domingo, 31 de maio de 2015

Pinchas - Capítulo 13 - Porque o vento passa sobre ele, e não é

Sinopse

Rabbi Aba, Rabbi Yosi e Rabbi Chiya discutem o título do verso, e nós aprendemos que "o vento" é o espírito oculto e santo que está escondido de todos; este é o segredo de Enoch que tornou-se Metatron.

A relevância da passagem

Aqui nós somos renovados no espírito e corpo. A vida cresce forte dentro de nós e nós somos rejuvenescidos e fez jovem novamente pela Luz regenerativa de Binah. Aquele que tem dificuldade em ter filhos ficam protegidos do anjo do mal chamado Raiva. Eles se tornam irreconhecíveis para esta entidade negativa, no ato de ler esta passagem. O anjo chamado Raiva é desorientado, fazendo-o passar por cima de nós e este mundo, para todo o sempre, enquanto ele vagueia no esquecimento. Aqueles que são desprovidos são feitos férteis, ao invés tornam-se frutíferos portadores de crianças. Raiva, a base da doença, é banida de nosso ser. Nossos ossos, tendões e carne são curados e rejuvenescidos. Nós estamos envolvidos num campo de energia que nos protege da negatividade e forças destrutivas em nosso meio ambiente. Nós atraímos almas Justas para nossas vidas, ao invés de pessoas negativas que constantemente nos retiram da Luz. 


רִבִּי אַבָּא ור' יוֹסֵי, קָמוּ לְמִלְעֵי בְּאוֹרַיְיתָא בְּפַלְגוּת לֵילְיָא, עַד דַּהֲווֹ יַתְבֵי וְלָעָאן בְּאוֹרַיְיתָא. א"ר יוֹסֵי, הָא דא"ר חִיָּיא אֱנוֹשׁ כֶּחָצִיר יָמָיו שַׁפִּיר קָאָמַר. אֲבָל בְּמַאי אוֹקִימְנָא סוֹפֵיהּ דִּקְרָא, כִּי רוּחַ עָבְרָה בּוֹ וְאֵינֶנּוּ וְלֹא יַכִּירֶנּוּ עוֹד מְקוֹמוֹ. א"ל הָכִי הוּא וַדַּאי, אֱנוֹשׁ כֶּחָצִיר יָמָיו כְּמָה דְּאָמַר, כְּצִיץ הַשָּׂדֶה הַהוּא שָׂדֶה דְּאִשְׁתְּמוֹדַע. כֵּן יָצִיץ דְּאִתְחַדָּשׁ וְאִתְהַדָּר כְּמִלְּקַדְּמִין

84. Rabbi Aba e Rabbi Yosi subiram à meia-noite para se envolver com a Torah. Eles estavam ainda sentados e se engajando na Torah, quando Rabbi Yosi disse: O comentário de Rabbi Chiya nO VERSO "Quanto ao homem, seus dias são como vidro" (Tehilim 103:15)  é bom, mas  que é ensinado sobre o fim do verso: "Para que o vento passe sobre ele, e não é; e seu lugar sabe que não mais" (Ibid. 16). Ele respondeu, certamente é como o que segue: "Quanto ao homem, seus dias são como erva" é como explicado POR RABBI CHIYA. "como uma flor do campo" (Ibid. 15) "isso é campo conhecido,  A SABER MALCHUT. "então ele floresce" significa que ele é renovado e retorna como antigamente. 

כִּי רוּחַ עָבְרָה בּוֹ וְאֵינֶנּוּ, דָּא הוּא רוּחָא עִלָּאָה טְמִירָא קַדִּישָׁא גְּנִיזָא מִכֹּלָּא, דְּכָלִיל לֵיהּ בְּגַוֵּיהּ. וּכְדֵין וְאֵינֶנּוּ. וְדָא הוּא רָזָא דַּחֲנוֹךְ, דִּכְתִּיב בֵּיהּ וְאֵינֶנּוּ כִּי לָקַח אוֹתוֹ אֱלֹֹהִים, דָּא אֱלֹֹהִים עִלָּאָה. רוּחַ עִלָּאָה, רוּחַ גְּנִיזָא טְמִירָא. וְלָא יַכִּירֶנּוּ עוֹד מְקוֹמוֹ. דְּהָא אִתְכְּלִיל רוּחָא זְעֵירָא, בְּרוּחָא עִלָּאָה. מַה כְּתִיב בַּתְרֵיהּ, וְחֶסֶד יְיָ' מֵעוֹלָם וְעַד עוֹלָם וְעָאל לֵיהּ כַּהֲנָא רַבָּא לְגוֹ קֹדֶשׁ קֳדָשִׁים. וְנָטִיל לֵיהּ, וְאוֹלִיד לֵיהּ כְּמִלְּקַדְּמִין, וְאִתְחַדָּשׁ כְּנֶשֶׁר עוּלְמִין. וְאִתְהַדָּר אִיהוּ נַעַר.      רעיא מהימנא

85. "Para que o vento (espírito) passe sobre ele e não é." Este é um espírito celeste e escondido, que é escondido de todos, A SABER O ESPÍRITO DE BINAH, que engolfa METATRON, que então"não é." E isso é o segredo de Enoch, sobre quem a Escritura diz: "e ele não estava, pois Elohim o levou" (Beresheet 5:24). A referência aqui é o maior Elohim, A SABER BINAH, que é um espírito superior, escondido e oculto. "e seu lugar não será mais conhecido": Isso é o espírito pequeno DE METATRON que é engolfado pelo espírito superior DE BINAH. E o que está escrito mais adiante? "Mas o amor inabalável (Heb. Chesed) de Hashem é de eternidade a eternidade" (Tehilim 103:17). Que significa que o Sumo Sacerdote, QUE É CHESED, introduz ele para o Santo dos Santos e o leva e ele é nascido como antes, ele renova sua juventude como uma águia e se torna jovem novamente. Uma sinopse Moisés conta a Rabbi Shimon que esta explicação está incompleta porque isso não diz que "passa por cima" significa. Rabbi Shimon diz que se refere a Raiva, e que o verso é para ser aplicado para aquele que morreu sem fihos. Essa pessoa deve alcançar uma mudança de lugar, uma mudança de nome e uma mudança de ação. Porque seu semblante está tão mudado, o anjo mal cujo nome é Raiva vai passar porque ele não será reconhecido. Rabbi Shimon  aconselha qualquer um que vive numa cidade onde ele é incapaz de manter os mandamentos e onde ele não está estudando a Torah com sucesso para mudar para um lugar onde ele pode pode replantar-se entre as pessoas boas, sábios da Torah. Por últimos nós somos lembrados que a coisa mais importante é falar sobre a Torah, mas realizar seus preceitos. 

וּבְחִבּוּרָא קַדְמָאָה אָמַר רַעְיָא מְהֵימָנָא בּוּצִינָא קַדִּישָׁא, שַׁפִּיר אָמְרוּ ר' אַבָּא ור' חִיָּיא ור' יוֹסֵי, אֲבָל כִּי רוּחַ עָבְרָה בּוֹ וְאֵינֶנּוּ, הָכָא צָרִיךְ לְמִפְתַּח מִלִּין, מַאי עָבְרָה בּוֹ. דָּא עֶבְרָה וְזַעַם וְצָרָה. חַד מֵאִינּוּן מַלְאֲכִין רָעִים

86. RA'AYA MEHEIMNA (O PASTOR FIEL) O Pastor Fiel disse: Santo Luminoso, o comentário ACIMA de Rabbi Aba, Rabbi Chiya, e Rabbi Yosi NO VERSO "QUANTO AO HOMEM, SEUS DIAS SÃO COMO ERVA" é muito bom, mas o que dizer sobre "O vento passa sobre ele e não é"? Aqui questões tem ser desenvolvidas. Qual é o significado de "passar (Heb. avrahi) sobre ele"? E ELE REPONDE, isso se refere "raiva (Heb. evrah), ira e indignação" (Tehilim 78:49), onde é um dos anjos maus, O CHAMADO 'RAIVA', E ISSO É  SIGNIFICADO DO VERSO "O VENTO PASSA SOBRE ELE," QUE DEVERIA PORTANTO SER PRESTADOS 'O ESPÍRITO DA RAIVA ESTÁ NELE'. E O VERSO É PARA SER APLICADO PARA AQUELE QUE MORRE SEM FILHOS, QUE ENCARNA.

