE e tornou difícil para nós continuar. Então nós vemos algumas árvores no deserto, e Eu perguntei a ele, RABBI SHIMON: Você pode explicar para mim porque que de todas as nações do mundo a única que oscila é Yisrael? Pois quando eles estudam a Torah eles balançam para trás e para frente? E isso não é algo que eles aprendem de alguém mais, mas eles simplesmente não podem ficar parados. 

אָמַר לִי, אַדְכַּרְתָּן מִלְּתָא עִלָּאָה, וּבְנֵי עָלְמָא לָא יַדְעִין, וְלָא מַשְׁגִּיחִין. יָתִיב שַׁעֲתָא וּבָכָה, אָמַר, וַוי לִבְנֵי נָשָׁא דְּאַזְלִין כִּבְעִירֵי חַקְלָא, בְּלָא סוּכְלְתָנוּ. בְּמִלָּה דָּא בִּלְחוֹדוֹי אִשְׁתְּמוֹדְעָן נִשְּׁמָתְהוֹן קַדִּישִׁין דְּיִשְׂרָאֵל, בֵּין נִשְׁמָתְהוֹן דְּעַמִין עעכו"ם. נִשְׁמָתְהוֹן דְּיִשְׂרָאֵל אִתְגְּזָרוּ, מִגּוֹ בּוּצִינָא קַדִּישָׁא דְּדָלִיק, דִּכְתִּיב נֵר יְיָ' נִשְׁמַת אָדָם. וְהַאי נֵר בְּשַׁעֲתָא דְּאִתְדְלִיק מִגּוֹ אוֹרַיְיתָא דִּלְעֵילָּא, לָא שָׁכִיךְ נְהוֹרָא עָלֵיהּ אֲפִילּוּ רִגְעָא. וְרָזָא דָּא, אֱלֹֹהִים אַל דֳּמִי לָךְ. כְּגַוְונָא דָּא כְּתִיב, הַמַּזְכִּירִים אֶת יְיָ' אַל דֳּמִי לָכֶם, לָא שְׁכִיכוּ לְכוֹן. נְהוֹרָא דְּשַׁרְגָּא כֵּיוָן דְּאִתְאַחֲדָא גּוֹ פְּתִילָה, הַהוּא נְהוֹרָא לָא שָׁכִיךְ לְעָלְמִין, אֶלָּא מִתְנַעְנְעָא נְהוֹרָא לְכָאן וּלְכָּאן, וְלָא מִשְׁתְּכִיךְ לְעָלְמִין

115. Ele disse para mim: Você me fez lembrar de uma questão celestial, mas as pessoas não sabem e não prestam atenção. Ele sentou-se por um tempo e chorou. Então ele disse: Ai das pessoas que vão em torno como os animais do campo, sem entendimento. Nesta matéria sozinha são as almas santas de Yisrael distinguidas das almas das outras pessoas, adoradores de estrelas e constelações. As almas de Yisrael são derivadas  da vela santa, QUE É MALCHUT, como está escrito: "O espírito do homem é a vela de Hashem" (Mishlei 20:27). E quando esta vela é acesa na Torah maior, QUE É ZEIR ANPIN, sua luz não é assim nem sequer por um momento, e este é o segredo do verso: "Elohim, não mantém silêncio" (Tehilim 832), QUE ESTÁ ESCRITO SOBRE MALCHUT. E algo semelhante está escrito SOBRE AS ALMAS: "você que fez menção de Hashem, não mantenha silêncio" (Yeshayah 62:6), A SABER você não tem descanso. Uma vez que a luz da vela tomou conta da torcida, a luz fogo nunca descansa, ao invés, a luz do fogo vai de lá para cá, e nunca fica parada. 


כְּגַוְונָא דָּא, יִשְׂרָאֵל, דְּנִשְׁמָתַיְיהוּ מִגּוֹ הַהוּא נְהוֹרָא דְּשַׁרְגָּא, כֵּיוָן דְּאָמַר מִלָּה חֲדָא דְּאוֹרַיְיתָא, הָא נְהוֹרָא דָּלִיק, וְלָא יֵכְלוּן אִינּוּן לְאִשְׁתַּכְּכָא, וּמִתְנַעְנֵעָן לְכָאן וּלְכָּאן, וּלְכָל סִטְרִין. כִּנְהוֹרָא דְּשַׁרְגָּא, דְּהָא נֵר יְיָ' נִשְׁמַת אָדָם כְּתִיב

116. Isso é como é com Yisrael, também, para suas almas são da luz da mesma vela, QUE É MALCHUT. Uma vez que se tem levantado um assunto Torah, a luz começa a queimar, e eles são incapazes de obter alívio, mas balançam de cá para lá, e de um lado para o outro, como uma chama de vela treme, por isso está escrito: "O espírito do homem é a vela de Hashem."

וּכְתִיב, אָדָם אַתֶּם, אַתֶּם קְרוּיִין אָדָם, וְלָא אוּמִין עכו"ם. נִשְׁמָתִין דְּעַמִּין עכו"ם, מִדְעִיכוּ דְּקָשׁ, בְּלָא נְהוֹרָא דְּשָׁרֵי עָלַיְיהוּ. וע"ד מִשְׁתַּכְכִין, וְלָא מִתְנַעְנְעָן, דְּהָא לֵית לוֹן אוֹרַיְיתָא, וְלָא דַּלְקִין בָּהּ, וְלָאו נְהוֹרָא שַׁרְיָיא בְּהוֹן, אִינּוּן קַיְימִין כְּעֵצִים בְּגוֹ נוּרָא דְּדָלִיק, בְּלָא נְהוֹרָא דְּשַׁרְיָא עָלַיְיהוּ, וע"ד מִשְׁתַּכְכִין בְּלָא נְהוֹרָא כְּלָל. א"ר יוֹסֵי, דָּא אִיהוּ בְּרִירוּ דְּמִלָּה, זַכָּאָה חוּלָקִי דְּזָכֵינָא לְהַאי, לְמִשְׁמַע דָּא

117. E está escrito: "Mas você... são homens" (Yechezkel 34:31). Isso significa que você, e não as nações do mundo, são chamados 'homens'. As almas dos ídolos adorando povos são de palha extinta, com nenhuma luz repousando sobre eles. Isso é porque eles estão em repouso e não balançam, pois eles não tem TORAH pela qual são inflamadas e nenhuma luz repousa sobre eles. ISSO É PORQUE eles ficam como árvores em um incêndio, queimando sem luz repousando sobre eles. Rabbi Yosi disse: Então isso é a explicação do assunto. Feliz é minha sorte que eu merecia ouvir deste assunto. 

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Pinchas - Capítulo 15 - O pulso do paciente no exílio de Edom


Sinopse
A metáfora de Yisrael como um paciente doente é usada para mostrar como os filhos de Yisrael estão se saindo enquanto no exílio. Com a descrição dos dez sopros do Shofar nós vemos como a duração do exílio e a vinda da redenção estão indicadas.

