quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Mishipatim Capítulo 3 - O velho sábio (Saba) - Parte 10



101. Depois ele fala com ele em enigmas por trás de uma folha fina. Esta é Hagadah. Quando ele frequenta isso, é revelado para ele face a face, e conta a ele os segredos obscuros e jeitos obscuros que estavam escondidos em seu coração desde os dias primordiais. Então aquele homem é um governante, homem da Torah, o mestre da casa, uma vez que revelou para ele todos seus segredos  e não manteve escondido dele nada.




102. A TORAH disse a ele, você já viu a alusão que eu dei a você no início? Isso continha tais e tais segredos, este é o jeito que isso é. Ele então vê que não deve acrescentar ou diminuir palavras na Torah. Então o significado literal é como é, de modo que nem mesmo uma letra deve ser adicionada ou retirada. Portanto as pessoas no mundo devem tomar cuidado para perseguir a Torah e amá-la, como nós aprendemos.


103. Venha e veja: "Se ele tomar outra" (Shemot 21:10). Estas encarnações neste verso são grandes e nobres, como todas as almas encarnadas. No entanto as pessoas não sabem os caminhos do Santo Único, abençoado seja Ele, e como as escalas são colocadas e os homens julgados cada dia a cada temporada, e como as almas são sentenciadas antes de vir a este mundo e sentenciadas após deixarem este mundo.


104. Quantas encarnações e ações obscuras concedeu o Santo Único, abençoado seja Ele, concede a nu Neshamot SEM UMA VESTIMENTA DA TORAH E OS PRECEITOS. E quantas nus  Ruchot andam sobre este mundo, não entram na presença do Rei, e quantos mundos estão ligados por causa deles, QUE É, A DISPOSIÇÃO DAS GRADES, CHAMADAS MUNDOS, É MUDADO PARA ELES. E O MUNDO está se virando em muitas obscuras maravilhosas maneiras. Ainda as pessoas não sabem nem observar. E como as almas vem (encarnam) como uma pedra no fundo, como está escrito, "e as almas de seus inimigos, eles colocarão o estilingue para fora, como de fora o côncavo de uma funda" (I Shmuel 25:29)! Ele agora revela que toda a  Neshamot emerge da grande árvore forte que é o rio que vem do Eden, que é Zeir Anpin, e a toda a  Ruchot emerge de outra árvore menor que é Malchut. Eles se juntam como macho e fêmea, e quando eles se unem eles são chamados velas como eles brilham e resplandecem uma grande luz. A  Neshamah é envolvida na Ruach a ser lá em cima no Jardim do Eden Superior na câmara escondida; a Nefesh ão vem de lá, mas quando a Neshamah e Ruach descendem para o Jardim do  Eden inferior eles são vestidos em outro espírito, a alma dos convertidos. A explicação volta para o conceito do casamento Levirate seguindo a morte do homem que não deixou filhos. O comerciante fala das sete terras: Eretz (Terra), Adamah (terra), Gai (Vale), Nishyah (Esquecimento), Tziyah (Deserto), Tevel (Mundo) e Arka.



105. Agora é o tempo para revelar que toda Neshamot emerge da grande árvore forte, que é o rio que vem do Eden,  A SABER ZEIR ANPIN, e toda a Ruchot emerge de outra, árvore pequena, QUE É MALCHUT. A Neshamah emerge a portir de cima e uma Ruach abaixo, e elas se juntam como macho e fêmea. Quando eles se unem brilham uma luz sublime. A união dos dois é chamado de uma vela (Heb. ner), QUE É FEITO DAS INICIAIS DE NESHAMAH RUACH, COMO ESCRITO, "A alma do homem é uma vela de Hashem" (Mishlei 20:27). O que é uma vela? Neshamah Ruach. A união dos dois juntos é chamada uma vela, como está escrito DELAS, "A alma do homem é a vela de Hashem."



