sexta-feira, 29 de junho de 2012

Mishipatim - Capítulo 11 - A farinha de debulhar e a espremedeira

Nós falamos que as letras Hebraicas de 'espremedeira' são as iniciais de uníssono, santidade e bênção - isto é a Shechinah, a bênção de Deus. Deus está sempre com aquele que é bem versado na Torah e na Halacha. Moisés falou de dois mundos, e disse que para aqueles que estão vestidos com um corpo humilde o espírito não pode ver o que está acima dele, mas que aquele deve 'Saber o que está acima dele - um olho vigilante, um ouvido atendo, e todas suas ações são gravadas num livro.' Ele que está no corpo não tem permissão para olhar os anjos ou a Shechinah ou o Santo Único, abençoado seja Ele. Devido a seus pecados, os homens são separados de Deus, que se cobre com suas asas. No entanto na hora de vir "ainda seu professor não deve retirar-se mais, seus olhos devem ver seu professor."



413. Um Pastor Fiel, servo leal, em relação a você FOI DITO QUE  um escravo Hebraico "Você deve fornecer a ele liberdade" (Devariam 15:14). Você deve liberá-lo, e libertar seus filhos com estas coisas escondidas: "fora de sua farinha de debulhar" (Ibid.), a farinha de debulhar de sua Torah, "e fora de sua espremedeira." O verso se refere a farinha de debulhar e a espremedeira, da mesma maneiras como os estudiosos da Mishnah estableceram, a saber, o resíduo da farinha de debulhar e a espremedeira.


414. A espremedeira (Heb. yekev; Yud-Kuf-Bet) SÃO AS INICIAIS DE yichud (lit. 'uníssono) kedushah ('santidade') e berachah ('bênção') do Santo Único, abençoado seja Ele. Esta é a Shechinah, DENOTANDO MALCHUT, sendo a bênção do Santo Único, abençoado seja Ele, QUENDO ELA É O SEGREDO da direita, A SABER CHASSADIM. Esta é a Santidade DO SANTO ÚNICO, ABENÇOADO SEJA ELE, QUANDO ELA ACHA ELA MESMA na Sua esquerda,  A SABER EM CHOCHMAH. Ela á união DO SANTO ÚNICO, ABENÇOADO SEJA ELE, QUANDO É ENCONTRADO NA central COLUNA. As letras do Santo Único, abençoado seja Ele, igual 112 (Yud-Bet-Kuf) SENDO também as letras Yud-Kuf-Bet. PARA O SANTO ÚNICO, ABENÇOADO SEJA ELE, É ZEIR ANPIN.


415. O Santo Único, abençoado seja Ele, está com aquele que é bem versado (Heb. baki, Bet-Kuf-Yud), QUE É SOLETRADO COM YUD-KUF-BET, na Halachah, denotando a Shecinah. Para sua causa, Ele nunca irá abandoná-lo. Esta é a Halachah, que é uma solteira SERVINDO da Halachah do ponto de visgta do rapaz - SIGNIFICA METATRON DE BRIYAH - e aqui nós dizemos que a Halachah está de acordo com isso e isso, COMO ISSO SE REFERE A SOLTEIRA. Mas de sua Halachah, Pastor Fiel, está escrito: "A tradição atribuída a Moisés vem do Sinai"; pela ordem divina dada pelo Santo Único, aençoado seja Ele, dar a você Sua filha,  A SABER A SHECHINAH.


416. Por esta razão, relativo a outra Halachot, nós lemos, "Muitas filhas tem agido virtuosamente" (Mishlei 31:29), mas com sua Halachah, está escrito "mas tu a todos sobrebujas" (Ibid.), como você domina a todos, com força. "Hashem está com você, você poderia ser um homem de valor" (Shoftim 6:12). O edifício do Rei, DENOTANDO SHECHINAH, é fixado e completado como Ele constrói Seu edifício através de sua boca e mãos. Como é sortuda sua parte.


417. O Pastor Fiel começou a falar: "o anjo que me redimiu de todo mal" (Beresheet 48:16), se refere a Shechinah, de quem está escrito, "o anjo do Elohim... removeu" (Shemot 14:19). Ele vai abençoar você no mundo vindouro, QUE É BINAH. "...e deixá-lo crescer em uma multidão no meio da terra..." se referindo a este mundo,  A SABER MALCHUT, então seu governo vai ser em dois mundos onde você vive. Um que é deste mundo, MALCHUT é chamado 'vida', como está escrito, "Ela é a Árvore da Vida para aqueles que se preparam para prendê-la" (Mishlei 3:8) - vida lá, EM BINAH, e a vida aqui, EM MALCHUT.


418. Isto não assim como estar vestido com a pela de Klipot, carne, ossos e tendões do corpo da humilhação. Seu espírito morre lá. Assim como um cadáver não vê, não ouve, não fala, e não tem movimento dos membros, assim o espírito não vê o que está acima dele, como está escrito deles na Torah: 'Saber o que está acima de você - um olhar observador, um ouvido atento e todas as suas ações são registradas em um livro'.