דִּבְגִין דְּלָא יִשְׁתְּמוֹדְעוּ בֵּיהּ אִינּוּן מָארֵי חוֹבִין, צָרִיךְ לְמֶעְבַּד לֵיהּ שִׁנּוּי מָקוֹם, וְשִׁנּוּי הַשֵּׁם, וְשִׁנּוּי מַעֲשֵׂה. כְּגַוְונָא דְּאַבְרָהָם, דְּאִתְּמַר בֵּיהּ לֶךְ לְךָ מֵאַרְצְךָ וּמִמּוֹלַדְתְּךָ, הֲרֵי שִׁנּוּי מָקוֹם. וְלֹא יִקָּרֵא עוֹד שִׁמְךָ אַבְרָם, וְהָיָה שִׁמְךָ אַבְרָהָם, הֲרֵי שִׁנּוּי הַשֵּׁם. שִׁנּוּי מַעֲשֵׂה דְּאִשְׁתָּנֵי מֵעוֹבָדִין בִּישִׁין דְּעָבֵד בְּקַדְמֵיתָא, לְעוֹבָדִין טָבִין. אִיהוּ מְתָלָא. לְרוּחַ דְּהַהוּא דְּמִית בְּלָא בְּנִין. כְּגַוְונָא דָּא עָבֵד קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא לְאָדָם, כַּךְ תָּרִיךְ לֵיהּ מֵהַהוּא עָלְמָא, וְאַיְיתֵי לֵיהּ לְהַאי עָלְמָא. וְהָא אִתְּמַר לְעֵיל

87. A fim de que os monitores dos pecados não deve reconhecê-los, QUEM MORREU SEM FILHOS, é necessário para ele para realizar uma mudança de lugar, uma mudança de nome, e uma mudança de ação. Esta é a forma como Abraão, como a Escritura nos conta. "Tirá-lo de seu país, e de seus parentes" (Beresheet 12:1) é a mudança do local. "Nem deve seu nome mais ser chamado Abrão, mas seu nome será Abraão" (Beresheet 17:5) é a mudança de nome. E há também a mudança de ação, pois ele mudou de fazer coisas más, como tinha feito em primeiro lugar, para fazer boas ações. Uma coisa similar acontece com o espírito do homem que morreu sem filhos, para o mesmo, o Santo Único, abençoado seja Ele faz para o homem em bani-lo daquele mundo PORQUE ELE MORREU SEM FILHOS, e o leva a este mundo EM UMA REENCARNAÇÃO NO FILHO QUE NASCEU DE SUA ESPOSA DO CASAMENTO LEVITA, e isso já foi discutido acima. 


מְשַׁנֶּה פָּנָיו וַתְּשַׁלְּחֵהוּ, ובג"ד כִּי רוּחַ עָבְרָה בּוֹ, חַד מֵאִינּוּן מַלְאֲכִין רָעִים, כַּד חֲזֵי לֵיהּ מְשׁוּנֶּה, בְּזִמְנָא דְּאִעְרַע עִמֵּיהּ, שָׁאַלִין לֵיהּ שְׁאַר מַשְׁחִיתִין עָלֵיהּ, דָּא הוּא מָארֵי חוֹבָךְ. אִיהוּ עָנֵי לוֹן וְאָמַר, וְאֵינֶנּוּ

88. "Você muda seu semblante e o manda embora" (Iyov 14:20). PORQUE ELE MUDA SEU SEMBLANTE QUANDO ELE O BANE DO MUNDO SUPERNO, É DITO: "O vento passa (Heb. avrah) sobre ele," QUE SE REFERE A um dos anjos maus CUJO NOME É raiva (Heb. evrah) COMO MENCIONADO ACIMA. E quando ele vê que ele alterou, quando ele o encontra, e os outros demônios da destruição perguntaram sobre ele: "Este é o seu pecador?" ele responde a eles e diz: ele "não é," POIS ELE NÃO O RECONHECE, E ISSO É O SEGREDO DO VERSO "VOCÊ MUDA SEU SEMBLANTE." 

כַּד אִתְתָּרַךְ מֵאַתְרֵיהּ, וְאִתְנְטָע בְּאֲתָר אַחֲרָא, אִתְּמַר בֵּיהּ וְלֹא יַכִּירֶנּוּ עוֹד מְקוֹמוֹ. בְּגִין דְּעָפָר אַחֵר יִקַּח וְטָח אֶת הַבַּיִת. וְדָא אִיהוּ רָזָא, וְנָתַץ אֶת הַבַּיִת אֶת אֲבָנָיו וְאֶת עֵצָיו, אִינּוּן גַּרְמִין וְגִידִין וּבִשְׂרָא דַּהֲוָה חָזַר עֲפָרָא. מַה כְּתִיב בֵּיהּ וְנָחָשׁ עָפָר לַחְמוֹ. בְּגִין דַּהֲוָה מְנוּגָע. וּלְבָתַר וְעָפָר אַחֵר יִקַּח וְטָח אֶת הַבָּיִת, וּבָנֵי לֵיהּ גַּרְמִין וְגִידִין. וְאִתְחַדָּשׁ, כְּבַיִת יְשָׁנָה דְּעַבְדִין לֵיהּ חֲדָשָׁה. וַדַּאי אִיהוּ דְּאִתְחַדֵּשׁ

89. AGORA ELE EXPLICA O SEGREDO DO VERSO "E MANDÁ-LO EMBORA." Quando ele foi banido de seu lugar e implantado em outro lugar,  A SABER DEPOIS QUE ELE JÁ ENTROU EM UM CORPO NESTE MUNDO, é dito sobre ele: "E seu lugar não será mais conhecido," para "e ele deve tomar outra argamassa, e deverá gesso a casa" (Vayikra 14:42), A SABER ELE PEGOU OUTRO CORPO DE POEIRA DIFERENTE, POIS O CORPO É DENOMINADO CASA. E isso é o segredo de, "E ele derrubar a casa, as pedras, e sua madeira" (Ibid. 45), a saber aqueles ossos, tendões, e carne que ele já havia PREVIAMENTE retornado ao pó. O que está escrito sobre isso? "e poeira será a comida da serpente" (Yeshayah 65:25), POIS A POEIRA QUE É COMPOSTA DO CORPO DO ASPECTO DA SERPENTE, uma vez que foi afligido POR ELE, E, PORTANTO, depois "e ele deve tomar outra argamassa, e deverá gesso a casa", a saber construir para si mesmos ossos e nervos e ser renovados, como uma velha casa que é feita nova, que certamente é renovada. 




וּמַאי דְּאָמַר וְלֹא יַכִּירֶנּוּ עוֹד מְקוֹמוֹ. עַל רוּחַ, דְּאִתְכְּלִיל רוּחָא זְעֵירָא, בְּרוּחָא עִלָּאָה. הַאי אִיהוּ מְתָלָא, לְאִילָן דְּלָא עָבֵיד אֵיבִין, נַטְלִין עַנְפִין דִּילֵיהּ, וּמַרְכִּיבִין לֵיהּ בְּעַנְפָּא דְּאִילָנָא אַחֲרָא עִלָּאָה, דְּעָבֵיד פֵּירִין, וְאִתְכְּלִיל דָּא בְּדָא, וְעָבֵיד פֵּירִין. בְּהַהוּא זִמְנָא אִתְּמַר בֵּיהּ, וְלָא יַכִּירֶנּוּ עוֹד מְקוֹמוֹ

90. O que sobre "e seu lugar não será mais conhecido"? ISSO É DITO sobre SEU espírito, porque seu pequeno espírito é tragado no Espírito Supremo. Esta é a parábola para uma árvore que não produz fruto. São ramos são tomados e enxertados em uma árvore de melhor qualidade que produz frutos, combinando um no outro. AGORA AMBOS produzem frutos. Sobre este momento é dito, "e seu lugar não será mais conhecido" JÁ QUE MESMO ONDE SOBRE O ESPÍRITO COM DEFEITO NÃO É RECONHECIDO. 