106. A Neshamah e Ruach são macho e fêmea que brilham juntos. Eles não brilham sem um ao outro, e quando elas se juntam, o todo é chamado de vela. Então a Neshamah é envolvida na Ruach a fim de estar acima NO JARDIM DO ÉDEN SUPERIOR na câmara escondida, como está escrito, "mas o espírito...deve desmaiar (ou: 'envolver') diante Mim" (Yeshayah 57:16). Isso não está escrito, 'se envolver' mas "envolver," QUE SIGNIFICA SE ENVOLVER OUTROS. A razão é que a Neshamah que eu fiz lá, no SUPERIOR Jardim DO ÉDEN, na câmara escondida, está envolvida e vestida na Ruach, como deve ser.


107. Uma vez que esta câmara tem, e emprega, somente a Neshamah e Ruach, a Nefesh não vem de lá. Apenas A NESHAMAH é vestida na Ruach lá. Quando ela descende para o Jardim do Éden inferior, ela é vestida em outro espírito que emerge de lá e habita aqui, QUE É, AS ALMAS DOS CONVERTIDOS. A NESHAMAH habita neste mundo e neles todos e os veste neles QUE É, AMBOS EM SUA PRÓPRIA RUACH E AS ALMAS DOS CONVERTIDOS.


108. Que Ruach que sai deste mundo, não tendo nascido nem expandido nesse mundo, QUE É, NÃO TER FILHOS, encarnados e não encontram repouso. Ela encarna neste mundo como uma pedra no fundo, até ela achar um redentor para redimi-la, QUE É UM PARENTE SE CASAR COM SUA ESPOSA, e o coloca no vaso que ele trabalhou a fissura para Ruach e Nefesh, e que costumava ser sua esposa, espírito a espírito,  A SABER SUA ESPOSA. Que o redentor os estabelece como antes, QUE É, TRAZER ELE PARA O FILHO NASCIDO DE SUA VIÚVA, ENTÃO ELE VOLTA A VIDA NESTE MUNDO COMO ANTES.



109. O espírito que saiu COM ELA EM SUA VIDA ANTERIOR, COMO FOI DITO QUE O MARIDO DEIXA EM SUA ESPOSA UM ESPÍRITO EM SUA VIDA ANTERIOR, que se apega a esse receptor, A SABER SUA ESPOSA, COMO NUNCA É AUSENTE MESMO DEPOIS DE SUA MORTE, não está perdido. Para isso não há nada no mundo,  ele nunca será tão pequeno que não terá um lugar para ficar ou se esconder e para ir, e nunca se perderá. O espírito que é deixado naquele receptor está portanto lá, e certamente segue sua raiz e fundação de onde veio,  A SABER O MARIDO QUE MORREU SEM FILHOS. Isso trás a ele e estabelece a ele em seu lugar, que é, o lugar do espírito, que está sua esposa que veio com ele QUE É, SUA ESPOSA. Lá ele é recém construído, e agora uma nova criatura no mundo, um novo espírito e um novo corpo.


110. Você pode discutir que o espírito NO RECÉM NASCIDO é o que costumava ser,  SABER, O HOMEM ELE MESMO E NÃO O ESPÍRITO QUE ELE DEIXOU COM ELA QUANDO ELE ENCARNOU ANTES, QUE É APENAS UMA PARTE DELE. ELE RESPONDE, é assim, mas ele está estabelecido NO FILHO NASCIDO epenas por outro espírito que ele deixou naquele receptor, SUA ESPOSA. Aqui está o mais secreto dos mistérios, no livro de Enoch. O edifício CONSTRUÍDO NO FILHO PARA O CASAMENTO LEVIRATE é construído apenas do outro espírito que ele deixou no receptor, A SABER SUA ESPOSA NA VIDA ANTERIOR. Quando isso começa a ser construído, O ESPÍRITO atrai os espíritos dos FILHOS nus e atrai para si. Então os dois espíritos faz em um. Posteriormente o um se torna um a Ruach e a outra Neshamah, ambas sendo uma.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Mishipatim Capítulo 3 - O velho sábio (Saba) - Parte 9