419. Numerosos anjos acompanham ele, como está escrito: "Pois Ele dará Seus anjos sobre você" (Tehilim 91:11), mas ele que está no corpo não tem permissão para olhar eles ou ouvir suas vozes, como eles são criaturas flamejantes que falam, santificam e abençoam ambos o Santo Único, abençoado seja Ele, juntamente com Yisrael. Isto é tanto mais em relação a Shechinah que está acima dele, e mais ainda ao Santo Único, abençoado seja Ele, que está acima da Shechinah, que recebe a súplicas de Yisrael.


420. Devido aos pecados, eles estavam vestidos com aquelas Klipot como as pessoas que possuem os pecados de seus pais, ou como os sábios da Mishnah expressaram, 'quando eles mantiverem os pecados de seus pais." Devido a estas Klipot, DECORRENTE DOS PECADOS, o verso diz: "mas suas iniquidades tem feito uma separação entre você e seu Elohim" (Yeshayah 59:2). E como resultado destas Klipot, o Santo Únicfo, abençoado seja Ele, cobre Ele mesmo com numerosas asas, como está escrito: "com duas Ele cobre sua face, e com duas Ele cobre seus pés..." (Yeshayah 6:2).


421. No tempo que está por vir, O VERSO DIZ: "ainda seu professor  não deve retirar-se (lit. 'ser alado') mais, seus olhos devem ver seu professor" (Yeshayah 30:20). Quando você está neste mundo, MALCHUT, quando você não tem Klipot, cascas, então você pode olhar os outros seres humanos, e eles com você. Assim, você é chamado 'vida' e seu mundo está no munda da vida. Mas este é o mundo dos mortos, como todas as divindades das nações estão mortas exceto Hashem.


quarta-feira, 27 de junho de 2012

Mishipatim - Capítulo 10 - Um voto e um juramento

Rabbi Shimon disse que o juramento de Hashem é a Shechinah, a única filha, e que três pessoas são requisitadas para libertá-la de um juramento. Um voto é superior a um juramento porque, enquanto um juramento pode ter efeito em apenas algo insignificante; um voto é considerado como sendo feito sobre a Vida do Rei. Moisés lembra os Rabinos Chefes que das trevas emanavam luz, e que "Elohim fez o bem como o outro." Ele diz que votos decorrentes do mundo Vindouro, sendo Binah, superam os juramentos, que são considerados apenas deste mundo. Qualquer um que jure pelo Nome de Hahsem falsamento é considerado como se ele estivesse demolindo a construção do céu e terra e restaurando o mundo vazio e sem forma. Moisés diz que a mentira permanece no lugar de Samael, e que o juramento em falso pode ser comparado ao edifício do céu e da terra sobre uma base de falsidade, a mentira não pode prevalecer, como deve ser anulada, e portanto ele demoliu a estrutura e causou a queda do céu na terra. No final os chefes Yeshiva dizem que eles pedirão a D'us para descer Elijah para Moisés, carregado de riquezas para ele.



401. O santo Iluminado disse para ele: O juramento de Hashem é a Shechinah, a filha única, CHAMADA 'JURAMENTO DE HASHEM'. Não foi por nada que foi decidido que três pessoas são necessárias para libertar uma DE UM JURAMENTO; ESTE É O SEGREDO da letra Shin do Shabbat que três galhos da LETRA SHIN IMPLICA os TRÊS pais, NOMEADAMENTE CHESED, GVURAH, E TIFERET, E A LINHA GROSSA UNE OS TRÊS RAMOS DO FUNDO. Assim, ISTO É uma única filha CHAMADA shevuah (lit. juramento) como isso une OS TRÊS RAMOS DO SHIN.



 402. É certo que um juramento pode somente ter efeito em algo de substância, mas um voto pode ter efeito até mesmo em algo insignificante, e então isto é estabelecido na Mishnah. Além disso, eles disseram que um voto é superior a um juramento em que proferindo um juramento um juramento jura pelo próprio Rei, DENOTANDO MALCHUT, enquanto que um voto é considerado como tornar a vida do próprio Rei, DENOTANDO BINAH DE ONDE A VIDA É EXTRAÍDA, A SABER MOCHIN, PARA MALCHUT.