A RELEVÂNCIA DA PASSAGEM:
Cada um de nós, individualmente, é Israel. O exílio falado no Zohar é nosso exílio; a saber, a falta de saúde, realização e alegria em nossa vida. Cura, redenção, e liberdade inicia aqui com a explosão majestosa do Shofar. A coação que tem marcado nosso exílio fica dizimada, pois a Redenção está agora sobre nós. Nossos corações são curados, espiritualmente e fisicamente. Doenças cardiovasculares são curadas. O pulso do homem começa a bater forte e devagar como a de um campeão Olímpico. O Zohar comenta sobre um juramento que o Criador trava guerra com Amaleque. Amaleque significa as dúvidas e incertezas que mancham nossos corações e nos desconecta da verdade da Luz. Amaleque é agora morto pelos lasers como a Luz que atiram para fora do Shofar. O som da liberdade é ouvido por todo o mundo através do arranjo musical do Yud Hei Vav Hei, os 72 Nomes, e a pulsação, reverberações rítmicas do chifre do carneiro. O Zohar revela que os justos sofrem doenças para expiar os pecados de sua geração. Aqui, o Zohar desempenha o papel dos Justos, absorvendo doenças em nosso nome. A Luz da Cura é inflamada por este fenômeno e nós usamos para curar nossas doenças. Mas a Luz é ilimitada, infinita. Portanto, uma surpresa mortal está na loja para o Outro Lado: Nós agora utilizamos esta Luz de Cura e brilho de volta para as almas virtuosas entre nós que sofreram por nossa geração. E isso tudo é abençoadamente irônico que nós, o leitor comum, pode agora curar os Justos, usando sua própria Luz e compartilhar de volta com eles em profunda gratidão por seu apoio incondicional. Em adição, esta exposição dramática de energia destrói todas as doenças e enfermidades que existem no corpo e na alma do homem. "Todos os pecados ""desde o tempo de Adão até agora ""são expiados pela Luz destes versos divinamente inspirados. Eles anulam o poder do Outro Lado. 


וּכְעַן צָרִיךְ אַסְיָא, לְמִנְדַּע בְּכַמָּה דַּרְגִּין אִסְתָּלַּק דְּפִיקוּ דְּהַהוּא חוֹלֶה בְּגָלוּתָא דֶּאֱדוֹם, דְּאִתְּמַר עָלֵיהּ שֶׁחוֹלַת אַהֲבָה אָנִי. דְּהָא כַּמָה אַסְיָין אִתְכְּנָשׁוּ עָלֵיהּ, לְמִנְדַּע קֵץ דְּמַרְעָא דִּילֵיהּ, בְּאִלֵּין דְּפִיקִין, וְלָא הֲוָה חַד מִנַּיְיהוּ דְּאִשְׁתְּמוֹדַע בְּהוֹן, דִּדְפִיקוּ דְּהַהוּא חוֹלֶה, לָא כָּל אַסְיָא בָּקִי לְאִשְׁתְּמוֹדַע בֵּיהּ, דְּאִית דְּפִיקִין דקשר"ק קש"ק קר"ק, דְּאָמַר נָבִיא עָלַיְיהוּ כְּמוֹ הָרָה תַּקְרִיב לָלֶדֶת תָּחִיל תִּזְעַק בַּחֲבָלֶיהָ

104. E agora existe a necessidade de um médico que por quantos graus o pulso do paciente, YISRAEL, tem aumentado no exílio de Edom, pois é dito sobre ele "que Eu sou doente de amor" (Shir Hashirim 5:8). Pois um número de doutores reunidos sobre ele a considerar a taxa do pulso com o objetivo de saber quando sua doença chegaria para um fim, mas nenhum deles poderia compreendê-lo, pois nenhum médico é competente para ler as batidas do pulso de um paciente em particular, pois há batidas de T'kiahâ "Sh'varimâ "T'ruahâ "T'kiah, T'kiah Sh'varim T'kiah, T'kiah T'ruah T'kiah, como o profeta disse sobre eles: "Como uma mulher grávida, cujo tempo do parto se aproxima, está em dor e chora em suas dores do parto" (Yeshayah 26:17). 

וְכֻלְּהוּ עֶשֶׂר שׁוֹפָרוֹת, כְּלִילָן בִּתְלַת, דְּאִינּוּן סִימַן קש"ר, דְּאִיהוּ תְּקִיעָה שְׁבָרִים תְּרוּעָה. וּתְקִיעָה אַחְזֵי אֲרִיכוּ דְּגָלוּתָא, שְׁבָרִים קְרִיבוּ דְּגָלוּתָא. תְּרוּעָה בֵּיהּ יֵיתֵי פּוּרְקָנָא, דְּאַחְזֵי דּוֹחֲקָא בָּתַר דּוֹחֲקָא, וְלֵית רְוָוחָא בֵּין דָּא לְדָא, דְּוַדַּאי כֵּיוָן דִּשְׁאַר עַמִּין מְעַכְּבִין לוֹן לְיִשְׂרָאֵל בְּגָלוּתָא, דּוֹחֲקָא דִּלְהוֹן מְקָרֵב לוֹן פּוּרְקָנָא. אוֹף הָכִי מְהִירוּ דִּדְפִיקוּ דָּא בָתֶר דָּא, בֵּיהּ נָפִיק נַפְשָׁא דב"נ, בָּתַר דְּלֵית רֶיוַח בֵּין דָּא לְדָא

105. E todos os dez sopros do Shofar, QUE SÃO T'KIAH SH1VARIM - T'RUAH T'KIAH, T'KIAH SH'VARIM T'KIAH, T'KIAH, T'KIAH T'RUAH T'KIAH, estão incluídos nas três T'kiah Sh'varim T'ruah. POIS ELES INCLUEM APENAS ESTAS TRÊS DIFERENTES VARIAÇÕES DE SOPROS. T'kiah representa o cumprimento do exílio. Sh'varim ENSINA SOBRE a proximidade do exílio, e T'uah sobre a vinda da redenção, POIS OS SONS DA T'RUAH ensina sobre a coação depois da coação com nenhum descanso sobre eles. E claramente, uma vez que as outras nações fazem o exílio de Yisrael mais difícil, é o constrangimento que eles sofrem que traz a redenção mais perto. E assim é, também, em nosso caso de pulso do paciente: COMO as batidas vem mais forte, uma depois da outra, com nenhum espaço entre elas, a alma do homem o deixa. 