91. O homem velho chorou como antes, e disse para ele mesmo: Velho, velho homem, muito certamente, você tem razões para chorar! Certamente você tem justificação para derramar lágrimas  para cada palavra. Ainda é revelado para o Santo Único, abençoado seja Ele, E Sua sagrada 
Shechinah, que é de bom grado e por sua adoração que eu falo, uma vez que eles são os donos de cada palavra, e são adornados com elas.


92. Todas destas almas sagradas, quando elas descendem para este mundo, vem com vistas de encontrar seu próprio lugar de descanso dentro do ser humano. Eles todos são vestidos com estas almas DE CONVERTIDOS, como já dissemos, e desta forma passar pela semente santa. E com esta roupa eles estão prontos a prestar neste mundo, COM OS PRECEITOS E BOM ATOS;  e quando estas vestimentas foram saciadas com as coisas deste mundo,  A SABER, OS PRECEITOS, então estas almas sagradas tomaram prazer nas fragrâncias que exalam de seus trajes.




93. Todas as funções esótericas que o Santo Único, abençoado  seja Ele, performa e comete para a sagrada Torah, e todas são achamadas ali. Todos os assuntos escondidos são revelados pela Torah, e imediatamente depois se vestem com outra vestimenta, a ser secretada nele e nunca ser revelada. Ainda os sábios sagazes, cujos olhos estão cheios, mesmo que sua questão esteja escondida na sua vestimenta, pode vê-lo na sua roupa. E quando a matéria é revelada, antes que novamente esteja escondida em sua vestimenta, eles eis que totalmente  preenchidos; e mesmo que imediatamente passe de vista, nunca vai ser predido para seus olhos.




94. Em muitos lugares, o Santo Único, abençoado seja Ele, advertiu a semente santa, A SABER YISRAEL, para ter cuidado com o convertido, já que depois a coisa escondida saiu de seu curso, A SABER SUA COBERTURA. Imediatamente após ser revelado, é devolvido a sua bainha a cobri-la.



95. Desde que Ele advertiu em relação aos convertidos então muitas vezes, o assunto saiu da bainha, foi revelado e dito, "para você conhecer o coração do estranho (também: 'convertido')" (Shemot 23:9), QUE É, POR MEIO DAS ALMAS VESTIDAS NELES COMO MENCIONADO. Imediatamente ele está inserido em sua bainha, veste suas roupas e peles, como está escrito, "vendo você que eram estranhos na terra do Egito"(Ibid.), QUE É UMA EXPLICAÇÃO SECUNDÁRIA. O verso avalia que uma vez que vestiu, ninguém ia notar. Através de Nefesh do convertido, a Neshamah está ciente dos assuntos mundanos e gosta deles, SENDO UM INTERMEDIÁRIO ENTRE A ALMA E O CORPO. POR ISSO SE DIZ, "PARA VOCÊ SABER..."O comerciante diz que "E Moisés entrou no meio da nuvem, subiu ao monte" significa que o arco-íris, que é o segredo de Malchut, tirou suas três cores e deu a Moisés, na qual roupa ele subiu a montanha. O homem velho nos lembra que a Torah revela seus segredos de forma sutil e fugazmente para aqueles que amam e a quem perseguem com o coração e a alma.