 403. O Pastor Fiel respondeu: os Rabinos Principais dos Yeshivas. Estou certo que você está bem ciente DO TÓPICO DE JURAMENTO E VOTOS. Entretanto, Ele que renova diariamento o ato da criação nos fazerá cientes de novas percepções, embora Kohelet disse, "e não há nada novo sob o sol" (Kohelet 1:9)  DENOTANDO ZEIR ANPIN, acima do sol que existe. Relembrando os segredos da Torah, eu desejo dizer que de "Por Hahem Elohim é um sol e escudo" (Tehilim 84:12), isto É PARA SER PRESUMIDO QUE ELE ILUMINA E PROTEGE ATÉ MESMO ABAIXO SOL. ESTA É A VERDADE Nesta mundo, A SABER O MUNDO DE ATZILUT, mas não no mundo Comum, A SABER OS TRÊS MUNDOS DE BRIYAH, YETZIRAH, E ASIYAH, OS QUAIS CONTÉM KLIPOT, QUE NEGAM SUA UNIDADE. Isto é assim apesar de "Elohim fez um como fez o outro" (Kohelet 7:14), SIGNIFICA QUE AS KLIPOT SÃO TAMBÉM O TRABALHO DE ELOHIM. Da escuridão, QUE É AS KLIPOT, emana luz, QUANDO AS PESSOAS AS SUPERÁ-LAS. ISTO É ATÉ ELES SEREM CONSIDERADOS COMO UM MUNDO COMUM, E A LUZ DO SOL, QUE É ZEIR ANPIN DE ATZILUT, NÃO SE ESTENDE PARA PROTEGÊ-LOS.


404. Certamente, o mundo vindourso, sendo Binah, está sob o sol, sendo o pilar do meio, DENOTANDO ZEIR ANPIN. Assim, os votos decorrentes de lá superam os juramentos e produzem efeitos mesmo em questões insignificantes. Um juramento é considerado deste mundo, DENOTANDO MALCHUT, que sobrevive apenas através de Yesod, como está escrito no verso, "mas o justo tem fundamento perpétuo" (Mishlei 10:25), ENTÃO ISTO PODE APENAS TER EFEITO NUMA QUESTÃO IMPORTANTE.


405. DENTRO DE YESOD juramentos são feito, como está escrito, "como vive Hashem: deitar-se até o amanhã" (Rut 3:13). "VIVER" É CHAMADA 'YESOD', como a Shechinah inferior é chamada de 'muro das lamentações', SENDO MALCHUT, sua morada, sendo o monte (Heb. tel-Tav Lamed) que todos se tornam. A PAREDE (HEB. KOTEL) É SOLETRADO Caf-Vav Tav-Lamed - Yud Hei Vav Hei, DENOTANDO ZEIR ANPIN, NUMERICAMENTE igual Caf-Vav. E certamente a Shechinah é o monte (Heb. tel) DE ZEIR ANPIN baseado no verso: "seus cabelos (Heb. kevutzotav) são ondulados (Heb. Taltalim) e negro como o corvo" (Shir Hashirim 5:11). Foi estabelecido que cada tipo (Heb. kotz) de cada letra contém montes (Heb. tel) de regras. O Dalet de 'um' (Heb. echad - Aleph-Chet-Dalet) é uma colina que todos verão, DENOTANDO MALCHUT. Esta dica DO DALET QUE DIFERENCIA DA FORMA DO RESH, QUE DENOTA YESOD, é pego entre o Aleph e Chet da palavra echad, DENOTANDO ZEIR ANPIN, e o Dalet de echad, DENOTADO MALCHUT. ASSIM É O VERSO, "por tudo o que está no céu e na terra! (I Divrei Hayamim 29:11); como Targum Yonatan lê, 'é pego entre o céu e a terra', SIGNIFICA QUE "TUDO" É OUTRO NOME PARA YESOD, E ISTO É REALIZADO ENTRE ZEIR ANPIN, SE REFERINDO COMO 'CÉU', E MALCHUT, SE REFERINDO COMO 'TERRA'.


406. Sobre isso, YESOD, tem os mestres da Mishnah  declarou no Tratado Chagigah: "...no que trás o suporte do mundo?" No pilar que o nome é Justo, SIGNIFICA YESOD, ou como está escrito, "mas o Justo tem fundamento perpétuo," certamente é a aliança no juramento, DENOTANDO MALCHUT. Sobre este pilar está Aleph-Chet e Dalet, que são céu e terra, como está escrito: "Se Minha aliança não ser dia e noite, isto seria como se não tivesse estabelecido as ordenanças do céu e da terra" (Yirmeyah 33:25). Aleph-Chet ponto para o céu, como está escrito, "então ouça você NO céu" (Eu Melachin 8:32), QUE SE REFERE A ZEIR ANPIN, e Dalet aponta para a terra como neste verso, "e a terra é meu banco para os pés" (Yeshayah 66:1), DENOTANDO MALCHUT.


407. E desde que a aliança, INDICANDO YESOD, é realizada entre o céu e a terra, DENOTANDO MACHO E FÊMEA, e contém um juramento, SENDO MALCHUT, onde o verso diz: "como Hashem vive: deitar-se-a até de manhã," ENTÃO UM JURAMENTO ESTÁ DEPENDENTE ACIMA DE YESOD, CONHECIDO COMO 'VIVER'. Aquele que jura por Seu Nome falsamente é considerado como um que destrói a construção do céu e terra, e restaura o mundo vazio e sem forma. Quando o homem remove a ponta, SENDO YESOD, do Dalet de echad, SENDO MALCHUT, o que permanece é um outro (Heb. acher: Aleph Chet Resh) nomeadamente Samael - CONHECIDO COMO 'O OUTRO', em cujo lugar permacece a falsidade. Isto pode ser comparado a contrução do céu e a da terra na base da falsidade. Verdade prevalece; a falsidade não pode, como deve ser anulada. Como tal ele destruiu a estrutura e causou a queda do céu e da terra.