אוֹף הָכִי בַּר נָשׁ דְּיָתִיב בְּקַרְתָּא דְּיַתְבִין בָּהּ אֲנָשִׁין בִּישִׁין, וְלָא יָכִיל לְקַיְּימָא פִּקוּדִין דְּאוֹרַיְיתָא, וְלָא אַצְלַח בְּאוֹרַיְיתָא, עָבֵיד שִׁנּוּי מָקוֹם, וְאִתְעַקָּר מִתַּמָּן, וְאִשְׁתְּרָשׁ בַּאֲתָר דְּדַיְירִין בֵּיהּ גּוּבְרִין טָבִין, מָארֵי תּוֹרָה, מָארֵי פִּקוּדִין, דְּאוֹרַיְיתָא אִקְרֵי עֵץ. הה"ד, עֵץ חַיִּים הִיא לַמַּחֲזִיקִים בָּה. וּבַר נָשׁ הוּא עֵץ, דִּכְתִּיב כִּי הָאָדָם עֵץ הַשָּׂדֶה. וּפִקּוּדִין דְּבָהּ, דַּמְיָין לְאִיבָא, וּמַה כְּתִיב בֵּיהּ, רַק עֵץ אֲשֶׁר תֵּדַע כִּי לֹא עֵץ מַאֲכָל הוּא אוֹתוֹ תַּשְׁחִית וְכָרַתָּ. אוֹתוֹ תַּשְׁחִית מֵעָלְמָא דֵּין, וְכָרַתָּ מֵעָלְמָא דְּאָתֵי. וּבְגִין דָּא צָרִיךְ לְאַעְקְרָא מֵהַהוּא אֲתָר, וְיִתְנְטַע בַּאֲתָר אַחֲרָא בֵּין צַדִּיקַיָּיא

91. E assim é como um homem que vive numa cidade onde más pessoas vivem, e ele é incapaz de manter os mandamentos da Torah e não é bem sucedida com a Torah. Ele deve mudar seu lugar de residência e se mudar de lá, e se estabelecer em algum lugar com boas pessoas, sábios da Torah, que mudam os preceitos. Isso é porque a Torah é chamada 'uma árvore', como está escrito: "Ela é uma árvore da vida para aqueles que lançam mão dela" (Mishlei 3:18). Homem, então, é uma árvore, como está escrito: "Para o homem é uma árvore do campo" (Devarim 20:19), e os preceitos da Torah são como frutas. E o que está escrito sobre isso? "Apenas as árvores que você conhece não são árvores para comida, você deve as destruir e as cortar fora" (Devarim 20:20) Ou seja, você deve destruir isso do mundo e cortá-lo do Mundo Vindouro. Isso é porque ele tem que extirpar ELE MESMO do lugar ONDE HÁ MÁS PESSOAS E ONDE ELE NÃO PODE TER SUCESSO COM A TORAH E OS PRECEITOS, e implantá-se ELE MESMO em outros lugares, entre as pessoas justas, ONDE ELE PODE TER SUCESSO COM A TORAH E OS PRECEITOS. 

מַה בַּר נָשׁ בְּלָא בְּנִין, אִתְקְרֵי עָקָר, וְאִתְּתֵיהּ עֲקָרָה. אוֹף הָכִי אוֹרַיְיתָא בְּלָא פִּקוּדִין, אִתְקְרִיאַת עֲקָרָה, וּבְגִין דָּא אוּקְמוּהָ, לֹא הַמִּדְרָשׁ הוּא הָעִיקָּר אֶלָּא הַמַּעֲשֶׂה. אָתוּ חַבְרַיָּיא וְאִשְׁתְּטָחוּ קַמֵּיהּ, וְאָמְרוּ וַדַּאי כְּעַן אוֹלִיפְנָא חִדּוּשָׁא, אֵיךְ אִתְכְּלִיל רוּחַ בְּרוּחַ, כְּמַאן דְּחָזֵי מִלָּה בְּעֵינָא וְאִתְבְּרִיר לֵיהּ. בְּקַדְמֵיתָא הֲוָה לָן קַבָּלָה, וּכְעַן בְּרִירוּ דְּמִלָּה

92. A medida que um homem fica sem filhos é chamado de 'estéril' e sua esposa 'estéril', então também é a Torah quando desacompanhada de preceitos é considerado estéril. Nisto nós aprendemos: "Não exposição da Torah é a principal coisa mas o de fazer isso'. Os companheiros vieram e se prostraram em frente de dele e disseram: Nós aprendemos certamente algo novo aqui" como um espírito pode ser incorporado em outro, é claro como um que vê algo com seus próprios olhos e se torna claro para ele. Ante nós tínhamos apenas uma tradição SOBRE ESTES ASSUNTOS, mas agora eles tem sido claramente explicados. 

terça-feira, 26 de maio de 2015

Pinchas - Capítulo 11 - Antes de doarem a Torah eles dependiam das constelações



Sinopse:

Nos foi dito que antes da Torah ser dada, mesmo crianças, vida e sustento estavam  dependentes das constelações, mas depois Deus removeu Yisrael das influências das estrelas e constelações. Se uma pessoa não mantém os mandamentos, no entanto, as estrelas e constelações ainda vão manter o domínio sobre ele. Finalmente nós ouvimos novamente que pessoas crescem velhas e morrem, e então retornam novamente como crianças.

A relevância da passagem:

Nas asas de Abraão e pelo impulso da letra Hei gravada no pergaminho da Torah, estamos agora impulsionados acima da influência planetária. Nós nos tornamos pastores das estrelas, pilotos dos planetas, readquirir controle nossa vida. Nosso futuro é aqui transformado em um de um imediato e completa redenção, em um processo que encarna a misericórdia e ternura deste grande Livro de Esplendor. Doenças, conferidas a nós pelas estrelas, se alargam para fora da existência, como estrelas cadentes no céu distante. As  palavras do Zohar "Pois pessoas morrem quando velhos e retornam a este mundo como crianças" tem o efeito de prender o processo de envelhecimento. As letras acendem Luz que regenera nossas células e nossas almas, infundindo-os com rejuvenescimento para que se tornem novos novamente, como crianças ""pois esse é o destino final dos seres humanos. 

וְאִינּוּן דְּלָא יַדְעֵי רָזָא דָּא, אַמְרֵי בְּנֵי חַיֵּי וּמְזוֹנֵי לָאו בִּזְכוּתָא תַּלְיָא מִלְּתָא, אֶלָּא בְּמַזָּלָא תַּלְיָא מִלְּתָא. וְהָא חֲזֵינָא לְאַבְרָהָם דְּחָזָא בְּמַזָּלֵיהּ, דְּלָא הֲוָה עָתִיד לְמֶהֱוֵי לֵיהּ בְּרָא, וְקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא אַפִּיק לֵיהּ לְבָרָא, כְּדִכְתִּיב וַיּוֹצֵא אוֹתוֹ הַחוּצָה וַיֹּאמֶר הַבֶּט וְגוֹ'. וְאַקְמוּהָ, דא"ל צֵא מֵאִצְטַגְנִינוּת שֶׁלָּךְ, וְהֶעֱלָהוּ לְמַעְלָה מֵהַכֹּכָבִים, וְאָמַר לוֹ הַבֶּט נָא הַשָּׁמַיְמָה וּסְפוֹר הַכֹּכָבִים. עַד הָכָא מִלִּין דְּרַבָּנָן, וְצָרִיךְ לְפָרְשָׁא לוֹן בְּדֶרֶךְ נִסְתָּר

64. E aqueles que não conhecem este segredo dizem: 'Crianças, vida e sustento não é uma questão de próprio mérito, mas sim depende das constelações (Heb. mazal)'. Tomemos o caso de Abrão, que viu que ele não estava destinado a ter um filho, e o Santo Único, abençoado seja Ele, o levou para fora, como foi dito: "E Ele o levou para fora, e disse, Olha..." (Beresheet 15:5). E tem sido ensinado o que Ele disse para ele: 'Deixe a sua astrologia', A SABER NÃO CONSULTAM AS ESTRELAS E AS CONSTELAÇÕES. E Ele tomando acima das estrelas e disse para ele: "Olhe agora para o céu, e conte as estrelas" (Ibid.). Tanto para as palavras dos sábios, mas eles têm que ser interpretados misticamente!