קשר"ק קש"ק קר"ק, אִיהוּ דְּשַׁוֵּי קש"ר, תְּקִיעָה שְׁבָרִים תְּרוּעָה. דְּאִתְעַבָּר בֵּיהּ שֶׁקֶר מִן עָלְמָא, דְּבֵיהּ אוֹמָאָה, מִלְחָמָה לַיְיָ' בַּעֲמָלֵק. יִתְּעַר בְּעָלְמָא. שִׁיר פָּשׁוּט, וְכָפוּל, וּמְשׁוּלָשׁ, וּמְרוּבָּע. דְּאִיהוּ סָלִיק אַתְוָון דִּילֵיהּ, י', י"ה, יה"ו, יהו"ה, ע"ב. בְּהַהוּא זִמְנָא, וּבְכֵן צַדִּיקִים יִרְאוּ וְיִשְׂמָחוּ וִישָׁרִים יַעֲלוֹזוּ וַחֲסִידִים בְּרִנָּה יָגִילוּ. ו' תּוֹסֶפֶת, אֲלַף שְׁתִיתָאָה. קוֹדֶם דִּילֵיהּ עָקֵ"ב, חָרַב בֵּי מַקְדְּשָׁא, וּלְבָתַר דִּילֵיהּ, עַד תַּשְׁלוּם רָעָב, יִהְיֶה עֶרֶב. הה"ד עֶרֶב וִידַעְתֶּם כִּי יְיָ' הוֹצִיא אֶתְכֶם וְגוֹ'. כִּי עַבְדֶּךָ עָרַב אֶת הַנַּעַר וְגוֹ'.  ע"כ רעיא מהימנא        

106. T'kiah Sh'varim-T'ruah T'kiah, T'kiah Sh'varim T'kiah, T'kiah T'ruah T'kiah, QUE SÃO O SEGREDO QUE BATE DO EXÍLIO, COMO ACIMA, faz Kof Shin Resh (Heb. kesher - Port. 'laço'), as iniciais de T'kiah Sh'varim Truah, pelo qual a falsidade (Heb. sheker, Shin Kof Resh) é removido do mundo. Em relação a este foi o juramento: "Hashem fará guerra contra o Amalek" (Shemot 17:16), POIS A REDENÇÃO VIRÁ VIR PELOS SONS DA T'KIAH SH'VARIM-T'RUAH T'KIAH, T'KIAH SH'VARIM T'KIAH, T'KIAH TRUAH T'KIAH. E ENTÃO um simples, triplo e quadruplo som surgirá no mundo, onde as letras DO YUD HEI VAV HEI irá multiplicar-se E SE JUNTAR. PRIMEIRO IRA VIR Yud, ENTÃO Yud-Hei, ENTÃO Yud-Hei-Vav E ENTÃO Yud Hei Vav Hei, ONDE YUD É O SOM SIMPLES, YUD-HEI DUPLO, YUD-HEI-VAV É TRIPLO E YUD HEI VAV HEI É QUÁDRUPLO, E SEU VALOR NUMÉRICO JUNTO É O TOTAL DE 72. NO MOMENTO DA REDENÇÃO ESTE NOME DE 72 IRÁ DESPERTAR. Naquele tempo A ORAÇÃO FOI RESPONDIDA: 'E portanto (Heb. uv'chen) os justos verão e se alegrarão, a exultar alegre e ereta a piedade na música'. O VALOR NUMÉRICO DE 'UV'CHEN', É 78, A SABER 72 COM A ADIÇÃO DE SEIS, QUE Ó VALOR DE VAV. Isso somado ao Vav REFERE-SE AO sexto milênio. O Segundo Templo foi destruído 172 anos antes O QUINTO MILÊNIO, QUE É, A DESTRUIÇÃO DO TEMPLO VINDO 172 ANOS MAIS CEDO, ANTES DO QUINTO MILÊNIO. E depois disso ELE VAI CHEGAR DEPOIS DO QUINTO MILÊNIO  e no final do Resh Ayin Bet (272) ANOS DO SEXTO MILÊNIO. POIS O EXÍLIO DEVE DURAR 1.220 ANOS, PARA CUMPRIR: "VOCÊ, O SALOMÃO, PODE TER MIL, E OS QUE GUARDAM SEU FRUTO DUZENTOS" (SHIR HASHIRIM 8:12). COM A REVELAÇÃO DO NOME DE 72, ISSO EQUIVALE A 1272. OS 172 ANOS PRECEDEM O QUINTO MILÊNIO PODEM OU NÃO FAZER PARTE DESTA CONTA. POR ISSO SE DIZ "ATÉ COMPLETAR 272... (HEB. RA'AV RESH, AYIN, BET)." Como no verso "À noite (Heb. erev, Ayin Resh Bet) e você saberá que Hashem trouxe você para fora, etc." (Shemot 16:6), e,"Porque seu servo se tornou um fiador (Heb. arav, Ayin Resh Bet) para o rapaz" (Beresheet 44:32). Você deve saber que todas aquelas datas mencionadas no Zohar referem-se ao despertar a partir de acima, que ocorrerá nestes momentos de redenção. Mas certamente isso depende das ações das pessoas e arrependimento. Final do Ra'aya Meheimna (O Pastor Fiel) Uma Sinopse Rabbi Aba lembra um momento em que ele perguntou a Rabbi Shimon porque os justos são punidos pelos pecados da geração, e foi dito que ele espia os pecados do mundo. Ele havia dito que os mortais são parte de um corpo. Rabbi Aba aprendeu que normalmente um homem justo é suficiente para expiar todos, mas se há muito pecado então mais homens justos são atingidos. Quando os homens justos morrem então tudo está curado e expiado. 

עַד דַּהֲווֹ יַתְבֵי, חָמוּ חַד טוּלָא דְּקַיְימָא עָלַיְיהוּ, אַזְלָא וְאַתְיָא, אַזְלָא וְאַתְיָא, בְּגוֹ בֵּיתָא. תַּוְּוהוּ. א"ר אַבָּא, יוֹסֵי בְּנִי, אֵימָא לָךְ מַה דַּהֲוָה לִי עִם בּוּצִינָא קַדִּישָׁא. יוֹמָא חַד הֲוֵינָן אַזְלִינָן בְּבִקְעָתָא דְּאוֹנוֹ, וַהֲוֵינָן לָעָאן בְּאוֹרַיְיתָא, כָּל הַהוּא יוֹמָא, וּמִגּוֹ תּוּקְפָּא דְּשִׁמְשָׁא אוֹתְבֵנָין גַּבֵּי חַד טִינָרָא, בְּגוֹ נוּקְבָּא חֲדָא

107. Enquanto eles ainda estavam sentados, eles viram uma sombra permanente sobre os que iam e vinham, de lá para cá na casa. Eles ficaram surpresos. Rabbi Aba disse: Yosi, meu filho, Eu vou dizer o que aconteceu comigo quando Eu estava com o Santo Luminoso, QUE É RABBI SHIMON, um dia quando nós estávamos caminhando no Vale do Ono, e engajados em toda Torah naquele dia, e por causa da intensidade do calor do sol, nós sentamos em um nicho sob uma rocha. 