408. Este, QUE JURA EM FALSO, é como o verso "Ele jogou a terra dos céus, a glória (Heb. tiferet) de Israel" (Eichah 2:1). ELE PERGUNDA: Quem colocou terra no céu para que ele pudesse ser expulso de lá? ELE RESPONDE: Ele aponta para Shechinah, CHAMADO 'TERRA', e Tiferet, CHAMADO 'CÉU' (HEB. SHAMAYIM) está com ela, pois não fez parte dela MESMO na sua queda. Este conceito é fundado no verso "Hashem é Meu Nome e Minha glória, eu darei para outro" (Yeshayah 42:8). Como nós sabemos que é verdade, DENOTANDO ZEIR ANPIN, sentir com ela - como está escrito, "e lançou a verdade por terra" (Daniel 8:12). ENTÃO NÓS VEMOS QUE O QUE PROVOCA A QUEDA DE MALCHUT TAMBÉM CAUSA A QUEDA DE ZEIR ANPIN, E ENTÃO ELE QUE JURA EM FALSO CAUSA A QUE DA DO CÉU E DA TERRA. Aquele que jura verdadeiramente preenche o verso: "A verdade brotará da terra" (Tehilim 85:12), AS INICIAIS SUGEREM QUE EMET ('VERDADE'), que é o pilar do meio - SIGNIFICA ZEIR ANPIN QUE É CHAMADO 'VERDADE' sobre a qual se ergue a estrutura, como está escrito, "Elohim criou o" (Beresheet 1:1), AS ÚLTIMAS LETRAS QUE SOLETRAM EMET. Então o verso continua, "o céu e a terra," ENTÃO NÓS VEMOS QUE A ESTRUTURA DO CÉU E DA TERRA É BASEADA NA VERDADE.




409. Como o juramento é o edifício deste mundo, MALCHUT, ele não ter dado continuidade sem Yesod, que é uma questão de fundo, um voto, se referindo ao mundo que está por vir, BINAH, substitui o juramento e pode pode ter efeito mesmo sobre assuntos que faltam substância, COMO com o objetivo de prevalecer, BINAH não requer Yesod, o órgão masculino que pertence a relações maritais. Para NAS PRIMEIRAS TRÊS SEFIROTES, CHOCHMAH NÃO PRECISA CHASSADIM PARA COM A QUAL ESTAR VESTIDA, COMO MENCIONADO ANTES. Assim, em Yom Kippur (Dia do Perdão), significa o Mundo Vindouro, BINAH, PARA que a oração Kol Nidre (lit. 'todos os votos') foi composta - COMO O VOTO DECORRE DE BINAH - proibe relações maritais, COMO O ACASALAMENTO DE YESODOT NÃO É PRATICADO EM BINAH COMO INDICADO.





410. LÁ, EM BINAH, a letra da Aliança, Yud - SIGNIFICA YESOD DE BINAH é a coroa do rolo da Torah, ou seja justos, DENOTANDO YESOD DE ZEIR ANPIN, como explicado, No Mundo Vindouro não há comida, bebida, e relações maritais, mas apenas pessoas justas sentadas, com suas coroas nas suas cabeças.




411. E já que não pode haver uso neste mundo, CHAMADO MALCHUT, com a coroa - SENDO A COROA DA CABEÇA DOS JUTOS, PRATICADO PAENAS COM BINAH - então os mestres da Mishnah anunciaram que todos que usaram da coroa devem partir DESTE MUNDO. A coroa neste mundo está abaixo de YESOD E NÃO NA CABEÇA DOS JUSTOS. As vogais são para serem usadas pelas letras. Entretanto, no mundo vindouro, SENDO BINAH, não haverá uso das letras, QUE INSINUAM MACHO E FÊMEA. Assim, no rolo da Torah, não existem vogais mas coroas, ELABORADO DE BINAH, E ELES SÃO AS COROAS NO TOPO DAS LETRAS, SENDO MACHO E FÊMEA. Então, ele que faz uso do rolo da Torah irá deixar ESTE MUNDO, e também aquele que faz uso de um que estuda Halacha, os Rabinos previstos, irão morrer.


412. Todas os Yeshiva principais prostaram diante dele e disseram: Certamento o Santo Único, abençoado seja Ele, fala através de sua boa, e para Ele nos curvamos. Nós percebemos que a partir destas palavras nenhum ser humano ao dele mesmo pode pronuncia-lo. Isto prova o verso que o qual testemunha sobre você: "Com ele eu falto boca a boca" (Bemidbar 12:8). Elijah não deve ser retirado de você, nós temos que perguntar ao Santo Único, abençoado seja Ele, para baixá-lo para você, carregado de riquezas e tesouros para você.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Korach - Capítulo 1 - Agora Korah


Porção Korach - Volume 18 - Capítulo 1 - Proteção contras desastres naturais

1. "Agora Korah..."