ת"ח, כָּל בִּרְיָין דְּעָלְמָא, קוֹדֶם דְּאִתְיְיהִיבַת אוֹרַיְיתָא לְיִשְׂרָאֵל, הֲווֹ תַּלְיָין בְּמַזָּלָא, וַאֲפִילּוּ בְּנֵי חַיֵּי וּמְזוֹנֵי. אֲבָל בָּתַר דְּאִתְיְיהִיבַת אוֹרַיְיתָא לְיִשְׂרָאֵל, אַפִּיק לוֹן מֵחִיּוּבָא דְּכֹכָבַיָּא וּמַזָּלֵי. וְדָא אוֹלִיפְנָא מֵאַבְרָהָם. בְּגִין דַּהֲווֹ עֲתִידִין בְּנוֹי לְקַבְּלָא ה' מֵאַבְרָהָם, דְּאִיהִי חֲמִשָּׁה חוּמָשֵׁי תּוֹרָה. דְּאִתְּמַר בָּהּ אֵלֶּה תוֹלְדוֹת הַשָּׁמַיִם וְהָאָרֶץ בְּהִבָּרְאָם, בְּה' בְּרָאָם. אָמַר לְאַבְרָהָם, בְּגִין הַאי ה' דְּאִתוֹסָף בִּשְׁמָךְ, הַשָּׁמַיִם תַּחְתָּךְ, וְכָל כֹּכָבַיָא וּמַזָּלֵי דִּנְהִירִין בְּה'. וְלֹא עוֹד, אֶלָּא דְּאִתְּמַר בָּהּ הֵ"א לָכֶם זֶרַע, וּזְרַעְתֶּם בְּהֵ"א. כִּי בְּיִצְחָק יִקָּרֵא לְךָ זָרַע

65.Venha e veja: Todas as criaturas no mundo, antes da Torah ser dada a Yisrael, eram dependentes de Mazal, mesmo as crianças, vida e sustento. Mas após a Torah ser dada a Yisrael, Ele removeu Yisrael das influências das estrelas e constelações. Isso nós aprendemos de Abraham, desde que seus filhos estavam destinados a receber o Hei de Abraão, que e, os cinco livros da Torah, A SABER MALCHUT, como é dito: "Estas são as gerações do céu e terra quando eles foram criados (Heb. behibar'am)" (Beresheet 2:4). behibar'am:beHei bera'am (significa 'Ele criou eles com um Hei'). Ele disse para Abraão 'Por causa do Hei que foi adicionado para seu nome, os céus abaixo de você e todas as estrelas e constelações  que brilham no Hei vão ser subvernientes a sua vontade' PORQUE ELE RESSUSCITOU ACIMA DELES. Além disso, é dito: "lo (Heb. ele), aqui é grão para você, e você deve semear a terra" (Beresheet 47:23) com Hei. Que é, "porque em Isaac será sua semente ser chamada" (Beresheet 21:12), QUE É O SEGREDO DA COLUNA DA ESQUERDA, DA QUAL MALCHUT, O SEGREDO DO HEI, É ATRAÍDO, E A SEMEADURA ESTÁ ASSIM EM MALCHUT. 

ובג"ד, כָּל הַמִשְׁתַּדֵּל בְּאוֹרַיְיתָא, בָּטִיל מִנֵּיהּ חִיוּבָא דְּכֹכָבַיָּא וּמַזָּלֵי. אִי אוֹלִיף לָהּ כְּדֵי לְקַיְּימָא פִּקּוּדָהָא. וְאִם לָאו, כְּאִלּוּ לָא אִשְׁתְּדַּל בָּהּ, וְלָא בָּטִיל מִנֵּיהּ חִיוּבָא דְּכֹכָבַיָּא וּמַזָּלֵי. כָּל שֶׁכֵּן עַמֵּי הָאָרֶץ דְּאִינּוּן אִתְמַתְלָן לִבְעִירָן. דְּאוֹקְמוּהָ עָלַיְיהוּ אָרוּר שׁוֹכֵב עִם כָּל בְּהֵמָה, דְּלָא אִתְבָּטְלוּן מִנְּהוֹן חִיוּבָא דְּכֹכָבַיָּא וּמַזָּלֵי

66. Por esta razão, todos que engajam no estudo da Torah é liberado na influência das estrelas e constelações. Ao aprender a Torah AQUI TEM A FINALIDADE com a intenção de manter seus mandamentos. Se não for SUA INTENÇÃO MANTER SEUS MANDAMENTOS, então ele é como alguém que não se envolve com a Torah, e as estrelas e constelações tem influência sobre ele. Isso é ainda mais verdade com respeito às pessoas comuns, que são como animais, sobre as quais foi ensinado: "Amaldiçoado seja ele que se deita com um animal" (Devarim 27:21). A posse das estrelas e constelações sobre eles certamente não é anulada. 

אֱנוֹשׁ כֶּחָצִיר יָמָיו כְּצִיץ הַשָּׂדֶה כֵּן יָצִיץ, וְאִתְּמַר בֵּיהּ, נַעַר הָיִיתִי גַּם זָקַנְתִּי. לְבָתַר יָשׁוּב לִימֵי עֲלוּמָיו. דְּאִילָנָא דְּאִתְקְצִיצוּ עַנְפִין עַתִּיקִין דִּילֵיהּ, וְצָמְחוּ כְּמִלְּקַדְּמִין בְּשָׁרְשׁוֹי, אָהַדְרוּ בְּעָלְמָא כְּמִלְּקַדְּמִין. מִיתוּ סָבִין, וְאִתְהַדְרוּ לְהַאי עָלְמָא עוּלְימִין. וְהַיְינוּ רָזָא דִּמְחַדֵּשׁ קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא בְּכָל יוֹם תָּמִיד מַעֲשֵׂה בְרֵאשִׁית. דְּמֵתִין אֲלַף בְּכָל יוֹמָא וּמִתְחַדְּשִׁין אֲלַף בְּכָל יוֹמָא

67. "Quanto ao homem, seus dias são como erva: como uma flor do campo assim ele floresce" (Tehilim 103:15). E SOBRE O HOMEM é dito: "Eu era jovem e agora velho" (Tehilim 37:25). E depois É DITO: "Ele retorna para os dias de sua juventude" (Iyov 33:25). ISSO É COMO  uma árvore da qual os antigos ramos foram cortados, mas eles crescem a partir de suas raízes, como no início. Pois PESSOAS morrem quando velhos e retornam a este mundo como crianças. E isso é o segredo do Santo Único, abençoado seja Ele, 'renovar a criação todo dia continuamente'. Para mil que morrem todo dia mil são renovados cada dia, REENCARNANDO PARA O MUNDO. 

domingo, 24 de maio de 2015

Pinchas- Capítulo 127 - Shavuot

Sinopse:

Rabbi Shimon diz que as oferendas queimadas não são necessárias durante Shavuot porque os filhos de Yisrael já observaram os idas de pureza e o Outro Lado agora não tem poder sobre eles. Shavuot pertence a Árvore da Vida e não a Árvore do Conhecimento do Bem e Mal. 

וְהִקְרַבְתֶּם עוֹלָה לְרֵיחַ נִיחֺחַ לַיְיָ.’ ת"ח, בְּפֶסַח כְּתִיב, וְהִקְרַבְתֶּם אִשֶּׁה עוֹלָה לַיְיָ.’ וְהָכָא לָא כְּתִיב אִשֶּׁה, אֶלָּא וְהִקְרַבְתֶּם עוֹלָה. מ"ט. יוֹמָא דָּא, יוֹמָא דְּעַיְילַת כַּלָּה לְחוּפָּה אִיהוּ. וְיִשְׂרָאֵל מָנוּ יוֹמִין דְּדַכְיוּ. יוֹמִין וְשָׁבוּעִין, וְאִתְכְּלִילוּ וְעָאלוּ בְּיוֹמִין דְּדַכְיוּ. וְהִיא נַפְקַת מִכָּל סִטְרָא בִּישָׁא, וְנַטְרַת יוֹמֵי דַּכְיוּ כַּדְּקָא חֲזֵי. וְרָזָא דָּא, מַלְכָּא טַעַם בְּתוּלָה טָעִים. בג"כ לָא כְּתִיב בֵּיהּ אִשֶּׁה, דְּהָא אַחֲרָא לָא קָרִיב לְמַשְׁכְּנָא, וְהָא אִתְרְחַק מִתַּמָּן. וע"ד אִשִּׁים לָאו הָכָא, וְלָאו אִצְטְרִיכוּ לְהָכָא, וְיִשְׂרָאֵל מְרַחֲקָן אִינּוּן מִן סִטְרָא בִּישָׁא. א"ר אַבָּא, עֲדַיִין צְרִיכִין אֲנָן לְפִתְחָא דָּא לְמִפְתַּח

879. "E ele deve oferecer a oferenda queimada em suave cheiro para Hashem" (Bemidbar 28:27). Venha e veja, sobre Pesach está escrito: "Você deve oferecer um sacrifício feito pelo fogo em uma oferenda queimada para Hashem" (Ibid. 19). Ainda aqui não está escrito 'um sacrifício feito pelo fogo' mas "e você deve oferecer a oferenda queimada." Qual é a razão para isso? E ELE RESPONDE, a razão é que neste dia DE SHAVUOT é um dia que em a noiva entra no casamento na cobertura; A SABER, MALCHUT ENTRA NA COBERTURA DO CASAMENTO COM ZEIR ANPIN, e os filhos de Yisrael VIERAM para A CONTAGEM Dos dias e semanas da pureza, e são levados em entrar NESTES dias de pureza,  A SABER, O SEGREDO DOS SEETE DISA CHESED, GVURAH, TIFERET, NETZACH, HOD YESOD E MALCHUT. FAZENDO O TOTAL DE 49 DIAS. E ela, MALCHUT, emergiu o aspecto de tudo ruim, A SABER, ELES JÁ NÃO TEM QUALQUER DOMÍNIO SOBRE ELA, e observou os dias de pureza como encaixe, A SABER, OS 49 DIAS DA CONTAGEM. E isso é o segredo do rei que provou o gosto de uma virgem. EM OUTRAS PALAVRAS, O SEGREDO DO VERSO "UMA VIRGEM, QUE NENHUM HOMEM A CONHECEU" (BERESHEET 24:16). SE O ASSUNTO FOR DIVULGADO, É QUE NINGUÉM DO OUTRO LADO TEVE QUALQUER CONTROLE SOBRE ELA. E iss é porque não está escrito sobre isso 'um sacrifício feito pelo fogo, 'por nenhuma outra veio do Santuário, QUE É MALCHUT, e A OUTRA PARTE já foi removida de lá. Assim não há, nem há qualquer necessidade de, as ofertas pelo fogo  neste caso, para Yisrael ter retirado do Lado Mal. Rabbi Aba disse: Nós ainda temos que abrir esta porta. 