אֲמֵינָא לֵיהּ, מַאי הַאי, דִּבְכָל שַׁעֲתָא דְּחַיָּיבִין אַסְגִּיאוּ בְּעָלְמָא, וְדִינָא שַׁרְיָיא בְּעָלְמָא, זַכָּאִין דִּבְּהוֹן לָקָאן עָלַיְיהוּ. דְּהָכִי תָּנֵינָן, בְּחוֹבָא דְּדָרָא, קַדִּישַׁיָּיא וְצַדִּיקַיָּיא יִתָּפְסוּן. אֲמַאי, אִי בְּגִין דְּאִינּוּן דְּלָא מוֹכִיחִין לְעָלְמָא עַל עוֹבָדַיְיהוּ, כַּמָּה אִינּוּן דְּמוֹכִיחִין, וְלָא מְקַבְּלֵי מִנַּיְיהוּ, וְצַדִּיקַיָּיא אִתְכַּפְיָין קַמַּיְיהוּ. וְאִי בְּגִין דְּלָא הֲוֵי מַאן דְּיָגִין עַל עָלְמָא, לָא יֵהוֹן מֵתִין, וְלָא יִתָּפְסוּן בְּחוֹבַיְיהוּ, דְּהָא חֶדְוָוה אִיהוּ לְצַדִּיקַיָּיא בְּאִבּוּדָא דִּלְהוֹן

108. Eu pedi para ele me explicar porque é que, sempre que o números dos maus no mundo aumenta e o Julgamento recai sobre o mundo,  os justos entre eles são feridos em sua conta. Pois isso é o que aprendemos sobre os pecados das gerações: que este é o santo e justo que foram punidos. Por que isso deveria ser assim. Poderia ser porque eles não admoestando o mundo sobre suas obras? Pois há muitos que fazem admoestação, mas eles não irão aceitar isso deles então eles são subjugados perante aqueles QUE NÃO ESCUTAM A ELES. ASSIM POR QUE ELES SÃO PUNIDOS PARA O PECADOS DA GERAÇÃO. Ou talvez isso seja porque o mundo não tem proteção E OS JUTOS SÃO PUNIDOS E MORREM ENTÃO QUE O MAU PODE EXISTIR EM SEU MÉRITO? E EU O PERGUNTEI: Foram os justos não mortos e não punidos pelos pecados DOS ÍMPIOS, MAS SE OS ÍMPIOS PERECEREM, então isto não seria um motivo de alegria para os justos que os ímpios deveriam perecer? COMO ESCRITO "MAS QUANDO PERECEM OS ÍMPIOS, HÁ JUBILAÇÃO" (MISHLEI 11:10). 

א"ל, בְּחוֹבָה דְּדָרָא וַדַּאי מִתָּפְסִין צַדִּיקַיָּיא, וְהָא אוֹקִימְנָא הָנֵי מִילֵי. אֲבָל בְּשַׁעֲתָא דְּיִתָּפְסוּן צַדִּיקַיָּיא בְּמַרְעִין, אוֹ בְּמַכְתְּשִׁין, בְּגִין לְכַפְּרָא עַל עָלְמָא הֲוֵי, כְּדֵין יִתְכַּפְּרוּן כָּל חוֹבֵי דָּרָא, מְנָלָן. מִכָּל שַׁיְיפֵי גּוּפָא, בְּשַׁעֲתָא דְּכָל שַׁיְיפִין בְּעָאקוּ, וּמְרָע סַגֵּי שַׁרְיָיא עָלַיְיהוּ, שַׁיְיפָא חֲדָא אִצְטְרִיךְ לְאַלְקָאָה, בְּגִין דְּיִתְסּוּן כֻּלְּהוּ, וּמַנוּ. דְּרוֹעָא. דְּרוֹעָא אַלְקֵי וְאַפִּיקוּ מִינֵּיהּ דָּמָא, כְּדֵין הָא אַסְוָותָא לְכָל שַׁיְיפֵי גּוּפָא

109. Ele disse para mim: Os justos são certamente chamados pelos pecados da geração, e nós já discutimos esses assuntos. Mas quando os jutos são pegos com doenças e pestes, a fim de expiar os pecados do mundo, pois então é efetuado expiação dos pecados da geração, COMO O LADO DA SANTIDADE É ASSIM ERGUIDO E O OUTRO LADO RENDE-SE. Como nós sabemos sobre isso? Nós aprendemos isso das outras partes do corpo estão em problema e uma séria doença prevalece neles, um dos membros tem que sofrer, de modo que todos eles devem estar saudáveis. E que É O MEMBRO QUE ESTÁ SOFRENDO? Isso é por causa do braço, a partir do qual o sangue é deixado, e então todas as partes do corpo recuperam a saúde. 

אוֹף הָכִי בְּנֵי עָלְמָא אִינּוּן שַׁיְיפִין דָּא עִם דָּא. בְּשַׁעֲתָא דְּבָעֵי קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא לְמֵיהַב אַסְוָותָא לְעָלְמָא, אַלְקֵי לְחַד צַדִּיקָא בֵּינַיְיהוּ, בְּמַרְעִין וּבְמַכְתְּשִׁין, וּבְגִינֵיהּ יָהִיב אַסְוָותָא לְכֹלָּא. מְנָלָן. דִּכְתִּיב וְהוּא מְחוֹלָל מִפְּשָׁעֵינוּ מְדוּכָּא מֵעֲוֹנוֹתֵינוּ וְגוֹ'. וּבַחֲבוּרָתוֹ נִרְפָּא לָנוּ. וּבַחֲבוּרָתוֹ, אֲקָזוּתָא דְּדָמָא, כְּמַאן דְּאָקִיז דְּרוֹעָא, וּבְהַהוּא חַבּוּרָא נִרְפָא לָנוּ, אַסְוָותָא הוּא לָנָא לְכָל שַׁיְיפִין דְּגוּפָא

110. E assim é que todas as pessoas são partes do corpo juntos. Quando o Santo Único, abençoado seja Ele, deseja conceder cura para o mundo. Ele inflige doenças e pestes em um homem justo do meio deles, e, por causa dele, da cura para todos. Onde é que vamos aprender o que é isso? Do verso: "Mas ele foi ferido por causa de nossa transgressão nós fomos sarados" (Yeshayah 53:5), "e por seu prejuízo": isso se refere a locação de sangue, como aquele que deixa sangue de seu braço, no que há lesão "nós somos curados," que é para dizer, nós, todas as partes do corpo, encontram cura. 

