quarta-feira, 31 de julho de 2013

Mishipatim Capítulo 3 - O velho sábio (Saba) - Parte 16





161. Veja agora o quanto grandes e poderosos Seus atos nobres são. Nos aprendemos que quem se divorcia de sua primeira esposa, o altar derrama lagrimas por ele. ELE PERGUNTA, porque o altar, E RESPONDE, Eu digo que todas mulheres no mundo são formadas no formato do altar, QUE E MALCHUT, COMO CADA RAIZ DA MULHER ESTA EM MALCHUT. Eles portanto herdam sete bençãos, todas da Congregação de Yisrael, QUE E MALCHUT. E ele se divorcia dela, SUA PRIMEIRA ESPOSA, a pedra DO ALTAR SUPERNO, A SABER A RAIZ DA MULHER, QUE E EM MALCHUT, regressa a um estado de deficiência e falta. Qual e a razão para isso? ISSO E porque os dois divorciados estão unidos. APENAS COMO ELA SE DIVORCIOU DO SEU MARIDO, ISTO E SE DIVORCIOU DE SUA RAIZ EM MALCHUT.


162. Este e o segredo das palavras, "então deixe ele escrever sua carta de divorcio, e de isso em sua mão... E quando ela estiver saindo de sua casa, ela pode ir para ser a mulher de outro homem"  (Devarim 24:1). ELE PERGUNTA, vendo que, "ela pode ir e ser a esposa de outro homem," eu não sei se ele e o único que se divorciou dela? Por que DIZER "outro"? ELE RESPONDE, isso e nos aprendemos, e esta escrito do  "outro," e ele e chamado outro, como escrito, "e fora ta terra haverá outas primaveras" (Iyov 8:19). DAI O ENCARNADO E CHAMADO DE 'OUTRO'. E os divorciados são unidos, ele que e divorciado daquele mundo, A SABER O HOMEM ENCARNADO QUE NÃO TEM ESPOSA, QUE E EXPULSO DAQUELE MUNDO NESTE MUNDO, QUE SE CASOU COM UMA MULHER DIVORCIADA, e a MULHER divorciada neste mundo DO SEU MARIDO, como esta mulher tinha a forma sublime DE MALCHUT, esta agora escravizada para a forma mais baixa, A SABER PARA O ENCARNADO HOMEM SEM UMA ESPOSA, QUE SE CASSOU COM ELA,  que e chamado outro, COMO MENCIONADO ANTES. PARA ELE CLIVADO PARA OUTRO EL, POR ESTA RAZÃO ELE NOVAMENTE ENCARNOU NESTE MUNDO.


163. E ele e chamado 'ultimo'. Onde nos sabemos que ele e chamado de ultimo? Das palavras, "e que ele que sobrevive a todas as coisas (lit. 'ultimo'), vai subir" (Iyov 19:25). ENTÃO O O HOMEM ENCARNADO E CHAMADO ULTIMO. E aqui esta escrito, "E se o ultimo marido a odiar" (Devarim 24:3), ou, "ou se esta deva... deva morrer" (Ibid.). ELE PERGUNTA, ele diz que este, enquanto deveria ter dito 'segunda'. Se você diz O FIM DO VERSO E PROIBIDO que ela se casaria varias vezes, uma atras da outra, isso não e para isso. Para ela se casar com este marido e nenhum outro, PELO QUE DEVERIA SER PROIBIDO PARA OUTRA? Por que ele e então chamado 'ultimo'?