אר"ש, אֲרִימִית יְדַי בְּצַלּוּ לְמַאן דְּבָרָא עָלְמָא, וְרָזָא דָּא, אַשְׁכְּחָן בְּסִפְרֵי קַדְמָאֵי, אִשִּׁים אִינּוּן בְּאֶמְצָעִיתָא, וְאַתְיָין בְּסִטְרָא דָּא וּבְסִטְרָא דָּא, אִדַבְּקוּ בְּאִילָנָא דְּדַעַת טוֹב וָרָע, אִדַבְּקָן בְּרָע, וְאִדַבְּקָן בְּטוֹב. ובג"כ, בִּשְׁאַר יוֹמִין כְּתִיב בְּהוּ אִשֶּׁה עוֹלָה. אֲבָל בְּהָנֵי יוֹמָא, דְּאִילָנָא דְּחַיֵּי קַיְּימָא, וְלָא אַחֲרָא, לֵית אֲנָן צְרִיכִין לְאִשֶּׁה, וְלָא אִצְטְרִיךְ לְמֶהֱוֵי תַּמָּן. וְיוֹמָא דָּא, יוֹמָא דְּאִילָנָא דְּחַיֵּי אִיהוּ, וְלָא דְּדַעַת טוֹב וָרָע. ובג"ד, וְהִקְרַבְתֶּם עוֹלָה לְרֵיחַ נִיחֺחַ לַיְיָ,’ וְלָא אִשֶׁה לַיְיָ' עוֹלָה. וְעוֹלָה, לָשׁוֹן עוֹלָה, כְּמָה דְּאִתְּמַר, וְהָא אִתְּעַרְנָא מִלֵּי דְּפָרִים בְּנֵי בָּקָר, וְכָל הַהוּא קָרְבָּן

880. Rabbi Shimon disse: Eu levantei minhas mãos em oração para Ele que criou o mundo e achou este segredo nas obras dos primeiros mestres: As ofertas feitas por fogo estão entre O BEM E O MAL, E eles vêm deste lado e daquele lado, para eles estão ligados a Árvore do Conhecimento do Bem e Mal, E SÃO, PORTANTO, ligados a ambos o mal e ao bem. Por esta razão, nos outros idas, está escrito: "um sacrifício feito pelo fogo para a oferenda de fogo" POIS ELES CONTÉM JULGAMENTOS E POSSUI RETENÇÃO NA ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E MAL. Mas nestes dias quando a Árvore da Vida e nenhum outro se encontra, A SABER, EM SHAVUOT, nós não precisamos de uma oferta feita pelo fogo, e isso não tem que estar lá, para este dia DE SHAVUOT pertence para a Árvore da Vida e não a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Isso é porque  A ESCRITURA DIZ: "E você deve oferecer a oferenda de fogo em cheiro suave para Hahem" (Bemidbar 28:27), e não 'um sacrifício feito pelo fogo para Hashem para uma oferenda de fogo. 'E O SIGNIFICADO DE 'oferenda de fogo' (Heb. olah) é derivado da ascensão (Heb. olah) para o Altíssimo, como nós aprendemos. E nós já esclarecemos estas questões NOS COMENTÁRIOS sobre um ano de idade dos novilhos e todas aquelas ofertas. 

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Pinchas - Capítulo 8 - De Rosh Hashanah para o último dia de Sukkot

Sinopse

Rabbi Elazar explica a Rabbi Chiya o significado dos dias mencionados no título desta seção. Nós ouvimos que ele tem haver com a ordem em que Deus levanta seu braço direito e o estende para abraçar Malchut e unir com ela. Isso inclui a purificação e jejum que os filhos de Yisrael fazem neste mundo.

A relevância da passagem:

Esta passagem expõe sobre os segredos profundos subjacentes entre os dias de Rosh Hashanah e Sukkot. As palavras de Rabbi Chiya e Rabbi Elazar inflamam a unificação e limpeza dos poderes destes instrumentos cósmicos. Estas influências espirituais arrancam todas as qualidades imorais de nossa natureza em misericórdia, na forma de um coração mole. Eles limpam todas as iniquidades da humanidade, nossos pecados, e nossas más ações, purificação e nos prepara para a união com a Luz do Criador. Julgamentos são derrubados. Sentenças são revogadas. As Colunas Direita, Esquerda, e Central são equilibradas e aperfeiçoadas. Todos os mundos são refinados e corrigidos. E porque o Zohar está acima do tempo e lugar, fora das leis da física; porque este tomo místico lida com os mistérios da alma e os segredos dos segredos, o efeito e o resultado são abarcados" "universal, macrocosmo, e no Agora. Nossas ações aqui são a expiação final, trazendo nossa Redenção Final e unificação com a Luz, graças a justiça e o poder dos rabinos citados ao longo deste livro sagrado. 


אָמַר רִבִּי חִיָּיא לְרִבִּי אֶלְעָזָר, אִלֵּין יוֹמִין, מֵרֹאשׁ הַשָּׁנָה עַד יוֹמָא בַּתְרָאָה דְּחַג, בָּעֵינָא לְמֵיקָם עָלַיְיהוּ. א"ר אֶלְעָזָר, הָא אִתְּמַר וְחַבְרַיָּיא אִתְעָרוּ בְּהוּ. א"ר חִיָּיא, וַדַּאי הָכִי הוּא, אֲבָל אֲנָא שְׁמַעְנָא לְבוּצִינָא קַדִישָׁא עִלָּאָה מִלָּה בְּהוּ. אָמַר לֵיהּ, אֵימָא הַהוּא מִלָּה. א"ל עַד לָא קָאִימְנָא בֵּיהּ. א"ר אֶלְעָזָר, אַף עַל גַּב דְּחַבְרַיָּיא אוֹקְמוּ מִלָּה, וְשַׁפִּיר הוּא, אֲבָל סִדּוּרָא דְּהָנֵי יוֹמֵי, רָזָא דְּחָכְמְתָא הוּא, בֵּין מְחַצְּדֵי חַקְלָא

27. Rabbi Chiya disse a Rabbi Elazar, Eu gostaria de discutir estes dias de Rosh Hashanah até os últimos dias de Sukkot. Rabbi Elazar disse, Mas nós já estudamos eles, e os amigos fizeram suas observações sobre eles. Rabbi Chiya disse, Claro, mas Eu ouvi algo sobre eles a partir do agrande e Santo Erudito, RABBI SHIMON. Ele disse para ele, Nos conte. Para o que Rabbi Chiya respondeu, Eu ainda não o segurei E NÃO É CLARO COMO DEVERIA SER. Rabbi Elazar disse, Apesar dos amigos já terem discutido esse assunto, e isso é bonito, o fim destes dias é o segredo da sabedoria, entre os ceifeiros no campo, A SABER, ENTRE AQUELES ESTUDIOSOS QUE JÁ CONCLUÍRAM TODOS OS ESCLARECIMENTOS DE MALCHUT, QUE É DENOMINADO "UM CAMPO".