96. O velho homem abriu com o verso, "E Moses entrou no meio da nuvem, subiu a montanha..." (Shemot 24:18). ELE PERGUNTA, o que é essa nuvem,  E RESPONDE, de acordo com o verso, "Eu tenho o meu arco nas nuves" (Beresheet 9:13). Aprendemos que este arco-íris, QUE É O SEGREDO DE MALCHUT QUANDO RECEBE AS TRÊS CORES, BRANCO, VERMELHO E VERDE, DAS TRÊS COLUNAS DE ZEIR ANPIN, despido de suas roupas, AS TRÊS CORES, BRANCO, VERMELHO E VERDE, e as deu para Moisés. Nesta vestimenta Moses ascendeu para a montanha, e de dentro dele ele viu tudo que o ele viu e se deleitou em todos. QUANDO O HOMEM VELHO chegou a este lugar, os amigos vieram a ele, A SABER RABBI CHIYA E RABBI YOSI, e prostrou-se diante dele. Ele nos disse, que se nós tivéssemos que vir ao mundo apenas para escutar as palavras de sua boca, isso teria nos bastado.




97. O velho homem disse, amigos, Eu não comecei a falar sozinho, para um velho como eu não faz barulho por uma coisa e não chora PARA FAZER VOCÊ MESMO SABER. QUE É, NÃO GOSTAR DA NATUREZA DE UMA PESSOA IGNORANTE, QUEM, QUANDO SABEMOS ALGO, CRIA UMA COMOÇÃO E FAZ UM NOME PARA ELE MESMO , DE ACORDO COM O PROVÉRBIO, 'UM RECEPTOR VAZIO CHOCALHA MAIS'. Como são confusas as pessoas no mundo, e não consideram a Torah no verdadeiro caminho. A Torah os chama para eles diariamente com amor, mas eles não se importam de virar a cabeça PARA OUVI-LA.



98. E embora tenho dito que na Torah sai da bainha para ser vista , pouco a pouco, e imediatamente se esconde, certamente para que quando vem da bainha para esconder imediatamente,  A TORAH  faz isso mas para aqueles que tem conhecimento de se tornarem bem na mesma.


99. Isso é comparado a uma bela amada de boa aparência, que se esconde no segredo de sua câmara. Ela tem um amante desconhecido para os homens, que está escondido. Esse amante, par o amor que suporta ela, passa sempre por perto do portão de sua casa e olha em todos os lugares. Ela sabe que seu amante sempre vai em torno do portão de sua casa então ela abre uma pequena abertura na câmara oculta quando ela fica, e revela seu rosto para seu amante. Então imediatamente ela é escondida novamente. Nenhum dos que estavam com o amante olhou ou observou, salvo o amante sozinho, cujas entranhas, coração e alma saem para ela. E ele sabe que para o amor que ela tem por ele, ela é revelada para ele por um momento para despertar o amor para ele. Isso é assim com a Torah que é revelada apenas para seu amante. A Torah sabe que o ritmo do coração sábio passa em torno de sua porta todos os dias, então revela sua faze para ele por entre a câmara  e imediatamente retorna  para seu lugar para ser escondido novamente. Nenhuma das pessoas com ele sabia ou ouviu isso mas ele mesmo, e suas entranhas, coração e alma foram atrás dela. Por isso a Torah é revelada e escondida e amorosamente vai para seu amante para despertar o amor com ele.


100. Venha e veja: tal é o caminho da Torah. No inicio, quando ele começa a ser revelado para o homem, dá-lha um ligeiro toque. Se ele reconhece que, bem, mas se ele não faz, isso envia para ele e o chama de tolo. A Torah diz para quem ele envia para, 'Diga para o tolo vir aqui então eu falo com ele'. Este é o significado de, "Quem é simples, volte ele aqui: e como para ele que não tem entendimento..." (Mishlei 9:16). AQUELE HOMEM se aproxima, e inicia  a dizer para ele por trás do véu que se espalha  diante dele, de questões de acordo com seu entendimento, até que pouco a pouco ele vai prestar atenção. Esta é a interpretação homilética.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Mishipatim Capítulo 3 - O velho sábio (Saba) - Parte 8