וּלְעוֹלָם לָא אַלְקֵי צַדִּיקָא, אֶלָּא לְמֵיהַב אַסְוָותָא לְדָרָא, וּלְכַפְּרָא עָלַיְיהוּ. דְּהָא נִיחָא לְסִטְרָא אַחֲרָא דְּדִינָא שַׁלְטָא עַל זַכָּאָה יַתִּיר מִכֹּלָּא, דְּלָא חָיִישׁ כְּדֵין לְכָל עָלְמָא, וְלָא אַשְׁגַּח בְּהוּ, מֵחֶדְוָה דְּשַׁלִּיט עָלֵיהּ. וְהַהוּא זַכָּאָה זָכֵי לְשׁוּלְטָנָא עִלָּאָה, בְּהַאי עָלְמָא, וּבְעָלְמָא דְּאָתֵי. צַדִּיק וְטוֹב לוֹ, דְּלָא חָיִישׁ קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא לְכַפְּרָא עַל עָלְמָא

111. E Ele nunca fere o homem justo a menos que seja a fim de conceder a cura para geração e para fazer expiação dos seus pecados, pois o Outro Lado prefere MAIS DO QUE TUDO que Julgamento deve ter controle sobre os justos, pois ele então não considera o resto do mundo importante e ele não o vigia por causa de sua grande alegria que ele tem controle SOBRE OS JUSTOS. E a pessoa justa QUE SOFRE POR CAUSA DA GERAÇÃO merece governo celestial, neste mundo e no Mundo Vindouro. E ONDE EXISTE um homem justo com quem as coisas estão indo bem, a explicação é que o Santo Único, abençoado seja Ele, não está em causa para fazer expiação par ao mundo.

אֲמֵינָא לֵיהּ, אִלּוּ לָא הֲווֹ בְּחַד זִמְנָא, יָאוּת. אֲבָל אִית צַדִּיק הָכָא, וְאִית צַדִּיק הָכָא, לְדָא אִית מַרְעִין וּמַכְתְּשִׁין, וּלְדָא אִית כָּל טִיבוּ דְּעָלְמָא. אָמַר לִי, בְּחַד מִנַּיְיהוּ אוֹ תְּרֵין סַגֵּי, דְּלָא בָּעָא קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא לְאַלְקָאָה כֹּלָּא, כְּמָה דְּלָא אִצְטְרִיךְ אֶלָּא דְּרוֹעָא חֲדָא, לְאַלְקָאָה וּלְאָקָזָאָה לְמֵיהַב אַסְוָותָא לְכָל שַׁיְיפִין. אוֹף הָכָא, בְּחַד צַדִּיקָא סַגֵּי

112. Eu disse a ele: MAS SE HÁ DOIS HOMENS JUSTOS, ONDE UM DELES É JUSTO QUE SOFRE MAL POR ELE, ENQUANTO O OUTRO É JUSTO QUE FLORESCE? Se eles não vivem no mesmo tempo, ENTÃO O QUE ELES DISSERAM faz sentido QUE É, QUE O HOMEM JUSTO QUE FLORESCE VIVE NO TEMPO QUANDO O SANTO ÚNICO, ABENÇOADO SEJA ELE, NÃO ESTÁ PREOCUPADO COM SUA EXPIAÇÃO NO MUNDO, ENQUANTO OS HOMENS JUSTOS QUE SOFREM EM VIDA POR UM TEMPO QUANDO O SANTO ÚNICO, ABENÇOADO SEJA ELE, ESTÁ PREOCUPADO EM FAZER EXPIAÇÃO PARA O MUNDO. Mas o que acontece com o caso onde há dois homens justos, um aqui e outro ali, ambos vivendo NO MESMO TEMPO, e um sofre de doenças e pestilências enquanto o outro aproveita todas as coisas boas do mundo? Ele diz para mim: Um, ou possivelmente dois, homens justos são suficientes PARA A EXPIAÇÃO DA GERAÇÃO, pois o Santo Único, abençoado seja Ele, não precisa ferir todos eles, tal como é desnecessário ferir e tirar sangue de mais de um braço, a fim de conceder saúde para as outras partes DO CORPO. Da mesma forma, aqui também, um homem justo é suficiente. .

וְאִי אִתְּקַף בֵּיהּ מְרָע, עַל כָּל שַׁיְיפִין, כְּדֵין אִצְטְרִיךְ תְּרֵין דְּרוֹעִין לְאָקָזָאָה. אוֹף הָכִי, אִי אַסְגִּיאוּ חוֹבִין יַקִּירִין עַל עָלְמָא, כְּדֵין כָּל זַכָּאִין אַלְקוּן, לְמֵיהַב אַסְוָותָא עַל כָּל דָּרָא. אֲבָל בִּזְמַן דְּלָא אַסְגִּיאוּ כָּל כַּךְ, כְּדֵין חַד זַכָּאָה אַלְקֵי, וּשְׁאַר צַדִּיקַיָּא בִּשְׁלָם, דְּהָא לָא אִצְטְרִיךְ עָלְמָא דְּיִלְקוּן כֻּלְּהוּ. אִתְסִיאוּ עַמָּא. אִתְסִיאוּ צַדִּיקַיָּיא. וּלְזִמְנִין דְּכָל יוֹמֵיהוֹן קַיְימִין בְּמַרְעִין, לְאַגָּנָא עַל דָּרָא. מִיתוּ, הָא אַתְּסֵי כֹּלָּא, וְאִתְכְּפַּר. לְזִמְנִין דְּחוֹבִין אִינּוּן יַקִּירִין יַתִּיר

113. Mas se a doença atinge todas as partes do corpo, isso é então necessário para deixar o sangue a partir de ambos os casos. Então também em nosso caso. Se o número de pecados sérios no mundo aumentar, então todos os justos têm de ser feridos a fim de conceder a cura para toda geração. Mas quando eles não são muitos, então apenas um homem justo é ferido, e os outros justos vivem em paz, pois o mundo não está em tal necessidade para serem desbaratados. E se as pessoas são curadas, os justos são também curados, mas o que acontece algumas vezes é que OS JUSTOS são infligidos com doenças ao longo de suas vidas a fim de proteger a geração, num momento QUANDO OS PECADOS SÃO MAIS PESADOS. Quando OS JUSTOS morrem, então tudo é curado, e expiado. 

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Pinchas - Capítulo 14 - Por que os justos são punidos pelas iniquidades de sua geração

Sinopse:

Rabbi Shimon disse que o Outro Lado é o conteúdo para controlar os Justos porque então ele pode se dar ao luxo de ignorar o resto do mundo. Por esta afirmação que nós temos a evidência da história de Jô, onde a atenção de Satanás para Jô habilitou Deus para salvar o resto de sua geração. Se os justos são fortes, e eles tem suas aflições e superam o acusador, ele pode salvar toda geração, de fato, assim é como Moisés se tornou o Pastor Fiel sobre Yisrael, e porque ele irá controlá-los no Mundo Vindouro. Moisés pergunta a Rabbi Shimon porque uma pessoa justa é afetada enquanto outra pessoa não o é, e a resposta é que Deus faz apenas o que é necessário: se será suficiente, Ele apenas aflige um, mas se os pecados são generalizados Ele irá também afligir outros homens justos. Moisés fala sobre três tipos de homens justos, todos eles se tornaram uma carruagem para Adão e os patriarcas, e que adquiram com eles a força para sofrer e proteger toda a geração. 