ת"ח, הָא אִתְּמַר סִדּוּרָא דְּיִחוּדָא כֹּלָּא בְּחַד הֵיךְ הֲוֵי. וְהָא אִתְּמַר. פָּתַח וְאָמַר, חָשַׂף יְיָ' אֶת זְרוֹעַ קָדְשׁוֹ, דָּא דְּרוֹעָא חֲדָא, דְּבֵיהּ תַּלְיָא יְשׁוּעָה, דְּבֵיהּ תַּלְיָא נוּקְמָא, דְּבֵיהּ תַּלְיָא פּוּרְקָנָא. וְלָמָּה, לְמֵיקָם לָהּ לכנ"י מֵעַפְרָא, וּלְקַבְּלָא לָהּ לְגַבֵּיהּ, לְאִזְדַוְּוגָא כַּחֲדָא. וְכַד הַאי אִתְעַר לְקַבְּלָהּ, כַּמָה דְּחִילוּ שַׁרְיָא בְּעָלְמָא, עַד דְּיָנַח הַהוּא דְּרוֹעָא תְּחוֹת רֵישָׁהָא לְאִתְחַבְּרָא. כְּמָה דְּאַתְּ אָמַר, שְׂמֹאלוֹ תַּחַת לְרֹאשִׁי וְגוֹ', וּכְדֵין נַיְיחָא דִּינָא, וּמְכַפֵּר חוֹבִין

28. Venha e veja: Com o fim de unificar todos em um só, como é que isso vai? Nós temos aprendido, Ele inicia, "Hashem desnudou o Seu santo braço" (Yeshayah 52:10). Isso é um braço, QUE É A COLUNA DA ESQUERDA em que são dependentes a salvação, vingança, e redenção. Mas por que FEZ HASHEM FEZ DESCALÇO ESTE SEU SANTO BRAÇO? Era para levantar a Congregação de Yisrael, A SABER, MALCHUT, da sujeira e para recebê-lo com Ele de modo a se unir como um só. Quando aquele BRAÇO é levantado em direção a ela, há muito medo presente no mundo, até que Ele descanse aquele braço sobre sua cabeça para se unir com ela, como é dito: "Sua mão esquerda está debaixo de minha cabeça..." (Shir Hashirim 2:6). E então o julgamento descansa e Ele expia os pecados. 

לְבָתַר אָתֵי יְמִינָא לְחַבְּקָא, כְּדֵין חֶדְוָותָא שַׁרְיָיא בְּעָלְמָא, וְכָל אַנְפִּין נְהִירִין. לְבָתַר אִזְדַוְּוגַת בְּגוּפָא, וּכְדֵין כֹּלָּא אִקְרֵי אֶחָד, בְּלָא פֵּרוּדָא, כְּדֵין הוּא שְׁלִימוּ דְּכֹלָּא, וְחֶדְוָותָא דְּכֹלָּא, וְאָחִידוּ וַדַּאי, מַה דְּלָא אִשְׁתְּכַח הָכִי בִּשְׁאַר זִמְנֵי

29. Mais tarde a COLUNA da Direita vem para abraçá-la. Então no regozijo engolfa o mundo, e todos os semblantes brilham. Posteriormente, ela, MALCHUT, se une com o corpo,  A SABER, A COLUNA CENTRAL, e então tudo é considerado um sem cisma. PARA A COLUNA CENTRAL INCORPORA A DIREITA E A ESQUERDA. Então tudo é perfeito e tudo é alegre e eles, ZEIR ANPIN E MALCHUT, certamente unir, o que não é o caso em outros momentos. 

כְּגַוְונָא דְּהַאי, סִדּוּרָא דְּהָנֵי יוֹמִין, מֵרֹאשׁ הַשָּׁנָה עַד יוֹמָא בַּתְרָאָה דְּחַג. בְּרֹאשׁ הַשָּׁנָה, אִתְעַר דְּרוֹעָא דִּשְׂמָאלָא, לְקַבְּלָא לָהּ לְמַטְרוֹנִיתָא, וּכְדֵין כָּל עָלְמָא בִּדְחִילוּ בְּדִינָא, וּבָעֵי הַהוּא זִמְנָא בְּתִיּוּבְתָא שְׁלִים, לְאִשְׁתַּכְחָא עָלְמָא קַמֵּי קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא. לְבָתַר אֲתִיאַת מַטְרוֹנִיתָא, וּבַעְיָין בְּנֵי הֵיכָלָא בְּתִשְׁעָה לְיַרְחָא, לְמֶעְבַּד חֶדְוָותָא, וּלְמִטְבַּל בְּנַהֲרָא, לְדַכְאָה גַּרְמַיְיהוּ בְּזִווּגָא דְּמַטְרוֹנִיתָא, בְּיוֹמָא אַחֲרָא, הוּא זִוּוּגָא דִּילָהּ לְשַׁוָּואָה שְׂמָאלָא תְּחוֹת רֵישָׁהָא, כְּמָה דְּאַתְּ אָמַר שְׂמֹאלוֹ תַּחַת לְרֹאשִׁי

30. Da mesma forma é a ordem daqueles dias, de Rosh Hashanah ate o útlimo dia de Sukkot, é como isso. Em Rosh Hashanah, o braço esquerdo é despertado,  A SABER, A COLUNA ESQUERDA DE ZEIR ANPIN, para saudar a Rainha. O mundo inteiro está então com medo de Julgamento, e todo o mundo tem que estar em completo arrependimento diante do Santo Único, abençoado seja Ele. Depois, no nono dia do mês, a Rainha vem e a comitiva do palácio, A SABER OS FILHOS DE YISRAEL, se alegrem e mergulham no rio para se purificarem DE MODO A SEREM DIGNOS DA união da Rainha COM ZEIR ANPIN, no outro dia,  A SABER, O DÉCIMO DIA DO MÊS, YOM KIPPUR (DIA DO PERDÃO). Pois sua união é realizada por ZEIR ANPIN colocando sua mão esquerda sob sua cabeça, de acordo com o texto, "Sua mão esquerda está sob minha cabeça." 

וּכְדֵין יִשְׂרָאֵל בְּתַעֲנִיתָא עַל חוֹבַיְיהוּ, וּמְכַפְּרָא לְהוּ. דְּהָא אִימָּא עִלָּאָה אַנְהִירַת אַנְפָּהָא לְמַטְרוֹנִיתָא בְּזִוּוּגָהָא, וּמִתְכַּפְּרִין כָּל בְּנֵי הֵיכָלָא. כֵּיוָן דִּשְׂמָאלָא מְקַבְּלָהּ לָהּ בְּהַאי יוֹמָא, דְּרֵישָׁא דְּמַטְרוֹנִיתָא שַׁרְיָיא עַל שְׂמָאלָא

31. Então, no décimo dia Yisrael rápido por seus pecados e são perdoados. Para a Celeste Ima, A SABER, BINAH, olha com bons olhos para Malchut em união, PARA EM YOM KIPPUR MALCHUT LEVANTAR E AGASALHAR BINAH, e fazer reparação para toda a comitiva do palácio, A SABER, YISRAEL, uma vez que a esquerda DE ZEIR ANPIN congratula ela neste dia, para a cabeça de Malchut repousar sob a esquerda. 

בְּיוֹמָא קַדְמָאָה דְּחַג, יִתְעַר יְמִינָא לְקַבְּלָהּ, בְּגִין לְחַבְּקָה וּכְדֵין כָּל חֶדְוָוא וְכָל אַנְפִּין נְהִירִין, וְחֶדְוָותָא דְּמַיִם צְלִילָן, לְנַסְּכָא עַל מַדְבְּחָא. וּבַעְיָין בְּנֵי נָשָׁא לְמֶחֱדֵי בְּכָל זִינִין דְּחֶדְוָה, דְּהָא יְמִינָא גָּרִים. בְּכָל אֲתָר דְּשָׁארִי יְמִינָא, חֶדְוָותָא אִצְטְרִיךְ בְּכֹלָּא, כְּדֵין חֶדְוָותָא הִיא לְאִשְׁתַּעְשְׁעָא

32. No primeiro dia de Sukkot, a COLUNA da direita DE ZEIR ANPIN começa a se mover em direção a MALCHUT para abraçá-la. ESTE É O SIGNIFICADO ESCONDIDO DO VERSO, "E SUA MÃO DIREITA ME ABRAÇAM" (SHIR HASHIRIM 2:6). Então todos se alegram e todos os semblantes brilham. Há alegria em derramar água pura no altar. Pessoas devem ficar felizes por estarem regozijando-se de diversas maneiras. Isso é trazido pela direita, por onde quer que seja o lado direito, A SABER, CHASSADIM, descansa, tem que haver alegria em todos os lugares. Então há alegria com o que para ser feliz. 