81. Qual é O SIGNIFICADO DE, ""Não retire nada bom daqueles de quem é devido"? ELE DIZ, o Santo Único, abençoado seja Ele, e a Congregação de Yisrael, QUE É MALCHUT, estão aqui. Para onde que as  palavras da Torah são faladas, o Santo Único, abençoado seja Ele, e a Congregação de Yisrael estão presentes, e dá ouvidos a eles. Então, quando O SANTO ÚNICO, ABENÇOADO SEJA ELE, E A CONGREGAÇÃO DE YISRAEL saem da Árvore do Conhecimento do Bom e Mau, QUE É MALCHUT, para escutar as palavras da Torah, seu lado bom é elevado e sobe ao alto, e o Santo Único, abençoado seja Ele, e a Congregação de Yisrael é coroada com bondade. Eles são aqueles a quem é devido. PORTANTO "NÃO RETIRE O BOM DAQUELES A QUEM É DEVIDO" SE REFERE AO SANTO ÚNICO, ABENÇOADO SEJA ELE, E A CONGREGAÇÃO DE YISRAEL.



82. NOVAMENTE ELE DISSE PARA ELE MESMO, velho, velho homem, você tem dito estas palavras, você não sabia ainda que o Santo Único, abençoado seja Ele, está aqui, e se os presentes aqui são dignos destas palavras. Não tema, velho homem, para você ter participado em muitas guerras com os homens poderosos você não sentiu medo, mas agora você tem medo. Fala-se, para asseguradamente o Santo Único, abençoado seja Ele, e a Congregação de Yisrael estão aqui, e os presentes são justos. Caso contrário, Eu não teria os encontrado, ou iniciado com estas palavras. Fale homem velho, fale sem medo. Nós ouvimos uma explicação de "Hashem meu Elohim, Você é muito grande, Você está vestido com glória e majestade," "que cobre você mesmo com luz como de um manto," "que se estende aos céus," "que estabelece que os raios de Suas câmaras nas águas," "que faz as nuvens em Suas carruagens," "que anda caminha sobre as asas dos ventos," que "faz os ventos Seus mensageiros." Depois nós aprendemos sobre as almas que se elevam do Jardim do Éden.



83. Ele abriu com as palavras, "Hashem meu Elohim Você é muito grande, Você está vestido com glória e majestadade" (Tehilim 104:1). "Hashem meu Elohim" é o inicio da Fé: o nascer do pensamento, QUE É CHOCHMAH, e o Mundo Vindouro, QUE É BINAH, QUE SÃO PARTE mesmo segredo, sem separação. PARA  ABA E IMA, QUE SÃO CHOCHMAH E BINAH, SÃO DOIS AMIGOS QUE NUNCA SE SEPARAM. "Você é muito grande" é o início DAS SETE SFIROT INFERIORES, o primeiro dia, QUE É A PRIMEIRA SEFIRAH, CHESED. Eles ão dias antigos,  A SABER, RECEBE DAS SFIROT DE ATIK, e é o lado direito."Muito" é o lado esquerdo, A SABER GVURAH.


84. "Você está vestido com glória e majestade": estes são os dois ramos de salgueiro, QUE SÃO  NETZACH E HOD. ELE FALOU até aqui; uma vez que atingiu a Árvore da Vida, QUE É TIFERET, é escondido e não puderam ser contados, por causa de "muito". O que é "muito"? É a esquerda, como todos os ramos inferiores, entre os quais está um ramo amargo, QUE É SAMAEL, ESTÁ INCLUSO NA ESQUERDA. Portanto a Árvore da Vida escondida, e não deseja fazer parte da contagem, até que novamente elogiada de uma forma diferente.