A RELEVÂNCIA DESTA PASSAGEM:

A riqueza da sabedoria e cura derrama dessa passagem. Estamos informado que Jó e Moisés eram homens de força espiritual colossal que lutaram e venceram contra Satanás, preocupando-lhe a fim de libertar toda sua geração. Nossa leitura ressuscita sua força e poder, atraindo Satanás de volta para a batalha com estes grandes guerreiros espirituais. O Zohar e o espírito do Jó e Moisés agora suportam o peso do ataque de Satanás para que toda nossa geração esteja livre das garras do Outro Lado. Estes grandes guerreiros garantem sua grande vitória sobre esse inimigo antigo. Além disso, em nossa meditação, nós contribuímos para o desaparecimento de Satanás, reembolsando os justos que lutaram para nós tão corajosamente ao longo dos tempos. As almas justas entre nós aqui e agora param de sofrer em nosso nome. O sino final é tocado e esse conflito cósmico entre a vida e a morte, bom e mau, terminou em último, com Vida e a Bondade. O Zohar então expõe sobre a função espiritual dos órgãos do corpo, incluindo o fígado, o baço,os rins, o coração e os pulmões, e seu relacionamento com o pecado, doença, e os patriarcas. Doença se origina no fígado, causado pelos pecados que nós cometemos, consciente ou inconscientemente, nesta vida ou no passado. Quando a doença ataca, deve haver derramamento de sangue do lado direito do braço, a fim de curar o corpo inteiro. Assim aqui nós invocamos Abraão, que significa o braço direito, para espiritualmente sangrar. Nossos corpos são agora purificados de doenças como nós limpamos nossos pecados e as iniquidades de nossa geração. Esau representa o fígado e Ismael representa o baço. Quando lemos esta leitura, bloqueios negativos em nosso fígado e baço são removidos enquanto as influências destrutivas de Esau e Ismael são dissolvidas em nossa. Nossa meditação invoca a grandeza de Isaac, que representa o Braço Direito lado do julgamento. Sangue é deixado a partir do braço esquerdo, gerando cura e purificação de todas as transgressões. Nossa leitura de convocação do poder de Jacob, que representa o corpo. Snague é com isso deixado em ambos os braços direito e esquerdo, despertando bem estar e limpeza de todas as ofensas. Nossa contemplação sincera destes versos evoca Adão e todos os patriarcas quando a doença e pecado são galopantes na civilização. Sangue é com isto deixado nas veias na cabeça, assim cura e regeneração dos órgãos do corpo, ossos, e sangue, e limpeza deste mundo de todos seus pecados, acabando com doenças transmitias pelo ar e todas as pragas. Finalmente, o processo da cura e regeneração de nossas células e almas são seladas por Moisés, cujo nome é reorganizado no Mem Hei Shin, um dos 72 Nomes de Deus, que inflama a saúde, bem estar e restauração. Todos estes efeitos miraculosos são atingidos por causa da santidade deste livro e a santidade dos Patriarcas. Nosso reconhecimento e apreciação desta verdade magnífica o efeito da cura exponencialmente a cada par de olhos que incidem sobre estes versículos. 





אַדְּהָכִי הָא רַעְיָא מְהֵימָנָא, אָמַר לוֹן, וַאֲמַאי לָקֵי דְּרוֹעָא יְמִינָא. דְּאוֹרַח כָּל מָארֵי אַסְוָותָא דַּאֲקִיזִין בְּקַדְמֵיתָא דְּרוֹעָא יְמִינָא, וְהָא דְּרוֹעָא שְׂמָאלָא אִיהוּ קָרִיב לְלִבָּא, אֲמַאי לָא אֲקִיזִין לֵיהּ. אָמַר לֵיהּ בְּגִין דְקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא לָא בָּעֵי לְאַלְקָאָה יַתִּיר, דְּהָא בְּהַאי סַגֵּי, וְאִי אִתְיְקַר מַרְעָא עַל שַׁיְיפִין דְּגוּפָא, אָקִיז דְּרוֹעָא שְׂמָאלָא

95. Enquanto eles estavam falando, o Pastor Fiel a si mesmo veio e disse a eles: E por que estava o braço direito aflito? Porque o caminho de todos os curandeiros é deixar o sangue em primeiro lugar do braço direito? Desde que o braço esquerdo é o que está mais próximo do coração, por que o sangue não é deixado nele? OU, PARA COLOCAR EM QUESTÃO EM OUTRAS PALAVRAS: POR QUE É QUE UM HOMEM JUSTO É AFLIGIDO E O OUTRO NÃO? Ele responde: Porque o Santo Único, abençoado seja Ele, não quer excessivamente a greve, e um HOMEM JUSTO é suficiente. Mas se a doença é grave e se espalha por toas as partes do corpo, sangue é deixado a partir do braço esquerdo TAMBÉM, A SABER OUTROS HOMENS JUSTOS SÃO TAMBÉM AFLIGIDOS. 

א"ל, אִי לָא הֲווֹ תַּרְוַויְיהוּ בְּחַד זִמְנָא, יָאוּת אֲבָל אִית צַדִּיק הָכָא, וְאִית צַדִּיק הָכָא, לְדָא אִית מַרְעִין וּמַכְתְּשִׁין, וּלְדָא אִית טִיבוּ. אֲמַאי. אִי אִתְיְיקַר בֵּיהּ מַרְעָא יַקִּיז לְתַרְוַויְיהוּ, דְּאִינּוּן תְּרֵין דְּרוֹעִין, לְמֵיהַב אַסְוָותָא לְכָל שַׁיְיפִין, וְאִי לָא אִתְיְיקַר בֵּיהּ מַרְעָא עַל כָּל שַׁיְיפִין, אֲמַאי אָקִיז לִדְרוֹעָא יְמִינָא, יַתִּיר מִשְּׂמָאלָא. אֶלָּא א"ל אֵימָא אַנְתְּ

96. Ele disse  para ele: Se os dois não foram (afligidos) no mesmo tempo, que seria bom, mas sobre o caso dos dois homens justos, aquele que sofre de doenças e problemas, enquanto o outro é tratado com bondade? Por que é que as doenças, A SABER OS PECADOS DA GERAÇÃO, se espalham, no sangue é deixado por ambos deles, A SABER AMBAS AS PESSOAS JUSTAS, que são os dois braços, de modo que a cura pode ser dada para todas as partes DO CORPO, A SABER DE TODA A GERAÇÃO. E no caso onde a doença não se torna mais séria, e que não se espalham pelas partes do corpo, porque é deixado mais sangue no braço direito do que no braço esquerdo? POR QUE UM É FEITO PARA SOFRER E O OUTRO NÃO? Ele disse para ele: Por que você não da a resposta? 