164.ELE RESPONDE, este e o ultimo que nos mencionamos. Ele e outro e e o ultimo. Por agora a pedra se torna na funda, QUE SIGNIFICA QUE EM RELAÇÃO PARA O PRIMEIRO CORPO ELE MORREU, A ENCARNAÇÃO NA FUNDA, QUE VEIO NOVAMENTE NO MUNDO E CHAMADO PELO NOME 'OUTRO' E 'ULTIMO''. DESDE QUE ELE NÃO TENHA ESPOSA ELE SE CASA COM A DIVORCIADA E PORTANTO O VERSO CHAMA ELE 'OUTRO' E 'ULTIMO'.  ELE PERGUNTA, por que ele e chamado outro EM RELAÇÃO AO PRIMEIRO CORPO QUE MORREU, vendo que todo o edifício, A SABER O PRIMEIRO CORPO, caiu e voltou ao pó E COMO SE NUNCA TIVESSE EXISTIDO, e que O ENCARNADO  e que O PRIMEIRO CORPO era e não o outro. Por que então se chamava de outro, e também por que ultimo? Se ele e o ultimo porque ele endireita os seus caminhos E MELHORA, isso e bom, PORQUE ELE E O ULTIMO E ENCARNA NOVAMENTE. Mas se não, ele encarna novamente para ser plantado novamente. Por que então ele e chamado ultimo?


165. Ainda venha e veja, esta escrito, "E Elohim viu tudo que Ele fez, e eis que era muito bom" (Beresheet 1:31). O que e 'bom'? Este e o Anjo do Bem; 'muito'e o Anjo da Morte. O Santo único, abençoado seja Ele, convoca maneiras de correção para todos, ENTÃO QUE MESMO O ANJO DA MORTE REVERTE PARA SE TORNAR MUITO BOM.


166. Venha e veja, "E um rio saia do Eden para molhar o jardim" (Beresheet 2:10), QUE E ZEIR ANPIN QUE AS ÁGUAS DE MALCHUT QUE E CHAMADO JARDIM. Este rio nunca cessa de se multiplicar, aumentando e produzindo frutos, enquanto outro El e estéril e nunca tem qualquer desejo, não fertiliza e não produz fruto. Se tivesse produzido fruto, teria perturbado o mundo.


167. Isto e porque o homem que causou that side toque o lado que aumentou no mundo e chamado mal e nunca vê o rosto da  Shechinah, como esta escrito, "nem contigo habitaria o mal" (Tehilim 5:5). Um homem encarnado, que transgride e se unira a outro El, que não produz frutos nem multiplica no mundo, e portanto chamado outro. O nome DO OUTRO LADO trouxe sobre ele que mesmo sendo ele, O HOMEM MORTO, e O ENCARNADO, ele e chamado outro COMO O OUTRO LADO, outro certamente.



168. "Ultimo": ele e chamado ultimo desde a primeira vez em diante um e sempre chamado ultimo, e nomeou depois NA TORAH. Seja ele em segundo, ele e chamado de ultimo imediatamente, e o Santo Único, abençoado seja Ele, chama ele assim, ultimo, então que ele sera aperfeiçoado NESTA ENCARNAÇÃO e ser o ultimo e voltar novamente não demoradamente PARA ENCARNAR NOVAMENTE. O terceiro também  E CHAMADO ULTIMO, e então cada vez ELE ENCARNA depois da primeira vez, ele e chamado ultimo. E ele deve ser chamado por ultimo, para quem ele foi chamado por segundo, uma desculpa DEVERA SER DADA para ele PARA ENCARNAR novamente, e para o atual edifício para entrar em colapso.



169. De onde nos sabemos disso? A partir do segundo Templo que e chamado de ultimo, como esta escrito, "A gloria desta ultima casa sera maior do que antigo (primeiro)" (Chagai 2:9). Por desde o primeiro chama-se este ultimo, assim não haverá desculpa de que o edifício vai entrar em colapso e SERA CONSTRUÍDA de novo como antes.



170. Neste caso também, o homem encarnado também e chamado o ultimo, COMO O SEGUNDO TEMPLO. Por isso esta escrito, "seu ex marido, que a mandou embora, não poderá levá-la novamente para ser sua esposa" (Devarim 24:4). ELE PERGUNTA, por que  "não pode"? Deve ter sido 'não poderá levá-la.' ELE RESPONDE, uma vez que a mulher clivada para outro e desceu para serem escravizados ao menor grau DO OUTRO LADO, o Santo Único, abençoado seja Ele, não queria o antigo a descer para sua grade e produzir frutos e apegar-se a uma classe que não e a dele.