Rabbi Yitzchak nos conta que se os filhos de Israel tivessem seguido a Torah não teriam sido exilados, porque quem lida com a Torah tem liberdade de tudo inclusive da morte. A Torah é o poder da direita, e quem troca a direita pela esquer é com se destruisse o mundo. Rabbi Yitzchak diz que Aaron é a direita e os Levitas a esquerda, e que Korah queria trocá-los em que desejo o sacerdócio, e por isso ele foi punido. Korah tinha uma língua do mal, ele pegou um mau conselho e correu atrás de algo que não era dele e ele virou-se para a discordância que trouxe o conflito ao invés de paz. O Shabbat é a paz dos graus superiores e inferiores, e esta paz suporta o mundo, quem cria discórdia nesta paz será destruído.

וַיִּקַּח קֹרַח בֶּן יִצְהָר בֶּן קְהָת בֶּן לֵוִי וְגוֹ'. רִבִּי אַבָּא פָּתַח הַנֶּחֱמָדִים מִזָּהָב וּמִפָּז רַב וּמְתוּקִים מִדְּבַשׁ וְנוֹפֶת צוּפִים. כַּמָה עִלָּאִין פִּתְגָּמֵי אוֹרַיְיתָא, כַּמָה יַקִּירִין אִינּוּן, תְּאִיבִין אִינּוּן לְעֵילָּא, תְּאִיבִין אִינּוּן לְכֹלָּא. בְּגִין דְּאִינּוּן שְׁמָא קַדִּישָׁא. וְכָל מַאן דְּאִשְׁתְּדַל בְּאוֹרַיְיתָא, אִשְׁתְּדַּל בִּשְׁמָא קַדִּישָׁא, וְאִשְׁתְּזִיב מִכֹּלָּא, אִשְׁתְּזִיב בְּעָלְמָא דֵּין, וְאִשְׁתְּזִיב בְּעָלְמָא דְּאָתֵי. ת"ח, כָּל מַאן דְּאִשְׁתְּדַל בְּאוֹרַיְיתָא, אָחִיד בְּאִילָנָא דְּחַיֵּי. כֵּיוָן דְּאָחִיד בֵּיהּ, בְּכֹלָּא אָחִיד, דִּכְתִּיב עֵץ חַיִּים הִיא לַמַּחֲזִיקִים בָּהּ וְגוֹ'.  

1. "Agora Korah, o filho de Izhar, o filho de Kohath, o filho de Levi pegou..." (Bemidbar 16:1). Rabbi Aba abriu a discussão com a frase: "Eles são para serem mais desejados do que o ouro, muito mais do que o ouro fino: Mais doce do que o mel e do favo do mel  (Tehilim 19:11). Como são supremos os assuntos da Torah e como eles são preciosos. Eles são desejados acima e são desejados por todos, porque eles constituem o Santo Nome. Quem labuta na Torah se esforça pelo Santo Nome e é salvo de todo MAL; ele é salvo neste mundo e resgatado no mundo vindouro. Venha e veja: Quem lida com a Torah é anexo a Árvore da Vida e uma vez conectado a Árvore da Vida, ele é parte de tudo, com está escrito: "ela é uma árvore da vida para àqueles que estão lançam mão sobre ela..." (Mishlei 3:18).

רִבִּי יִצְחָק אָמַר, כָּל מַאן דְּיִשְׁתְּדַּל בְּאוֹרַיְיתָא, חֵירוּ אִית לֵיהּ מִכֹּלָּא, חֵירוּ מִמִּיתָה, כְּמָה דְּאַמָרָן. בְּגִין דְּחֵירוּ עָלֵיהּ שַׁרְיָא, וְאָחִיד בֵּיהּ. אִילּוּ יִשְׂרָאֵל מִתְעַטְּרִין בְּאוֹרַיְיתָא, יִשְׁתְּזִבוּ מִכֹּלָּא, וְלָא יִשְׁתְּכָחוּ בְּגָלוּתָא, וְדָא הוּא דִּכְתִּיב חָרוּת עַל הַלֻּחוֹת, אַל תִּקְרֵי חָרוּת אֶלָּא חֵירוּת. וְחֵירוּת דָּא בְּאוֹרַיְיתָא אִשְׁתְּכַח, אוֹרַיְיתָא אִיהִי חֵילָא דִּימִינָא, כד"א מִימִינוֹ אֵשׁ דָּת לָמוֹ, וּשְׂמָאלָא אִתְכְּלִיל בִּימִינָא, מַאן דְּעָבֵיד יְמִינָא שְׂמָאלָא, וּשְׂמָאלָא יְמִינָא, הָא אִיהוּ כְּאִילּוּ חָרִיב עָלְמָא.    