אָמַר לֵיהּ, וַדַּאי גּוּפָא וּתְרֵין דְּרוֹעִין, אִינּוּן לָקֳבֵל אֲבָהָן. רֵישָׁא, לָקֳבֵל אָדָם קַדְמָאָה. דְּרוֹעָא יְמִינָא, לָקֳבֵל אַבְרָהָם. דְּרוֹעָא שְׂמָאלָא, לָקֳבֵל יִצְחָק. גּוּפָא, לָקֳבֵל יַעֲקֹב. וּמִלְּגוֹ לְגוּפָא, כָּבֵד לִימִינָא. טְחוֹל לִשְׂמָאלָא. עֵשָׂו וְיִשְׁמָעֵאל. לִבָּא יַעֲקֹב, בְּאֶמְצָעִיתָא. כַּנְפֵי רֵיאָה וְכוּלְיָין, לָקֳבֵל אַבְרָהָם וְיִצְחָק. רֵיאָה מַיִם. דְּאִינּוּן שׁוֹאֲבִין כָּל מִינֵי מַשְׁקִין. כּוּלְיָין אֶשָּׁא, דְּבָשִׁיל זֶרַע דְּנָחִית מִמּוֹחָא

97. Ele disse para ele: Certamente o corpo e os dois braços representam os três patriarcas e a cabeça para Adão. O braço direito corresponde a Abraão e o braço esquerdo a Isaac, enquanto o corpo representa Jacob. Dentro do corpo, o fígado a direita, o baço para a esquerda, QUE SÃO AS DUAS KLIPOT DE Esau e Ishmael. O coração é Jacob, entre eles. Os pulmões e os rins representam Abraão e Isaac, o pulmão sendo água, INSINUANDO CHESED, para O PULMÃO atrair todos os tipos de porções, enquanto os rins são fogo, que cozinha a semente que desce do cérebro. 

וּבְגִין דְּאַבְרָהָם אִיהוּ מַיִם, שַׁוֵּי זַרְעֵיהּ בְּגָלוּתָא דֶּאֱדוֹם וּבְגִין דָּא כָּבֵד לִימִינָא דְּאַבְרָהָם, וּמָרָה, דְּכָבֵד חֶרֶב דִּילֵיהּ, אִיהִי מָרָה, אִתְּמַר בָּהּ וְאַחֲרִיתָהּ מָרָה כַלַּעֲנָה. וְאִי חוֹבִין מִתְרַבִּין בִּבְנוֹי דְּאַבְרָהָם דְּאִינּוּן בְּגָלוּתָא דֶּאֱדוֹם, אִתְיְקַר בֵּיהּ מְרָע עָלַיְיהוּ מִסִּטְרָא דְּכָבֵד, דְּרוֹעָא יְמִינָא צָרִיךְ לְאַלְקָאָה לְאָקָזָא דָּמֵיהּ מִנֵּיהּ, דְּמַאן דְּנַטְלִין מִנֵּיהּ מָמוֹנֵיהּ, כְּאִילּוּ שְׁפִיכוּ דָּמֵיהּ, וְאִשְׁתְּאַר עָנִי, דְּעָנִי חָשׁוּב כַּמֵּת

98. E desde que Abraão é a água, A SABER CHESED, SE, PORTANTO, SUA DESCENDÊNCIA PREJUDICA CHESED, Ele coloca sua prole no exílio de Edom, QUE É A QUESTÃO DOS RESÍDUOS DE GVURAH A PARTIR DA ESQUERDA, E ELES RECEBEM SEU CASTIGO: POR CAUSA DELES SENDO O OPOSTO DE SUA NATUREZA. Isso é porque o fígado é do fel que está no fígado a direita de Abraão, A SABER PARA A DIREITA DO CORPO, sua espoada, A SABER MALCHUT DA KLILPH DE ESAU sendo o fel (Heb. marah). Sobre isso está escrito: "Mas seu fim é amargoso (Heb. marah) como o absinto" (Mishlei 5:4). E se os pecados aumentam entre os filhos de Abraão, A SABER ENTRE AQUELES QUE SE ESTENDEM DO LADO DE CHESED, que são colocados no exílio de Edom, e a doença se espalha sobre eles a partir do lado do fígado, eles têm que ser feridos e o sangue tem que ser deixado no braço direito, A SABER DAQUELES JUSTOS QUE VEM DO LADO DE CHESED, E NÃO DAQUELES DO LADO DE GVURAH, POIS O DEFEITO NAQUELES DO LADO DE CHESED. E 'quem que tenha levado seu dinheiro é como seu sangue foi derramado', pois ele permanece pobre, e um homem pobre é considerado como morto. 

וְאִי חוֹבִין מִתְרַבִּין מִסִּטְרָא דִּבְנֵי יִצְחָק, דְּאִינּוּן בְּגָלוּתָא בֵּין יִשְׁמָעֵאל, בֵּי מַרְעֵיהּ יִתְיְקַר מִסִּטְרָא דִּטְחוֹל לִשְׂמָאלָא, וְצָרִיךְ לְאָקָזָא דְּרוֹעָא שְׂמָאלָא, וְלָא יַתִּיר

99. Mas se os pecados aumentam entre os filhos de Isaac, A SABER AQUELES QUE DESCENDEM DELE PREJUDICAM A QUALIDADE DE GVURAH, QUE É O SEGREDO DE ISAAC, eles são ENTÃO colocados no exílio entre Ishmael, QUE É A KLIPAH DA DIREITA, QUE É O OPOSTO DA NATUREZA DOS FILHOS DE ISAAC, A FIM DE AUMENTAR SUA PUNIÇÃO. A doença se espalha a partir do longo do baço, que é para a direita DO CORPO E CONTROLA OS FILHOS DE ISAAC QUE É DEFICIENTE DA NATUREZA DA ESQUERDA. E o sangue tem PORTANTO deve ser deixado no braço esquerdo. QUE É PRA DIZER, QUE DOS JUSTOS QUE VEM DO LADO DE GVURAH, e não de quaisquer outros. ISSO OCORRE PORQUE OS DEFICIENTES AQUI SÃO AQUELES QUE NÃO VEM DE ABRAÃO, O BRAÇO DIREITO, DE ISAAC, O BRAÇO ESQUERDO. 

וְאִי חוֹבִין מִתְרַבִּין בִּבְנֵי יַעֲקֹב, דְּאִינּוּן אֲחִידָן לִתְרֵין סִטְרִין, דְּאִינּוּן מְפוּזָרִים בִּבְנֵי עֵשָׂו וְיִשְׁמָעֵאל, הָא מַרְעָא אִתְיְקַר עַל גּוּפָא, וּבָעֵי לְאָקָזָא ב' דְּרוֹעִין. וְאִי כֻּלְּהוּ תְּלַת בְּמַרְעִין כַּחֲדָא. הָא מַרְעָא סָלִיק לְרֵישָׁא, וּבָעֵי לְאָקָזָא וְרִידִין דְּרֵישָׁא, וְאִלֵּין תְּלַת אִתְעָבֵידוּ מֶרְכָּבָה לְאָדָם קַדְמָאָה וְלַאֲבָהָן, וּבְהוֹן אִתְתְּקָפוּ לְמִסְבַּל יִיסוּרִין, לְאַגָּנָא עַל דָּרָא לְאַרְבַּע סִטְרֵי דְּעָלְמָא