לְבָתַר בְּיוֹמָא תְּמִינָאָה, חֶדְוָותָא דְּאוֹרַיְיתָא הוּא, דְּהָא כְּדֵין זִוּוּגָא דְּגוּפָא, הוּא זִוּוּגָא דְּכֹלָּא, לְמֶהֱוֵי כֹּלָּא חַד, וְדָא הוּא שְׁלִימוּ דְּכֹלָּא, וְדָא יוֹמָא דְּיִשְׂרָאֵל אִיהוּ וַדַּאי, וְעַדְבָא דִּידְהוּ בִּלְחוֹדַיְיהוּ, דְּלֵית בֵּיהּ חוּלָקָא לְאַחֲרָא. זַכָּאִין אִינּוּן יִשְׂרָאֵל בְּעָלְמָא דֵּין, וּבְעָלְמָא דְּאָתֵי, עָלַיְיהוּ כְּתִיב כִּי עַם קָדוֹשׁ אַתָּה לַיְיָ' אֱלֹהֶיךָ וְגוֹ'

33. Mais tarde, no dia de Shmini Atzeret, é Simach Torah, como então o acasalamento do corpo A SABER, A COLUNA CENTRAL A SABER 'CORPO' está ocorrendo. Esta é a união de todas as partes, POIS ISSO INCLUI O ACASALAMENTO DO LADO ESQUERDO,  DE ROSH HASHANAH E YOM KIPPUR BEM COMO DA UNIÃO DO LADO DIREITO DO FERIADO DE SUKKOT DESDE A  COLUNA CENTRALINCORPORA A DIREITA E A ESQUERDA. Assim tudo é  um e isso é a perfeição total. E este dia é definitivamente de Yisrael. Esta porção pertence a eles sozinhos, pois nenhuma outra pessoa tem parte nisso. QUE É PARA DIZER, ESTE NÃO É COMO A FESTA DE SUKKOT QUANDO SETENTA BOIS SÃO SACRIFICADOS PARA AS SETENTA NAÇÕES, PORQUE AS NAÇÕES NÃO TEM PARTE EM SHMINI ATZERET. Feliz é Yisrael neste mundo e no Mundo Vindouro. Sobre ele está escrito, "Porque você é uma pessoa santa para Hashem seu Elohim" (Devarim 14:2).

domingo, 3 de maio de 2015

Pinchas - Capítulo 6 - O zelador da Aliança

Sinopse

Rabbi Yesa pergunta por que quando os filhos de Yisrael foram exilados para a Babilônia e choraram, eles estavam lembrando Zion e não Jerusalém. A resposta de Rabbi Shimon e que o propósito inteiro dos Justos, Yesod, é dar bênçãos, e se a Shechinah está no exílio não tem ninguém para dar bênçãos em cima e portanto os Justos perecem.Rabbi Yesa diz que quem respeita Deus é honrado em sua vida e em sua morte, como foram José e Pinchas. De Rabbi Shimon nós aprendemos porque Pinchas foi concedido o sacerdócio. Mesmo ele tendo matado e a todos que matam são proibidos normalmente do sacerdócio.

A relevância da passagem

As almas justas durante a história experimetaram angústia sobre nosso exílio, para eles conhecerem o Pensamento da Criação está concedendo bênçãos sem limites para nossas almas. Estas bênçãos ocorrem quando a Shechinah repousa sobre nós e nós nos conectamos com Yesod, a porta através da qual a divindade derrama em nosso mundo. Aqui nós empregamos a onipotência dos Justos para chamar frente e redimir a Shechinah do seu exílio (nosso exílio) então nós podemos receber a abundância da Llz de Yesod que foi destinado para nós desde o início da criação. A tristeza dos homens santos com isso cessa, para mesmo a simples meditação do leitor médio irá agora aliviar a carga dos Justos, que nos levou nas contas por milênios. Tal é o poder do Zohar. Como José fugiu das solicitações sedutoras da mulher de Potifar, nós escapamos do rebocador e influência do mundo material, do Satan, e nossos impulsos egocêntricos, que são todos, na verdade, um do mesmo. Pela virtude da justiça de José, nós merecemos honra e paz nesse mundo e no Mundo Vindouro. Nós nos tornamos governadores sobre o Egito. Nós comandamos todas as forças negativas através da terra, e são inspirados ferventemente a abraçar o Criador. Nossa inspiração, subindo nas asas zelosas de Pinchas do amor do Santo Único, corrige nosso passado de pecados e ganhamos uma longa vida, santidade sacerdotal, e a porção do Mundo Vindouro. Mais importante ainda, o Anjo da Morte e seu aperto letal sobre a humanidade é inalteravelmente quebrado. A dor, tormento, e sofrimento associados com morte morre pelas mãos de Pinchas. O tribunal de julgamento celestial é encerrado - permanentemente! 


רִבִּי יֵיסָא פָּתַח, עַל נַהֲרוֹת בָּבֶל שָׁם יָשַׁבְנוּ גַּם בָּכִינוּ בְּזָכְרֵנוּ אֶת צִיּוֹן. אֶת יְרוּשָׁלַםִ מִבָּעֵי לֵיהּ, כְּמָה דִּכְתִּיב אִם אֶשְׁכָּחֵךְ יְרוּשָׁלַםִ תִּשְׁכַּח יְמִינִי, מַאי בְּזָכְרֵנוּ אֶת צִיּוֹן. לב"נ דהו"ל הֵיכָלָא יַקִירָא, יָאָה וְשַׁפִּירָא, אָתוּ לִסְטִין וְאוֹקִידוּ לֵיהּ. צַעֲרָא דְּמַאן הוּא, לָאו דְּמָארֵיהּ דְּהֵיכָלָא. אוֹף הָכָא שְׁכִינְתָּא בְּגָלוּתָא שַׁרְיָא, צַעֲרָא דְּמַאן הוּא, לָאו דְּצַדִּיק. וְאַזְלָא הָא כְּמָה דְּאוּקְמוּהָ, דִּכְתִיב הַצַּדִּיק אָבָד, אָבָד מַמָּשׁ. אוֹף הָכָא בְּזָכְרֵנוּ אֶת צִיּוֹן, בְּזָכְרֵנוּ הַהוּא צַעֲרָא דִּילֵיהּ עַל זִוּוּגָהָא, צַעֲרָא דִּילֵיהּ הוּא

17. Rabbi Yesa inicia: "Pelos rios da Babilônia, ali nós sentamos, nós também choramos, quando nós lembramos Zion" (Tehilim 137:1). ELE PERGUNTA, não deveria ter dito Jerusalém pois está escrito, "Se Eu esqueço de você, Jerusalém, deixe minha mão direita esquecer sua destreza" (Ibid. 5). Por que então, "quando nós lembramos de Zion"? E ELE RESPONDE: ISSO É COMO um homem que tinha um precioso e belo palácio, e assaltantes vieram o queimaram para baixo. De quem é a angústia SE não for aquele o proprietário do palácio? Aqui também, cuja angústia é que a Shechinah está no exílio, se não que dos Justos, A SABER YESOD? E isso se encaixa com o que eles ensinaram, como está escrito: "Os justos perecem" (Yeshayah 57:1) literalmente, pereceram. PARA TODOS OS EFEITOS DE YESOD É DOAÇÃO. MAS SE A SHECHINAH ESTÁ NO EXÍLIO ELE NÃO TEM NINGUÉM PARA CONCEDE-LO, E PORTANTO ISSO É COMO SE ISSO NÃO EXISTISSE, MAS TIVESSE PERECIDO. Aqui também, "quando nós lembramos de Zion," SIGNIFICA quando nós lembramos a angústia DE ZION, QUE É YESOD, por causa de sua FALTA DE acasalamento, para a angústia é realmente sua. 

אָמַר רִבִּי יֵיסָא, מַאן דְּאוֹקִיר שְׁמָא דְּמָארֵיהּ בְּהַאי, וְנָטִיר הַאי, זָכָה דְּיוֹקִיר לֵיהּ מָארֵיהּ עַל כֹּלָּא. מְנָלָן. מִיּוֹסֵף. דִּכְתִּיב וַיַּרְכֵּב אוֹתוֹ בְּמִרְכֶּבֶת הַמִּשְׁנֶה אֲשֶׁר לוֹ, וּכְתִיב וְנָתֹן אוֹתוֹ עַל כָּל אֶרֶץ מִצְרָיִם וְלֹא עוֹד, אֶלָּא כַּד עָבְרוּ יִשְׂרָאֵל יַת יַמָּא, אֲרוֹנָא דְּיוֹסֵף עָאל בְּגוֹ בְּקַדְמֵיתָא, וְלָא הֲווֹ מַיָּא קַיְימִין עַל קִיוּמַיְיהוּ קַמֵּיהּ, הֲדָא הוּא דִּכְתִיב, הַיָּם רָאָה וַיָּנוֹס. מַאי וַיָּנוֹס. אֶלָּא רָאָה הַהוּא דִּכְתִיב בֵּיהּ וַיָּנָס וַיֵּצֵא הַחוּצָה

18. Rabbi Yesa disse: Aquele que respeita o nome de seu Mestre nesta matéria, e mantém o PACTO, é privilegiado por ter seu Mestre respeitando-o sobre tudo. Como nós sabemos disso? Por que a respeito de José, está escrito, "E ele fez subir na segunda carruagem que ele tinha e o fez governador sobre toda a terra do Egito" (Beresheet 41:43). Além disso, quando Yisrael cruzou o mar. O caixão de José entrou na água primeiro e as águas na frente dele foram incapazes de ficar como estavam. Portanto está escrito, "O mar viu isso, e fugiu" (Tehilim 114:3). Qual é o significado de "e fugiu"? O maro viu a respeito de quem está escrito, "e fugiu, e foi para fora" (Beresheet 39:12). 