2. Rabbi Yitzchak disse: Quem lida com a Torah é livre de tudo, até mesmo da morte, com mencionando, uma vez que a liberdade, QUE É BINAH, mora acima dele e está ligada a ele. Se Israel tivesse se adornado com a Torah, eles teriam sido salvos de tudo e não se encontrariam no exílio. Isto é o que está escrito: "engravado (Heb. charut) sobre os tabletes." (Shemot 32:16). Não leia isto COM UM "O", mas sim COM UM "E", como "Cherut," uma vez que esta liberdade está disponível na Torah. A Torah é o poder da direita, como está escrito: "De Sua mão direita foi uma lei de fogo para eles" (Devarim 33:2), e na esquerda está inclusa a direita. Quem faz da direita esquerda e da esquerda direita é como se ele destruísse o mundo.

ת"ח, אַהֲרֹן יְמִינָא. לֵיוָאֵי שְׂמָאלָא, קֹרַח בָּעֵי לְמֶעְבַּד חִלּוּפָא דִּימִינָא לִשְׂמָאלָא, בג"כ אִתְעַנָּשׁ. וְלָא עוֹד אֶלָּא דְּאִשְׁתְּכַח בֵּיהּ לִישָׁנָא בִּישָׁא, וְאִתְעֲנָשׁ בְּכֹלָּא. רִבִּי יְהוּדָה אָמַר, שְׂמָאלָא אִתְכְּלִיל תָּדִיר בִּימִינָא, קֹרַח בָּעָא לְאַחְלְפָא תִּקּוּנָא דִּלְעֵילָּא וְתַתָּא, בג"כ אִתְאֲבִיד מֵעֵילָּא וְתַתָּא


3. Venha e veja: Aaron é a direita QUE É CHESSED, e os Levitas são a esquerda, QUE É GUEVURAH. Korah queria trocar a direita pela esquerda, ELE DESEJOU O SACERDÓCIO, QUE É A DIREITA, PARA OS LEVITAS, QUE SÃO ESQUERDA; portanto ele foi punido. Além disso, ele tinha uma má língua, FALANDO CONTRA MOISÉS, e ele foi punido por tudo. Rabbi Yehuda disse: A esquerda está sempre contida na direita, PORQUE É COMO A ESQUERDA É CORRIGIDA. Korah desejou substituir a correção de acima e abaixo, JÁ QUE ELE ASPIRAVA A DOMINAÇÃO DOS LEVITAS, QUE ESTÃO A ESQUERDA, SÓ QUE ELES NÃO DEVIAM SER INCLUÍDOS NO SACERDÓCIO, QUE É DIREITA. Portanto, ele foi aniquilado para cima e para baixo.

וַיִּקַּח קֹרַח, מַאי וַיִּקַּח. נָסִיב עֵיטָא בִּישָׁא לְגַרְמֵיהּ, כָּל דְּרָדַף בָּתַר דְּלָאו דִּילֵיהּ, אִיהוּ עָרִיק מִקַּמֵּיהּ. וְלֹא עוֹד, אֶלָּא מַה דְּאִית בֵּיהּ אִתְאֲבִיד מִנֵּיהּ. קֹרַח רָדִיף בָּתַר דְּלָאו דִּילֵיהּ, דִּילֵיהּ אָבִיד, וְאַחֲרָא לָא רָוַוח.    

4. "Agora Korah...pegou". (Bemidbar 16:1). ELE PERGUNTA: Qual é o significado de "pegou"? ELE RESPONDE: Ele pegou um conselho defeituoso para si mesmo. Se alguém persegue algo que não pertence a ele, isso escapa dele e ele ainda perde o que tinha. Korah perseguiu algo que não era dele. Portanto, ele perdeu o que era dele, e ninguém mais ganhou.

קֹרַח אָזִיל בְּמַחְלוֹקֶת. מַאי מַחֲלוֹקֶת. פְּלוּגְתָּא. פְּלוּגְתָּא דִּלְעֵילָּא וְתַתָּא. וּמַאן דְּבָעֵי לְאַפְלְגָא תִּקּוּנָא דְּעָלְמָא, יִתְאֲבִיד מְכֻּלְּהוּ עָלְמִין. מַחֲלוֹקֶת, פְּלוּגְתָּא דְּשָׁלוֹם. וּמַאן דְּפָלִיג עַל שָׁלוֹם, פָּלִיג עַל שְׁמָא קַדִּישָׁא, בְּגִין דִּשְׁמָא קַדִּישָׁא, שָׁלוֹם אִקְרֵי.    

5. Korah virou-se para a discórdia. Qual é o significado de discórdia? Distanciamento e repulsa; distanciamento e repulsa do que está acima e abaixo; e quem desejar adiar a restauração do universo ficará perdido de todos os mundos. O conflito é um distanciamento da paz, e quem está em conflito sobre a paz está em desacordo com Seu Santo Nome, porque seu Santo Nome é chamado de "Paz".