100. E se os pecados aumentam entre os filhos de Jacob,  A SABER AQUELES DESCENDEM DELE COMPROMETEM SUA NATUREZA, QUE INCLUI AMBOS LADOS, CHESED E GVURAH, que estão espalhados NO EXÍLIO entre os filhos de Esau e Ishmael, A SABER NA KLIPOT DA DIREITA E DA ESQUERDA, então a doença se espalha pelo corpo, QUE É O ASPECTO DE JACOB, e o sangue tem que ser deixado de ambos os braços. Mas se todos os três deles,  A SABER AQUELES TIRADOS DE JACOB, DE ISAAC, E DE ABRAÃO, estão doentes juntos, A SABER TODOS ELES TEM MANCHADO SUAS PRÓPRIAS RAÍZES, a doença então sobe para a cabeça, e o sangue tem que ser deixado nas veias que estão na cabeça. E estes três  TIPOS DE PESSOAS JUSTAS, QUE DESCENDEM DE ABRAÃO, ISAAC E JACOB, se tornam uma Carruagem para Adão e os patriarcas, que adquirem a partir deles força para sofrer tormentos e proteger as gerações ao longo dos quatro ventos do mundo. 

וַוי לֵיהּ לְדָרָא, דְּגַרְמִין דְּיִלְקוּן אֲבָהָן וְאָדָם קַדְמָאָה, וְאִלֵּין צַדִּיקַיָּיא דְּבֵינַיְיהוּ, דְּלֵית אַפְרָשׁוּתָא בֵּין אִלֵּין צַדִּיקַיָּא, לַאֲבָהָן וְאָדָם, דְּאִינּוּן נִשְׁמָתִין דִּלְהוֹן, וְדוֹחֲקָא וְצַעֲרָא וִיגוֹנָא דִּלְהוֹן, מָטֵי לַאֲבָהָן וְאָדָם. כְּגַוְונָא דְּיַמָּא, אִלֵּין נַחֲלִין דְּנָפְקִין מִתַּמָּן, אִי חוֹזְרִין עֲכוּרִין וּמְלוּכְלָכִין לְיַמָּא, הָא יַמָּא נָטִיל מִן עָכִירוּ וְלִכְלוּכָא דִּלְהוֹן. וּבְחֵילָא דְּיַמָּא דְּאִיהִי תַּקִּיפָא, לָא סְבִילַת לִכְלוּכָא דִּלְהוֹן, וּזְרִיקַת לֵיהּ לְבַר, וְאִשְׁתְּאָרוּ נַחֲלִין צְלִילִין וְדַכְיָין מֵהַהוּא לִכְלוּךְ

101. Ai da geração que faz com que os patriarcas e Adão sejam atingidos, e os homens justos entre eles, bem como, não diferença entre os justos DA GERAÇÃO e os patriarcas e Adão. Isso é porque  aqueles JUSTOS são suas almas DELES EXTRAÍDAS e sua angústia, dor, e aflição para chegar aos patriarcas e Adão. Isto é como o mar quando um número de rios fluem fora dele e retornam para ele, impuros e sujos, e o mar recebe sua impureza e sujeira. E porque a força do mar, pois é forte, ele não segura a sujeira, mas joga para fora, e os rios permanecem claros e puros, sem a sujeira. 

כְּגַוְונָא דְּאִימָא, דְּדָכִיאָת לִכְלוּכִין דִּבְנָהָא זְעִירִין, הָכִי אֲבָהָן מְדַכְּאִין חוֹבִין וְלִכְלוּכִין דִּבְנַיְיהוּ דְּיִשְׂרָאֵל, כַּד אִשְׁתְּכָחוּ בְּהוֹן צַדִּיקַיָּיא בְּעוֹבָדֵיהוֹן, תַּקִּיפִין לְמִסְבַּל יִיסוּרִין עַל דָּרֵיהוֹן. בְּהַהוּא זִמְנָא לֵית אַפְרְשָׁא בְּהוֹן. אָתוּ כֻּלְּהוּ וּבָרִיכוּ לֵיהּ, וְאָמְרוּ לֵיהּ סִינַ"י סִינַ"י, דְקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא וּשְׁכִינְתֵּיהּ מַלִּיל בְּפוּמוֹי, מַאן יָכִיל לְקַיְּימָא קַמֵּיהּ בְּכֹלָּא. זַכָּאָה חוּלָקָנָא, דְּזָכֵינָא לְחַדְּשָׁא חִבּוּרָא קַדְמָאָה דָּא בָּךְ, לְאַנְהָרָא שְׁכִינְתָּא בְּגָלוּתָא

102. Ele também pode ser comparado a uma mãe que limpa a sujeira dos filhos pequenos. De tal forma que os patriarcas limpam os pecados e a sujeira dos seus filhos, Yisrael, quando  há entre eles pessoas de atos de justiça que são fortes o suficiente para sofrer tormentos por causa geração. Naquele tempo não há diferença entre eles E OS PATRIARCAS, POIS ELES LIMPAM OS PECADOS DA GERAÇÃO COMO OS PATRIARCAS. Eles todos vieram e abençoaram ele, O PASTOR FIEL, e disseram para ele: Sinai, Sinai, através de cuja boca o Santo Único, abençoado seja Ele, e Sua Shechinah falam, que é capaz de enfrentá-lo em qualquer ASSUNTO? Feliz é nossa porção que temos merecido a rever e atualizar novos assuntos nesta primeira parte da compilação através de você, para iluminar a Shechinah no exílio. 


אָמַר לוֹן, רַבָּנָן דְּכָל דָּרָא הֲוִיתוּ בִּזְמַנֵּיהוֹן, כ"ש בּוּצִינָא קַדִּישָׁא, דְּנָהִיר חָכְמָתֵיהּ בְּכָל דָּרִין דַּהֲווֹ אֲבַּתְרֵיהּ, אַל תִּתְּנוּ דֳּמִי לְקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא בְּאוֹרַיְיתָא, עַד יֵעָרֶה עָלֵינוּ רוּחַ קֻדְשָׁא דְּהָא לָא אִית רְשׁוּ לְאִשְׁתַּמְּשָׁא בִּמְטַטְרוֹ"ן שַׂר הַפָּנִים אֶלָּא לָךְ, דְּאַתְוָון דִּילֵיהּ רְמִיזִין בִּשְׁמָךְ

103. Ele lhes disse: Sábios de todas as gerações durante cujo tempo você tenha sido OU SERÁ, e como muito mais que o Santo Luminoso, QUE É, RABBI SHIMON, cuja sabedoria irá brilha nas gerações que virão depois deles: não dê o Santo Único, abençoado seja Ele, tranquilo na Torah até que o Santo Espírito seja derramado sobre nós. (PARECE HAVER UMA LACUNA NO TEXTO AQUI). Pois ninguém mas você pode usar Metatron o grande príncipe, desde que seu nome é anunciado nas iniciais deles. POIS AS LETRAS INICIAIS DAS PALAVRAS METATRON O GRANDE PRÍNCIPE SÃO MEM SHIN HEI, QUE SOLETRAM MOISÉS.