ת"ח, זָכֵי לִיקָרָא בְּחַיּיוֹי וְזָכֵי לִיקָרָא בְּמִיתָתֵיהּ. בְּחַיָיו אֲמַאי. בְּגִין הַהוּא זְמַן דְּלָא בָּעָא לְאִתְדַּבְּקָא בָּהּ, דִּכְתִּיב וַיְמָאֵן וַיֹּאמֶר אֶל אֵשֶׁת אֲדֹנָיו. וּכְתִיב וְלֹא שָׁמַע אֵלֶיהָ לִשְׁכַּב אֶצְלָהּ לִהְיוֹת עִמָּהּ. בְּגִין כַּךְ זָכָה בְּהַאי עָלְמָא. כֵּיוָן דִּכְתִּיב וַתִּתְפְּשֵׂהוּ בְּבִגְדוֹ, וּכְתִיב וַיָנָס וַיֵּצֵא הַחוּצָה, זָכֵי לְבָתַר דְּעָאל לְגוֹ פָּרוֹכְתָּא עִלָּאָה, וְהָכִי אִתְחֲזֵי לֵיהּ, דִּידֵיהּ נָטַל בְּהַאי עָלְמָא, וְדִידֵיהּ נָטַל בְּעָלְמָא אַחֲרָא

19. Venha e veja: Ele estava honrado em sua vida e honrado em sua morte. Por que em sua vida? Porque durante aquele tempo ele não queria se unir  A ESPOSA DE POTIFAR, como está escrito: "Mas ele se recusou, e disse para a esposa de seu senhor..." (Ibid. 8), e, "que ele não deu ouvidos a ela, para se deitar com ela, ou estar com ela" (Ibid. 10). Por esta razão ele foi homenageado neste mundo. Uma vez que está escrito, "E ela pegou suas vestimentas e ele fugiu, ele foi para fora," POR CAUSA DISSO QUE ele mereceu a entrada DEPOIS DE SUA MORTE na cortina celestial QUE ESTÁ NO SANTUÁRIO DO SANTO DOS SANTOS. E então isso foi condizente com ele, RESULTANDO que ele recebeu o que era devido neste mundo e no outro mundo. 

פִּנְחָס זָכֵי בְּהַאי עָלְמָא, וְזָכָה בְּעָלְמָא דְּאָתֵי, וְזָכָה לְקַיְּימָא יַתִיר מִכָּל אִינּוּן דְּנַפְקוּ מִמִּצְרַיִם, וְזָכָה לְכַהֲנָא עִלָּאָה, הוּא וְכָל בְּנוֹי אֲבַּתְרֵיהּ. וְאִי תֵּימָא דְּלָא זָכָה לְכַהֲנָא עַד לָא עָבֵד עוֹבָדָא דָּא. לָא. דְּהָא אִינּוּן דְּאַמְרֵי דְּזָכָה קוֹדֶם. לָאו הָכִי אֶלָּא בְּמַאי אוֹקִימְנָא תַּחַת אֲשֶׁר קִנֵּא לֵאלֹהָיו, דְּמַשְׁמַע דִּבְגִין עוֹבָדָא דָּא רָוַוח כְּהוּנָתָא, מַה דְּלָא הֲוָה קוֹדֶם


20. Pinchas foi privilegiado neste mundo e no Mundo Vindouro, e mereceu viver e existir mais do que todos que saíram do Egito. Ele também mereceu servir como Sumo Sacerdote, ambos ele e todos os seus descendentes depois dele. Você pode argumentar que ele mereceu o sacerdócio previamente. No entanto, isso é incorreto, há quem diga que ele ganhou o sacerdócio anteriormente. Se sim, como devemos entender as palavras, "porque ele foi zeloso para seu Elohim" (Bemidbar 25:13), o que significa que ele mereceu o sacerdócio por causa deste ato e não mereceu previamente?

ת"ח, כָּל כֹּהֵן דְּקָטִיל נֶפֶשׁ, פָּסִיל לֵיהּ כְּהוּנָתֵיהּ לְעָלְמִין. דְּהָא וַדַּאי פָּסִיל הַהוּא דַּרְגָּא דִּילֵיהּ לְגַבֵּיהּ. וּפִנְחָס מִן דִּינָא פָּסִיל לְכַהֲנָא הֲוָה, וּבְגִין דְּקַנֵּא לֵיהּ לְקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא, אִצְטְרִיךְ לְיַחֲסָא לֵיהּ כְּהוּנַת עָלְמִין, לֵיהּ, וְלִבְנוֹי אֲבַּתְרֵיהּ, לְדָרֵי דָּרִין. א"ר יִצְחָק, ת"ח, רָשִׁים הוּא פִּנְחָס לְעֵילָּא, וְרָשִׁים הוּא לְתַתָּא, עַד לָא יִפּוּק לְעָלְמָא דְּהָא עִם אִינּוּן דְּנַפְקוּ מִמִּצְרַיִם אִתְמְנֵי

21. ELE RESPONDE: venha e veja, qualquer sacerdote que mate uma pessoa é considerada para sempre imprópria para o sacerdócio porque ele tem prejudicado seu próprio nível. PORQUE O SACERDÓCIO É O NÍVEL DE CHESED E MATAR UMA PESSOA É SUA OPOSIÇÃO. DESDE QUE Pinchas MATOU ZIMRI E COZBI, ele estava legalmente impedido de se tornar um sacerdote. Mas porque ele era zeloso para o Santo Único, abençoado seja Ele, Ele teve de reintegrá-lo, e também sua semente depois dele por todo o tempo, para o sacerdócio. ESTE É O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS, "PORQUE ELE FOI ZELOSO PARA SEU ELOHIM." Rabbi Yitzchak disse, Venha e veja: Pinchas é lembrado acima e abaixo. ACIMA SIGNIFICA antes de ele vir para o mundo ABAIXO, é como ele estava entre aqueles que saíram do Egito. 

רִבִּי אֶלְעָזָר וְר' יוֹסֵי וְר' חִיָּיא, הֲווֹ אָזְלֵי בְּמַדְבְּרָא, א"ר יוֹסֵי, הָא דִּכְתִּיב בְּפִנְחָס הִנְנִי נוֹתֵן לוֹ אֶת בְּרִיתִי שָׁלוֹם. שָׁלוֹם מִמַּלְאַךְ הַמָּוֶת, דְּלָא שַׁלִּיט בֵּיהּ לְעָלְמִין, וְלָא אִתְדָּן בְּדִינוֹי. וְאִי תֵּימָא דְּלָא מִית. וַדַּאי לָא מִית כִּשְׁאַר בְּנֵי עָלְמָא, וְאוֹרִיךְ יוֹמִין עַל כָּל בְּנֵי דָּרָא, בְּגִין דִּבְהַאי בְּרִית עִלָּאָה אָחִיד, וְכַד אִסְתְּלַּק מֵעָלְמָא, בְּתִיאוּבְתָא עִלָּאָה וּבִדְבִיקוּתֵיהּ שַׁפִּירָא אִסְתַּלָּק מִשְּׁאַר בְּנֵי עָלְמָא

22. Rabbi Elazar, Rabbi Yosi, e Rabbi Chiya estavam andando no deserto. Rabbi Yosi disse, Isso o que estava escrito a respeito de Pinchas, "Eis aqui eu dou Meu pacto de paz" (Ibid. 12), se refere a paz do Anjo da Morte, o Anjo que nunca tem controle sobre ele ou tem poder para julgá-lo. Se você estava sugerindo que ele não morreu, você estaria errado. ELE MORREU mas certamente não da mesma forma como outros fizeram e viveram mais dos que todos os outros membros de sua geração porque ele se agarrou a essa aliança celestial. E quando ele deixou este mundo ele partiu de outra pessoas com um desejo supremo e com maravilhosa devoção.