ת"ח, לֵית עָלְמָא קָאֵים אֶלָּא עַל שָׁלוֹם, כַּד בָּרָא קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא עָלְמָא, לָא יָכִיל לְאִתְקַיְּימָא, עַד דְּאָתָא וְשָׁרָא עָלַיְיהוּ שָׁלוֹם. וּמַאי הוּא. שַׁבָּת, דְּאִיהוּ שְׁלָמָא דְּעִלָּאֵי וְתַתָּאֵי, וּכְדֵין אִתְקָיָּים עָלְמָא. וּמַאן דְּפָלִיג עָלֵיהּ, יִתְאֲבִיד מֵעָלְמָא.    

6. Venha e veja: O mundo não existe se não através da paz. Quando o Santo Único, bendito seja Ele, criou o mundo ele não poderia resistir até que Ele veio e fez a paz habitar sobre eles. O que é isso? É o Shabbat, que é a paz da classe superior e inferior. E então o mundo sofreu. PORTANTO, quem cria divergência sobre esta PAZ vai ser perdido no mundo.

צְלָפְחָד פָּלִיג עַל שַׁבָּת, דַּהֲוָה מְקוֹשֵׁשׁ עֵצִים. וּמַאן אִינּוּן עֵצִים. אִינּוּן אִילָנִין אַחֲרָנִין כִּדְאַמָרָן. וְאִינּוּן מִלִּין דְּחוֹל, וְחוֹל בַּקֹּדֶשׁ לָא שַׁרְיָיא, דְּפָלִיג עַל שְׁלָמָא דְּעָלְמָא. 

7. Zelophehad estava em discórdia com o Shabbat porque ele estava juntando madeira (ou: "árvores"). Quais foram estas árvores? Estas foram as outras árvores DOS SETENTA CACIQUES, como nós mencionamos. Estes foram assuntos seculares e preocupações seculares que não prevaleceram em santidade. POR ISSO, ele estava em conflito com a paz mundial, QUE É O SHABBAT, PORQUE ELE MISTUROU O SECULAR COM O SHABBAT.

רִבִּי יוֹסֵי אָמַר, כְּתִיב שָׁלוֹם רָב לְאוֹהֲבָי תוֹרָתֶךָ וְגוֹ'. אוֹרַיְיתָא הוּא שָׁלוֹם, דִּכְתִּיב וְכָל נְתִיבוֹתֶיהָ שָׁלוֹם. וְקֹרַח אָתָא לְאַפְגָּמָא שָׁלוֹם דִּלְעֵילָּא וְתַתָּא, בג"כ אִתְעֲנִישׁ הוּא מֵעֵילָּא וְתַתָּאָה.    

8. Rabbi Yosi diz que está escrito: "muita paz tem aqueles que amam Sua Torah". (Tehilim 119:165). A Torah é paz, como está escrito: "e todos os seus caminhos são paz." (Mishlei 3:17). E Korah veio desonrar o que é paz acima - QUE É A TORAH, QUE SIGNIFICA COLUNA CENTRAL QUE É CHAMADA "TORAH"  QUE PRODUZ PAZ ENTRE A DIREITA E A ESQUERDA, e abaixo, DE MOISÉS. Portanto, ele foi punido a partir do maior e dos aspectos inferiores, PELO FOGO E PELA ABERTURA DO ABISMO TERRESTRE.

sábado, 16 de junho de 2012

Lech Lecha - Capítulo 31 - O Santo, bendito seja Ele, combina os casais juntos


Lech Lera

O Santo, bendito seja Ele, combina os casais juntos

Um discurso sobre almas gêmeas revela os mistérios que cercam os aspectos masculino e feminino da alma, e o conceito de relações da alma gêmea. Quando uma alma completa entra neste mundo físico, faz este através dos esforços do Lailah anjo. Durante o processo de descida, ocorre uma separação da alma unificada em duas metades masculina e feminina. Se as duas metades da alma embarcar em um caminho espiritual durante a existência física, assim pode merecer a reunificação. Enquanto o anjo Lailah é responsável por levar as almas para a dimensão física, é o próprio Criador que reúne duas metades de uma alma, quando for a hora certa - somente o Criador sabe com certeza quem são verdadeiras almas gêmeas.

A relevância desta passagem
Através desta parcela, que possamos merecer a aparência de nossa alma gêmea em nossa vida e / ou fortalecer o vínculo conjugal com o nosso atual parceiro.


346. Venha e veja: Todas as almas que estão destinados a entrar para o mundo aparecem diante dele, como casais, o que significa que cada alma é dividido com um macho e fêmea.Depois, como eles chegam neste mundo, o Santo, bendito seja Ele, encontrados juntos.Rabi Yitschac disse: O Santo, bendito seja Ele, diz, "a filha do fulano de tal e de tal e de tal e tal."