85. É dito, "Aquele que cobre Ele mesmo com luz como um manto" (Ibid. 2): este é o início do primeiro dia, A SABER A PRIMEIRA SFIRAH, CHESED. "Que se estende aos céus" (Ibid.) É TIFERET QUE É CHAMADA CÉUS. Aqui o lado esquerdo, QUE É GVURAH, está incluído, mas não diz 'muito', para o esquerdo está incluído no direito que ilumina todo o céu, QUE É  TIFERET. "Quwm estabelece os raios de Suas câmaras nas águas" (Ibid. 3). Aqui a Árvore da Vida surgiu com prazer, que é a árvore que veio do Éden, A SABER TIFERET. Os dois ramos de salgueiro, QUE SÃO NETZACH E HOD, foram enraizadas em suas águas, onde eles crescenm. Ese é o significado de, "Quem estabelece os raios de Suas câmaras nas águas." O Que são Suas câmaras? Eles são dois galhos de salgueiro, NETZACH E HOD.



86. Este é o significado de, "e que espalha suas raízes para o rio" (Yirmeyah 17:8). Este é o segredo mencionado em, "Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Elohim" (Tehilim 46:5). Quem são os córregos? Eles são Suas raízes,  A SABER NETZACH E HOD. Eles são assim chamados, Seus raios, raízes e córregos. Todos eles cresceram raízes nas águas do rio, QUE É  TIFERET.




87. "Quem faz as nuvens de Suas carruagens" (Tehilim 104:3): estes são Michael e Gabriel, que são nuvens. "Que caminhas sobre as asas do vento" (Ibid.) para dar cura ao mundo. Este é Refael. A partir de agora, Ele "faz com que o vento Seus mensageiros..." (Ibid. 4). Velho, velho homem, desde que você conhece esses assuntos, fale e não tenha medo, fale e deixe as palavras de sua boca  brilharem. Os amigos se alegrarem e estavam ouvindo com alegria suas santas palavras. O VELHO HOMEM disse PARA ELE MESMO, Oh homem velho, o que você tem em si mesmo? Você veio para o grande mar, e agora você pode nadar para fora dele.




88. "Se ele tomar outra" (Shemot 21:10). Quantas antigas encarnações estão aqui e não foram reveladas, que são todas devidamente verdades, porque não se deve desviar do verdadeiro caminho nem por um fio de cabelo. Primeiro isso deve ser comentado que todas as almas convertidas sobem a partir do Jardim do Éden por um caminho escondido  PARA SE REVESTIR DE CONVERTIDOS. ELE PERGUNTA, uma vez que eles partem deste mundo, para onde as almas dos convertidos que tem mérito retornam?  ISSO É, QUE OS ELEVA DE VOLTA PARA O LUGAR DE ONDE ELAS VIERAM, A SABER O JARDIM DO ÉDEN?



89. Mas nós aprendemos que quem aproveita e leva primeiros os pertences dos convertidos QUE NÃO TEM HERDEIROS os pega. Aqui também, todas estas almas santas que o Santo Único, abençoado seja Ele, convoca para descer como dissemos, surgem em momentos específicos, A ABER NO SHABBAT, FERIADOS E NO PRIMEIRO DIA DO MÊS, para desfrutar no Jardim do Éden onde eles encontram as almas dos convertidos. Qualquer das almas que eles tomam, merecem vestir com eles e subir. Eles permanecem todos nessa vestimenta e descem para o Jardim do Éden nesta vestimenta, uma vez que todos que permanecem iam fazê-lo com uma só peça de roupa. ASSIM, AQUELAS ALMAS LEVANTAM  LEVANTAM AS ALMAS DOS CONVERTIDOS DE VOLTA AO JARDIM DO ÉDEN.



90. SE você diz que para a vestimenta DAS ALMAS CONVERTIDAS, seu prazer antigo é diminuído, como está escrito, "Se ele toma outra esposa, sua comida, sua vestimenta, e seus deveres de casamento, ele não deve diminuir." Eles permanece no Jardim do Éden na roupa em que eles foram vestidos primeiro e ficaram, A SABER A ROUPA FEITA DAS ALMAS CONVERTIDAS. Quando eles sobem, eles se despem destas, porque, ACIMA, eles não se vestem.