347. Rabino Yossi perguntou: Qual é o significado disso? Isto é, a afirmação de que o santo, bendito seja Ele, anuncia quem fica com quem. Como pode este ser porque o verdadeiro está escrito: "E não há nada de novo debaixo do sol" (Kohelet 1:9), o que significa que tudo foi resolvido durante a criação do mundo. No entanto, segundo o que você disse, a ação de combinar é nova cada vez, PORQUE As partidas devem ser anunciadas. O rabino Yehuda disse, está escrito: "debaixo do sol", mas "acima do sol", coisas novas pode ter lugar.Rabino Yossi perguntou: "Por que ele tem para fazer um anúncio, uma vez que o rabino disse que o rabino Chizkiyah Chiya disse que" exatamente no momento um homem nasce e surge no mundo, o seu cônjuge é atribuída a ele! "


348. Rabbi Aba respondeu: "Bem-aventurados os justos, cujas almas são adornados como eles aparecem diante do Rei Santo, antes de vir a este mundo para entrar no corpo. Porque nós aprendemos que, quando o Santo, bendito seja Ele, envia as almas para o mundo, todos esses espíritos e almas incluem um macho e uma fêmea juntos.


349. Eles são entregues ao governador, que é um emissário encarregado da concepção humana e cujo nome é Lailah (Port. 'noite'). Então, quando eles descem para o mundo e são entregues ao governador, eles estão separados uns dos outros. Às vezes, um precede o outro descendo e entrando no corpo de um ser humano.



350. Quando seu tempo para casar chega, o Santo, bendito seja Ele, que conhece os machos e as fêmeas desses espíritos e almas, se junta a eles como eram antes de descerem ao mundo. E Ele anuncia, a filha de fulano e para ciclano. Quando estão unidas, elas se tornam um só corpo e uma só alma: são a direita e a esquerda em uníssono adequada. O Homem é o lado direito do corpo e alma, a fêmea é seu lado esquerdo. E por isso, "não há nada novo sob o sol", significando embora o Santo, bendito seja Ele, anuncia, "A Filha do ciclarno e para fulano, este é nada de novo mas é um retorno ao modo como foram antes de descer a este mundo. E uma vez que só o santo, bendito seja Ele, sabe disso, ele, portanto, ANUNCIA sobre eles.



351. Você pode dizer: "Mas nós aprendemos que o homem obtém um companheiro de acordo com seus atos e formas de comportamento!" É certamente que sim! Se ele tem mérito e suas formas são corretas, então ele merece a sua própria alma gêmea para se juntar a ela, eles estão unidos, quando deixou o Santo, bendito seja Ele, antes de colar um corpo.



352. Rabino Chiya perguntou: "Onde é que quem realiza boas obras pode procurar sua alma gêmea?''Ele respondeu:" Nós já aprendemos que um homem deve mesmo vender todos os seus bens para se casar com a filha de um sábio, porque o depósito do Espírito Santo, abençoado seja Ele, é entregue a um sábio. "Portanto, ele deve certamente encontrar o seu companheiro com ele.



353. Aprendemos também que de acordo com o segredo da Braita, o acasalamento de todas as almas, que estão reencarnados, mas não têm alma gêmea pode ser realizada antes de seu tempo através da misericórdia. Isso significa que Ele pode preceder e casar com a alma gêmea de outra pessoa. ESTE É O SENTIDO DA ATENÇÃO ", as mulheres não devem se casar num dia de festa, mas elas podem ser desposadas, porque outro homem pode precedê-lo através da misericórdia". E o que disse está certo! O termo "outro homem" é exata. Esta é a razão pela qual "É difícil para o Santo, bendito seja Ele, para trazer os casais juntos" Acima de tudo, com certeza ", as formas de Hashem está certo" (Oséias 14:10), e tudo que ele faz é BOM E DIREITO.


354. O rabino Yehuda perguntou Rabi Elazar, "Eu estou ciente do segredo deste assunto. Por isso, pergunto sempre o que fazer com aquelas almas que se reencarnam, mas não têm alma gêmea, como encontrar seus cônjuges? Ele respondeu:" Está escrito: 'Como é que vamos conseguir mulheres para os que restam? (Shoftim 21:07), e "você deve pegar cada um sua mulher ..." (Ibid. 21). Embora esta passagem lida especificamente com os filhos de Binyamin, que realmente lida com a reencarnar ALMAS DE MAIO que precedem seus amigos e TOMAR almas gêmeas longe deles através da misericórdia. Portanto, como vimos, "Para que outro precedê-lo com compaixão."


355. O rabino Yehuda disse que este é definitivamente o significado de "É difícil para o Santo, bendito seja Ele, para trazer os casais juntos, porque" ele é obrigado a ter de um e de dar aos outros. Feliz é a porção de Yisrael, porque a Torá ensina-lhes as formas de conduta do Santo, bendito seja Ele, assim como todos os seus segredos e mistérios ocultos diante dEle.


356. Com efeito, está escrito: "A Torá de D'us é perfeita" (Tehilim 19:8), porque tudo aparece nela. Feliz é a parte dele, quem estuda a Torá e nunca se separou dele. Porque todo aquele que abandona a Torah, mesmo que por um momento, está separado da vida eterna.Portanto, está escrito: "Pois é a sua vida e a duração de seus dias" (Devarim 30:20) e "Para o comprimento dos dias e anos de vida e paz hão de acrescentar-lhe" (Mishlei 3:2).